winterkurs daad bolsa curso de alemao na alemanha partiu intercambio

Winterkurs: a bolsa do DAAD para curso de alemão na Alemanha

Vocês pediram dicas para a seleção do Winterkurs, programa de bolsa do DAAD para curso de alemão na Alemanha, e eu fiz esse vídeo especialmente para sanar todas as dúvidas de vocês.  O programa é uma das bolsas para cursos de idiomas no Exterior que abrem todos os anos e vale muito a pena se inscrever porque é uma oportunidade única de melhorar seus conhecimentos de alemão na Alemanha.

Bolsas para cursos de idiomas

O que é o programa Winterkurs do DAAD?

O Winterkurs é uma bolsa do DAAD para fazer curso de alemão na Alemanha durante as férias de verão do Brasil (entre janeiro e fevereiro). Os cursos são oferecidos em diferentes cidades da Alemanha. Para 2020, os cursos são em: Düsseldorf, Berlim, Aachen, Köln, Freiburg, Kassel, Leipzig e Marburg. A quantidade e as cidades onde o curso é oferecido pode mudar anualmente. Estudantes de todo o hemisfério sul participam do curso na Alemanha, então, você não estará em um curso somente com brasileiros. Quando eu fui bolsista em 2009, no meu curso tinha brasileiros, argentinos, chilenos, australianos, neo-zelandeses e sul-africanos, mas as nacionalidades podem variar de ano pra ano assim.

>>> Motivos para aprender alemão

Quem pode se inscrever para o DAAD Winterkurs?

Estudantes matriculados em universidades que tenham um CR (coeficiente de rendimento) igual ou superior a 8 e nível B1 de alemão comprovado por prova de proficiência. Alunos de graduação, mestrado ou doutorado em quaquer universidade brasileira podem se inscrever. No caso dos alunos de graduação, você precisa terminar o quarto semestre até dezembro do ano em que seu Winterkurs começa. Obviamente que quem está além do 4o. semestre da graduação pode se inscrever. No caso de quem está fazendo uma segunda graduação, dá para se inscrever a partir de qualquer semestre. Outro detalhe é que você também não pode estar formado quando o Winterkurs começar.

>> A verdade sobre morar na Alemanha sem falar alemão 

Quem faz MBA ou pós pode se inscrever?

Não, quem faz MBA não pode se inscrever para o Winterkurs. Somente alunos de pós-graduação stricto sensu podem concorrer às bolsas para curso de alemão na Alemanha do DAAD. Se você faz MBA ou qualquer pós-graduação lato sensu sua inscrição sera indeferida.

>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Como comprovar o alemão B1?

O DAAD recomenda que os candidatos ao Winterkurs façam a prova de proficiência OnSet para comprovar o nível B1 em alemão. Provas como  Goethe-Zertifikat, TestDaF, DSD, DSH e telc Deutsch também são aceitas. O DAAD recomenda o OnSet porque eles, inclusive, oferecem o exame gratuitamente para candidatos ao Winterkurs em diversas localidades durante o perído de inscrição. Para saber em quais cidades e quais dias o DAAD oferece o OnSet gratuito é só entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Você também pode consultar todas as datas em que o OnSet é oferecido no Brasil na página da prova, no entanto, tem que ligar pra instituição para saber se a prova naquela data terá algum custo. Porque só as provas aplicadas pelo DAAD é que são gratuitas.

>>> Como encontrar um curso em inglês de graça na Alemanha

A bolsa do Daad cobre todos os custos?

Os selecionados para o Winterkurs do DAAD recebem um valor fixo para a compra da passagem de ida e volta (cerca de 1500 euros), seguro saúde e mais 1875 euros para se manter durante todo o curso. A bolsa no entanto, só recebida ao chegar na Alemanha. Então, se você gastar menos para comprar sua passagem, fica um uma quantia a mais, mas se gastar mais do que 1500 euros, é você quem arca com os custos. O DAAD aconselha que os selecionados levem de 500 a 800 euros próprios pra passar o período do curso. Por conta disso, é interessante olhar bem a programação dos cursos em cada cidade. Porque cada Winterkurs é bem diferente, uns duram mais outros duram menos. Além disso as cidades têm custos de vida beeem diferentes e se você tá com o orçamento apertado, talvez seja melhor ficar numa cidade com custo de vida menos elevado pra sua bolsa render mais. O André Duarte, por exemplo, fez o Winterkurs em Berlim em 2017 e contou aqui no Partiu Intercâmbio que pra ele a bolsa foi mais que suficiente. No entanto, isso vai depender muito de qual seu estilo de vida 🙂 Vocês podem ver as dicas do André neste texto sobre como ganhar a bolsa do DAAD para curso de alemão.

>>> Curso de alemão online grátis

Mais informações sobre a documentação da inscrição e o edital completo vocês encontram no Partiu Intercâmbio:

Veja o edital do programa e inscreva-se!

+ Bolsas de estudos

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

3 comentários em “Winterkurs: a bolsa do DAAD para curso de alemão na Alemanha”

  1. Oi, boa tarde!
    Primeiramente, adoro seu canal.
    Já li e reli o documento. mas confesso que fiquei em dúvida. Em todas as cidades ali disponíveis eles já informam o valor do alojamento. entendi que eles já fariam essa reserva e só descontariam da bolsa. Será que entendi certo?
    Outra dúvida, entre as cidades ali apontadas, vc sabe informar qual possui o menor custo de vida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais