Thaina Garbino na esquerda com seu certificado da bolsa do curso da Universidad de La rioja, na espanha

Como ganhar a bolsa da Universidad de La Rioja para curso de espanhol na Espanha

Como ganhar a bolsa da Universidad de La Rioja é uma das perguntas que eu mai recebo aqui no Partiu Intercâmbio. Até porque é uma oportunidade imperdível de fazer curso de espanhol na Espanha com tudo pago. Rolam até boatos de que o curso não existe (vocês são loucos kkk), mas ele existe, sim, e teve 7500 inscritos em 2019. A Thainá Garbino dos Santos, de 25 anos, é Biomédica e doutoranda em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi para Espanha em outubro de 2019 para fazer o curso de outono até dezembro.

A Thainá é de Canoas, no Rio Grande do Sul e entrou na universidade pública com cotas de escola pública <3. Ela se empenhou em estudar espanhol por conta do doutorado, que exigia uma segunda língua estrangeira além do inglês, e encontrou a bolsa por acaso. “Não estava em busca de intercâmbio de cursos de idiomas, mas como a minha amiga sabia que eu tinha interesse em intercâmbio e que gostava muito de espanhol, ela viu a postagem do Partiu Intercâmbio no Grupo do Facebook sobre o edital da Universidade de La Rioja e Santander, e me enviou o link”, conta.


>>> Bolsas para curso de idiomas que abrem sempre

A bolsa da Universidad de La Rioja para aprender espanhol

Thaina Garbino na esquerda com seu certificado da bolsa do curso da Universidad de La rioja, na espanha
Thainá (esq.) contente com seu certificado do curso na Universidad de La Rioja

Como quem segue o Partiu Intercâmbio sabe, o processo de candidatura para bolsa da Universidad de La Rioja é bem tranquilo. A inscrição é feita na página do edital no site da Universidade. “Tu preenches com tuas informações básicas, acadêmicas e profissionais”, explica. Quem passa para a próxima fase é contatado por e-mail para enviar por correio cópia simples de passaporte/documento de identidade, histórico escolar com a média descrita no formulário de inscrição – a média da Thainá era 8,844, ante que vocês perguntem – e um Curriculum Vitae (CV) com foto. O prazo para os envios é de cerca de um mês e só quem é contatado pela universidade espanhola deve enviar o material.

>>> Brasileira dá dicas para ganhar a bolsa da Fundación Carolina

O resultado da bolsa da Universidad de La Rioja saiu dentro do prazo estipulado pela universidade e a Thainá fez o curso de outono (de outubro a dezembro de 2019). “Aprendi muito sobre a língua espanhola tanto na parte oral quanto escrita (gramática), mas também cultural do país com os cursos complementares”, explica.

aula de enologia thaina garbino ganhou a bolsa de universidad de la rioja para curso de espanhol na espanha scaled
Thainá na aula da Enologia durante o intercâmbio na Espanha

>>> Curso online gratuito de espanhol

O valor da bolsa de estudos na Espanha é suficiente?

Como já explicamos, a bolsa da Universidad de La Rioja inclui o curso, acomodação, passagens e seguro-saúde. A Thainá conta que a residência universitária ficava bem pertinho da Universidade e ela dividia o quarto com uma outra brasileira. “Tínhamos banheiro no quarto e uma cozinha pequena (com fogão e frigobar). A alimentação era de nossa responsabilidade. Além disso, a residência possuía zona de convivência, uma academia, sala de estudos e uma lavanderia”, conta. Além disso, a residência disponibilizava a troca da roupa de cama e toalhas uma vez por semana.  A biomédica conta que levou  uma quantia em dinheiro em espécie (euro) para entrar no país e para passar os primeiros dias antes de receber os 1500 euros da bolsa. “Mas a bolsa do curso (1500 euros) que eles oferecem para pagamento da passagem de avião e manutenção durante a estadia no país é bastante confortável e suficiente para todo o tempo que passamos lá”, relata.

thaina garbino ganhou a bolsa de universidad de la rioja para curso de espanhol na espanha (2)

O curso de espanhol da Universidad de La Rioja é bom?

Na chegada ao intercâmbio na Espanha, os alunos fazem teste de nivelamento que as turmas sejam fechadas e podem escolher quais cursos de cultura espanhol querem fazer. Eram quatro horas de aulas de espanhol diárias e aulas extras. No caso da Thainá, ela optou por aulas de culinária espanhola, vinhos, diversidade regional, cultura e civilização espanholas. “Uma forma diferenciada de aprender o idioma através por outros ângulos. A carga horária total do curso de idioma era 150 horas e dos cursos complementares, 45 horas”, conta a biomédica.

>> Melhores bolsas de estudo para intercâmbio

Além do curso de espanhol em si, a Universida de La Rioja é uma ótima oportunidade para entrar em contato com ouotras culturas. “O curso era riquíssimo neste sentido! Tinha pessoas do Japão, China, Coréia, Egito, Tailândia, Estados Unidos, Síria, entre outros. Foi uma experiência maravilhosa e indescritível”, explica a jovem. E não pense que por conta da diversidade cultural eles deixaram de praticar o espanhol, não. Pelo contrário! Thainá conta que, por inicialmente essa ser a única coisa que todos tinham em comum, os colegas estrangeiros eram uma ótima companhia para treinar o espanhol.

>>> Intercâmbio de duas semanas para aprender espanhol vale a pena?

Dica para quem quer tentar a bolsa da Universidade de La Rioja

Para quem quer tentar a bolsa da Universidad de La Rioja, a Thainá tem um conselho importante: “Realizar a inscrição mesmo que ache que sua média não seja tão boa assim. Nunca deixar de tentar! Foi a primeira vez que me inscrevi na cara e na coragem sem muita esperança, pois me diziam que selecionavam quem possuía só conceito A (equivalente ao 9-10) no histórico da graduação”, explica.

Segundo a Thainá, os três meses na Espanha fazendo o curso na Universidad de La Rioja foram os três meses mais inesquecíveis da vida dela até o momento. A jovem aproveitou ao máximo todo o período em Logroño. No próprio curso, estão inclusos alguns passeios pela cidade e arredores, mas a gaúcha lembra que é importante ir aberto para novas experiências e pronto para fazer o máximo da experiência.

A bolsa da Universidad de La Rioja para o curso de espanhol abre geralmente no início do ano e seleciona um total de oito brasileiros para os três trimestres de curso oferecidos. Em 2019 foram mais de 7500 inscritos.  O edital vocês encontram aqui.

Um beijo para a Thainá, parabéns pela conquista  e muito obrigada pela disponibilidade em compartilhar a experiência aqui no Partiu Intercâmbio 🙂

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

6 comentários em “Como ganhar a bolsa da Universidad de La Rioja para curso de espanhol na Espanha”

  1. Olá! Alguém chegou a receber o email que seria enviado no dia 8 de abril para os candidatos pré selecionados? Quero saber se continuo com esperanças de ainda estar no processo seletivo ou não… Obrigada!

  2. Olá! Gostaria de saber como devo converter a nota média da universidade brasileira para o padrão exigido pela Universidad de La Rioja. A minha universidade avalia as notas em uma escala de 0 a 100, diferentemente do que é requerido no formulário de inscrição da universidade espanhola. Obrigada!

  3. Isabela Alves

    Olá! Gostaria de saber como devo converter a nota média da universidade brasileira para o padrão exigido pela Universidad de La Rioja. A minha universidade avalia as notas em uma escala de 0 a 100, diferentemente do que é requerido no formulário de inscrição da universidade espanhola. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais