Tire suas dúvidas sobre o Programa Jovens Embaixadores

Início » vídeo » Tire suas dúvidas sobre o Programa Jovens Embaixadores

Você é estudante de escola pública e quer uma chance de ir para os Estados Unidos com tudo pago? Então clica no vídeo abaixo e tire suas dúvidas sobre o programa Jovens Embaixadores, da Embaixada Americana no Brasil. As inscrições encerram dia 9 de agosto e a Marcia Mizuno, organizadora do programa, falou comigo pra responder dúvidas de vocês. Clica e confere!

Ainda dá pra mandar dúvidas pelo chat do YouTube ou pelos comentários aqui do blog.  Eu já aproveito pra contar que toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. Lá eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas.

O Jovens Embaixadores foi o meu primeiro intercâmbio e sem ele o Partiu Intercâmbio jamais existiria. Por isso, estou aqui sempre muito empolgada quando o programa abre inscrições. Algumas das dúvidas no vídeo:

 

Precisa ter inglês fluente para ser Jovem Embaixador?

Não. Tem que ter inglês de intermediário pra avançado. Ou seja, você não precisa saber inglês perfeito pra ser Jovem Embaixador. Erros de gramática e pronúncia não são o fim do mundo, mas você tem que saber se comunicar de uma maneira eficiente.

 

Qual o perfil pra ser um Jovem Embaixador?

Você tem que ser engajado na sua comunidade e ter muita vontade de fazer acontecer.

 

Preciso fazer voluntariado pra poder ir?

Sim. É um dos pé-requisitos do programa e precisa comprovar um ano de atividade. O que são trabalhos voluntários? Coisas que você faz pelo bem da comunidade sem receber nada por isso como: trabalhos em asilos, trabalhos em hortas comunitárias, trabalhos de reforço na sua escola, grupos de liderança da escola, etc.

 

Como é a prova de seleção do Jovens Embaixadores?

A prova é compostas por diversas perguntas pras quais os candidatos devem escrever pequenos textos. Não tem pegadinha, não tem pergunta de gramática. O conteúdo da prova é sempre diferente e pergunta sobre situações dos Estados Unidos ou do Brasil. O que eles querem com essas perguntas? Saber a sua opinião, saber como você reagiria em diversas situações. Ou seja, FIQUEM CALMOS. Não tem motivo pra pânico. É só ser você mesmo e mostrar o que você pensa que tá ótimo.

 

Preciso estudar em escola pública para ser Jovem Embaixador?

Sim. A ideia é levar as pessoas menos privilegiadas possível pra oportunidade. Quem estuda numa escola particular, mesmo com bolsa não é elegível para a oportunidade. A Embaixada está atrás de jovens de escolas da rede pública de Ensino.

 

Tem algum custo?

Só o do passaporte caso você seja selecionado, o resto está coberto pelo programa: visto, passagens, programação, acomodação, seguro-saúde e até roupas de frio porque a viagem é no inverno, né, gente!

 

É uma viagem de férias? Posso ir pra outros lugares durante o programa?

Não. Durante o programa você estará representando o Brasil. Todos os selecionados têm de ficar junto com o grupo e seguirão o mesmo cronograma que os outros participantes.

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Tire suas dúvidas sobre o Programa Jovens Embaixadores”

  1. […] Tire suas dúvidas sobre o Programa Jovens Embaixadores […]

  2. Keila Guimaraes disse:

    Eu tenho 18 anos ainda posso participar do jovens embaixadores? E eu tive um ano no grêmio estudantil vale como voluntariado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *