Governo oferece TOEFL ITP gratuito para estudantes

Início » Ciência sem Fronteiras » Governo oferece TOEFL ITP gratuito para estudantes

toefl gratuito

O programa Inglês sem Fronteiras (IsF) oferece a oportunidade de fazer o TOEFL ITP grauito para estudantes de graduação, mestrado e doutorado de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O exame é m dos mais respeitados e aceitos para comprovar proficiência em Língua Inglesa e foi pré-requisito para muitas das chamadas anteriores do Ciência sem Fronteiras. As inscrições para realização do teste ocorrerão até o dia 2 de junho e podem ser feitas pelo site. No sistema, é possível verificar quais as vagas disponíveis. Caso ainda não haja aplicações disponíveis em sua Universidade neste momento, acesse o site regularmente!  As universidades poderão ampliar a sua oferta a qualquer momento até o dia 1º de junho!

Segundo o comunicado oficial do Ministério da Educação a ideia da ofeta do TOEFL ITP grauito é: “por meio da CAPES e da SESU, é realizar um diagnóstico da capacidade de proficiência em língua inglesa dos alunos das universidades federais brasileiras. Este diagnóstico servirá de subsídio para as ações de promoção voltadas à internacionalização das universidades brasileiras e será fundamental para tomada de decisões quanto aos investimentos em programas e editais que possam dar continuidade aos programas de intercâmbio já existentes, bem como dimensionar outros programas para as diferentes áreas do conhecimento. Vale lembrar que o processo de internacionalização não tem como objetivo somente levar alunos para o exterior, mas trazer alunos do exterior para o Brasil. A divulgação de nossa língua e cultura é de fundamental importância para a internacionalização, tanto em nosso país para os estrangeiros que são recepcionados aqui, como no exterior, quando os brasileiros realizam os intercâmbios.”

Realizar o TOEFL ITP gratuito agora é uma ótima maneira de saber em que pé está o seu inglês e já se adiantar com o comprovante de proficiência para os editais do Programa Ciência sem Fronteiras, para algumas universidades no exterior e para muitos outros programas de intercâmbio governamentais. Poderão participar das aplicações os alunos das 57 universidades federais credenciadas como Centros Aplicadores do Programa IsF. Não perde tempo e faz a tua inscrição logo 🙂

Acesse o edital.

Veja quais universidades participam.

Um detalhe muito importante: normalmente o TOEFL custa em torno de 200 DÓLARES. O governo está oferecendo o teste de graça. Então, por favor, não seja mané! Se marcar a prova, compareça! Marcar o teste e não fazer gera gasto de verba pública. Seja consciente.

 

COMENTÁRIOS

25 respostas para “Governo oferece TOEFL ITP gratuito para estudantes”

  1. uriel henrique da silva disse:

    Gostei muito das informaçoes encontradas, gostaria de saber como e qual meio para iniciar um bom curso de ingles, tenho objetivo de realizar um intercambio ainda dentro do meu curso de graduação na area de direito.
    Qual instituiçao e se existe algum programa do governo que eu possa buscar.
    uhsilva@gmail.com

  2. Karol disse:

    Por qual motivo os alunos das estaduais não podem fazer?

  3. Rodolfo Michetti disse:

    A propósito, este toefl itp é obrigatório para participar de programas como o Ciências Sem Fronteiras?

    Obrigado!

  4. Rodolfo Michetti disse:

    Olá! Muito interessante seu site, bem informativo! 🙂

    Eu estou pensando em fazer o exame, estudo na UFPR. Porém já pro segundo semestre vou mudar para a UTFPR, meu resultado continuará sendo válido? Ou o resultado só é válido para a universidade que estava cursando quando o prestei?

    Obrigado! 🙂

  5. Marina disse:

    Quem e de universidade particular faz como?

  6. O TOEFL ITP só é válido no proprio pais onde é realizado :/

  7. Bruno disse:

    Não estou conseguindo fazer a inscrição. Está aparecendo somente o resultado do último teste que fiz. Não aparece o opção de fazer a inscrição novamente!

  8. Jhonattas disse:

    Sou aluno do Instituto Federal de Sergipe e acho uma tremenda falta de sacanagem não poder fazer o Toelf 🙁
    Já que os Institutos Federais não estão inclusos.

  9. Ellen Balland disse:

    Já fiz a prova uma vez, gostaria de repeti-la é possivel? Pelo site não consegui solicitar!

    • Acredito que sim, mas a Capes ainda não deu resposta concreta sobre isso. Siga tentando. Quando eu souber algo novo, aviso por aqui 😉

    • Larissa Goulart disse:

      Pode depois de um certo tempo, continua tentando que o sistema te libera. Isso acontece porque tu não poderia fazer a mesma prova duas vezes, então quando a prova mudar tu será liberado 😀

  10. Patricia Soares disse:

    Gostaria de saber se só pode concorrer as bolças de pós/ mestrado em Portugal ou outro País quem terminou sua graduação em Universidade Federal? Ou quem fez privada mas com subsídios do governo federal como Prouni. Aguardo retorno.

  11. Leonardo Guzi disse:

    Quem estuda nos Institutos Federais não pode?

  12. A Unifesp não faz parte, é isso mesmo?

  13. Pablo disse:

    Alunos dos Institutos Federais podem participar?

  14. Alex Silva disse:

    Mané, os testes já foram comprados pelo governo, então comparecendo ou não o governo já pagou pelo teste. Se o candidato não comparecer, aquele teste será usado em outra aplicação.

  15. lucas disse:

    Não consigo fazer a inscrição, eu entro no site do ISF e clico em ” inscrição centros aplicadores” e não acontece nada, o que pode estar acontecendo ?

    • Priscila disse:

      Também não estou conseguindo. A seguinte mensagem aparece “A sua inscrição não pode ser processada porque seu CPF não consta nos dados da sua IFES” algo assim. Mas achei isso super estranho, porque a ÚNICA coisa que dei foi meu cpf, como que jã sabem até que universidade eu sou? kkk

  16. Isa Souza disse:

    Estou tendo problemas pra me cadastrar… tem que ser aluno de universidade federal?
    alguém conseguiu cadastras?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *