bolsa elap no canadá graduação fillipe vargas

Bolsa ELAP no Canadá: bolsistas contam como é o programa na graduação

A Bolsa ELAP no Canadá é uma oportunidade apenas MARAVILHOSA para quem quer fazer intercâmbio no Canadá. O edital abre todos os anos e estudantes de graduação, mestrado e doutorado  podem se inscrever para o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Como o processo de inscrição é diferente para quem está na graduação e na pós, entrevistamos um bolsista brasileiro do programa durante a graduação para ajudar vocês: o  Fellipe Vargas, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A seleção da Bolsa Elap na graduação é diferente da pós porque o aluno precisa ser indicado pela universidade Brasileira para a Universidade no Canadá. Assim, é necessário que a universidade no Brasil e no Canadá tenham um convênio de mobilidade acadêmica já firmado para que os alunos possam participar do intercâmbio. Caso sua universidade não tenha convênio, corra pro fim do post que lá tem uma ajuda.

A PUCRS, onde o Fellipe estudava jornalismo tinha convênio com Kwantlen Polytechinic Univesity, em Surrey, entre outras. É importante saber que cada universidade tem seu próprio processo de seleção. Então, se você tem interesse em ganhar esta bolsa, entre em contato com o departamento de Relações Internacionais (ou de Mobilidade Acadêmica) da sua universidade.

>>> Melhores bolsas para estudar no Canadá

bolsa elap no canadá graduação fillipe vargas
Fellipe na Universidade no Canadá

“No meu caso foi pouco mais de um ano planejando e organizando tudo. No caso fiz o passaporte, uma prova de proficiência e MUITA pesquisa sobre como funcionava o processo, que tipos de documentos eram necessários e como eu poderia agilizar tudo isso antes das inscrições abrirem. No meu caso, a PUCRS realiza uma pré seleção para depois encaminhar os alunos para concorrer à bolsa do ELAP. No edital da PUCRS eles realizam uma entrevista em grupo com todos os aplicantes, além de ter como requisito uma média de notas específica e comprovação de proficiência na língua estrangeira da universidade de destino (Inglês ou Francês)”, conta Fellipe.

>> Inglês fluente sem intercâmbio: como conseguir

A seleção da bolsa ELAP na graduação

Bolsa ELAP no Canadá partiu intercambio Fellipe Vargas5
Foto do Fellipe no Canadá pra deixar todo mundo com água na boca

Depois do envio de toda essa documentação, a universidade canadense escolhida confirma (ou não)  se você foi aceito e só depois disso você está apto para receber a Bolsa Elap do governo do Canadá. Quando esse e-mail chega é alegria e correria para todos os selecionados. “A partir daí, eu corri para fazer o visto, comprar passagens, procurar acomodação na cidade e a planejar o intercâmbio como um todo. Na sequência também foi realizada a matrícula na Kwantlen, onde escolhi as disciplinas e horários que ia cursar”, lembra Fellipe que cursou o segundo  semestre de 2017 no Canadá.

>> Vale a pena “perder” um semestre para fazer intercâmbio?

Bolsa Elap como é o intercâmbio no Canadá

O programa de bolsa Elap oferece a oportunidade de passar seis meses da sua graduação em uma universidade no Canadá cursando disciplinas equivalentes (na medida do possível) as da sua universidade brasileira. As atividades desenvolvidas pelos bolsistas Elap de graduação no Canadá podem variar de universidade para universidade. As atividades extracurriculares também variam bastante de universidade para universidade, segundo Fellipe, deu para perceber que as aulas em si são só uma parte do processo de formação nas universidades canadenses. Na Kwantlen, onde ele estudou,  aconteciam eventos todos os dias, palestras, atividades esportivas, musicais e atividades como trilhas em parques e montanhas da região.

>>> Bolsas para intercâmbio

Pra quem quer tentar essa oportunidade, o Fellipe diz que a melhor dica é pesquisar e perguntar muito. “O processo parece confuso e gigante mas é bem organizado e funciona! Planejem com antecedência, revisem, botem o ELAP como a sua principal meta e não desistam até chegar lá”, recomenda Fellipe.

>>> Visto de estudante deixa trabalhar sem limite no Canadá

E quando a universidade não tem convênio pro intercâmbio no Canadá?

bolsa elap na graduacao Pedro Alberto Curcio Machado partiu intercambio

Muita gente tem problemas com a bolsa Elap na graduação pela falta de convênio da sua universidade do Brasil com uma universidade no Canadá. O Pedro Alberto Curcio Machado é estudante de engenharia química da UFRJ e conseguiu a bolsa Elap mesmo sem a universidade ter um convênio válido com uma universidade canadense. Pedro foi para a Western University, em London, e conseguiu a bolsa para ir como visiting research student. Ou seja, ele já tinha experiência em pesquisa no Brasil  e está no Canadá pesquisando em tempo integral. No vídeo abaixo, Pedro deu todos os detalhes de como ele conseguiu a bolsa e das diferenças do processo quando você vai como visiting research student. 

Para bolsa nessa modalidade a documentação é a mesma. O que é diferente é que o “acordo entre universidades” não é necessário. Em casos como o do Pedro, a universidade disponibiliza um “acordo entre orientadores”. “Meu orientador canadense e minha orientadora brasileira preencheram e assinaram esse formulário, que substituiu o acordo entre universidades, explica o estudante da UFRJ.

Para saber mais sobre a bolsa Elap no Canadá durante a pós-graduação, é só ler o relato que o engenheiro químico Aloísio Orlando Jr deu aqui no Partiu Intercâmbio. Ele passou seis meses na Dalhousie University, no Canadá, e deu todas as dicas pra vocês.

Nesta live no YouTube, conversamos com brasileiros que ganharam a bolsa ELAP para intercâmbio gratuito no Canadá na graduação, no mestrado e no doutorado. Vale a pena conferir!

Precisa de ajuda para candidatar?

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Bolsa ELAP no Canadá: bolsistas contam como é o programa na graduação”

  1. Jessica R N Abreu

    Acabei de descobrir o site e estou mergulhando nele! Demais! Está de parabéns! Já já chega email meu por aí!! rsrs

Comentários encerrados.

Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais