bolsas de estudo para mulheres

Bolsas de estudo para mulheres: conheça as principais oportunidades

Se você já deu uma “passeadinha” pelo buscador do Partiu Intercâmbio, deve ter percebido que temos publicadas várias bolsas de estudo para mulheres. Neste post reunimos todas essas oportunidades e falamos um pouco sobre cada uma delas. Já podemos adiantar que há benefícios e prêmios de diferentes tipos e de diversos níveis e público-alvo.

Essas iniciativas são muito importantes, pois mesmo com todas as mudanças que vêm acontecendo nos últimos tempos, muitas áreas de estudo e do mercado de trabalho ainda são dominadas por homens. Além disso, ainda há muito menos mulheres do que homens em cargos de liderança.

As bolsas de estudo para mulheres são uma parte do esforço para mudar esse cenário. Esses programas costumam ter o objetivo de abrir cada vez mais portas para elas, através de oportunidades de empoderamento e incentivo para estudo e/ou formação profissional.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

Bolsas para mulheres: graduação e intercâmbios

TechGirls

Um programa muito legal para meninas interessadas em matemática, ciência e técnologia é o TechGirls. O intercâmbio gratuito do Departamento de Estado dos EUA em parceria com a Virginia Tech University é voltado para o empoderamento de meninas das mais diversas partes do globo que queiram seguir carreira nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). O programa seleciona meninas para um intercâmbio nos EUA completamente grátis. Abaixo você pode ver mais informações.

G(irls)20

Há também bolsas para eventos que visam empoderar mulheres. Um ótimo exemplo é o G(irls)20 Summit, que seleciona jovens entre 18 e 23 anos para um evento mundial anual de liderança. As selecionadas têm todos os custos cobertos e durante uma semana recebem treinamento em liderança, empreendedorismo social e mentoria de outras líderes do setor público e de negócios. Assim como na reunião do G20, as bolsistas participam como delegadas e contribuem debatendo sobre desafios que enfrentam em seus países.

Para se candidatar, além do requisito da idade, é preciso falar inglês e ser cidadã de um dos países membros do G20. A Raquel Helen Silva, já conhecida no Partiu Intercâmbio por conta deste vídeo com dicas ótimas para quem quer ser admitido em Universidades de ponta dos EUA, participou da edição de 2011 do G(irls)20 na França. Ela contou um pouquinho de como foi experiência de participar do evento:

“Me fez refletir sobre o porquê negociações internacionais demoram tanto. Porque o processo em si de chegar em uma agenda comum é complicado. Mas participar do evento me deu esperança porque pessoas comprometidas com igualdade de gênero fazem isso na vida real todos os dias”.

Science Ambassador

Para as meninas interessadas em fazer a graduação nos Estados Unidos campos de STEM, o programa Science Ambassador dá bolsas para graduação nos EUA.  O Science Ambassador cobre os gastos com anuidade em universidades americanas para meninas e mulheres que já estejam na graduação ou no último ano do Ensino Médio. Para poder concorrer à bolsa para graduação nos EUA só precisa ser do sexo feminino e querer fazer ou já estar fazendo uma graduação completa nos EUA em uma área que se encaixe área STEM.

>>> Existe limite de idade para ganhar bolsa no Exterior

Bolsas de estudo no Exterior para mães

British Council Women in STEM

Já falamos sobre intercâmbio de mães em um texto e até em um vídeo aqui no site. A melhor bolsa de estudos para mulheres com filhos é com certeza o programa British Council Scholarship for Women in STEM. O programa dá bolsas de estudo integrais para mulheres interessadas em mestrado em áreas de ciência, não tem limite de idade, não pede prova de proficiência na inscrição e possui benefícios extras para mães.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Prêmio Viva Seu Sonho

Já o Prêmio Viva o Seu Sonho (Live Your Dream Awards) é um deles, sendo voltado para mulheres que são chefes de família. O seu intuito é auxiliar as mães que precisam de recursos para melhorar a sua formação.

No total, o valor destinado às bolsas de estudo para mulheres é de 1,5 milhões de dólares em subsídios. Existem três tipos de benefícios: 3 mil, 5 mil ou 10 mil dólares. O auxílio pode ser utilizado para arcar com quaisquer custos relacionados à graduação ou aperfeiçoamento profissional em qualquer país.

O edital do Viva o Seu Sonho é lançado anualmente e, neste ano, as candidaturas poderão ser feitas entre 1º de agosto e 15 de novembro. A application é composta por um formulário de inscrição, além de carta de recomendação e carta de motivação.

>>> Saiba tudo sobre bolsas para mães e veja dicas para quem tem filhos

Bolsas de estudo para mulheres: mestrados profissionais

Nestlé Scholarship for Women

O Nestlé Scholarship for Women é outro programa de bolsas de estudo para mulheres que já divulgamos aqui. É uma oportunidade para MBA no International Institute for Management Development (IMD), uma escola de negócios na Suíça e em Singapura.

A bolsista ganha 25 mil francos suíços (cerca de 22 mil euros) para custear o curso. Entre os requisitos, está ser graduada, ter entre 25 e 35 anos e comprovar conhecimento em inglês e em outra língua.

MBA em Football Industries na Universidade de Liverpool

Outra iniciativa semelhante é para cursar um MBA em Football Industries na Universidade de Liverpool. O curso focado na indústria do futebol desvenda os desafios do “business” esportivo.  A campanha #WhatIF do Women in Football procura estimular a presença de mulheres no futebol. O programa oferece bolsas de isenção total e parcial ( a matrícula do MBA custa 23.500 libras esterlinas para estudantes internacionais).

Diploma Scholarship for Women

A Saïd School of Business da Universidade de Oxford oferece o programa Diploma Scholarship for Women. O programa oferece bolsas de 50% das tuitions  para “candidatas excepcionais” em um dos quatro programas de mestrado em negócios da Universidade.

>>> Veja todas as bolsas para MBA no exterior

Bolsas de estudo para mulheres: graduação e doutorado

Becas STEM Women UVA-Santander

Para as mulheres que sonham com um mestrado na Espanha, vale a pena conhecer o programa Becas STEM Women UVA-Santander. A Universidade de Valladolid, em Parceria com o Santander, oferece bolsas de mestrado para mulheres da América Latina que tenham interesse nos cursos voltados para ciências exatas, engenharia e tecnologia. O O benefício inclui 80% do valor das taxas acadêmicas, 750 euros mensais para acomodação e manutenção por no máximo nove meses, passagem de ida e volta para Espanha, no valor máximo de 1.200 euros e seguro médico.

Helmut Veith Stipend

É o caso do Helmut Veith Stipend, que oferece bolsas de estudo para mulheres da TI. Ele beneficia candidatas interessadas em um dos cursos de mestrado em Ciência da Computação da Universidade Técnica de Viena (TU Wien).

Amelia Earhart Fellowship

Já o programa Amelia Earhart Fellowship visa mudar a realidade em que somente cerca de 25% da força de trabalho na indústria aeroespacial. O programa oferece  bolsas de doutorado para mulheres na engenharia para estudar em qualquer lugar do mundo. As bolsistas selecionadas recebem 10 mil dólares para estudar em cursos de alguma forma relacionados ao campo da engenharia aeroespacial.

Women in Finance Scholarship

O Women in Finance Scholarship é destinado a mulheres na área das finanças. Ele é oferecido pela FINCAD, uma empresa de softwares e análise financeira. A organização dá uma bolsa de 20 mil dólares para financiar pós, mestrado ou doutorado.

Quem escolhe o curso é a própria candidata. Ele deve ser focado especificamente no uso de derivativos nos mercados de capital e/ou de gestão de risco financeiro.

Faculty for the Future

Já para a área das exatas, a Fundação Schlumberger tem um programa chamado Faculty for the Future. As bolsas são para cursos de PhD ou pós-doutorado são para mulheres provenientes de países em desenvolvimento.

O valor do benefício pode ser de até 50 mil dólares por ano. Ele será baseado nos gastos comprovados pelas bolsistas. Os estudos podem ser realizados em qualquer país diferente da nação de origem das estudantes.

Fellowship for Women from Countries in the Global South in Peace and Development Studies

O programa Dorothy Marchus Senesh Fellowship for Women from Countries in the Global South in Peace and Development Studies, como o nome já diz, oferece bolsas para mulheres de países do “global south” interessadas em áreas de estudos da paz e do desenvolvimento. As candidatas podem estudar em qualquer país do mundo.  São duas bolsas de 10 mil dólares que podem ser usados para cobrir tuition ou custo de vida.

>>> O que é o Ielts: prova de inglês para estudar no Exterior

American Association of University Women (AAUW)

A American Association of University Women (AAUW) é uma associação norte-americana com foco no empoderamento feminino. Ela dá suporte a mulheres não americanas que desejam fazer pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado nos Estados Unidos.

O programa exige proficiência em inglês. São privilegiadas candidatas comprometidas com a melhoria das condições de vida de mulheres através de atividades cívicas, comunitárias ou profissionais.

Japanese Association of University Women

Também tem bolsas de estudo para mulheres interessadas em pesquisa e que já tenham mestrado. A Japanese Association of University Women premia candidatas de qualquer área do conhecimento para realizar uma investigação no Japão durante um período de 4 a 6 meses.

Para essa oportunidade também é necessário saber inglês e a candidatura deve ser enviada por correio. As interessadas precisam ter o aceite da instituição onde irão realizar a pesquisa. O benefício vai de 500 mil a um milhão de ienes (cerca de 4500 a 9000 dólares) para pagamento das despesas e das passagens.

Como você já deve ter percebido, aqui no Partiu já tivemos a participação de várias mulheres inspiradoras que conseguiram entrar em programas e universidades super concorridos. Quem sabe agora não é a sua vez e talvez em breve você será inspiração de outras mulheres?

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

No data was found

3 comentários em “Bolsas de estudo para mulheres: conheça as principais oportunidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais