ciência sem fronteiras

Tire suas dúvidas sobre o mestrado do Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos

ciência sem fronteiras mestrado

POST ATUALIZADO!

Novas respostas importantes foram adicionadas ao FAQ. Confiram 🙂

Até 31 de janeiro, estudantes brasileiros podem se inscrever para o mestrado do Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos. Para ajudar os candidatos com dúvidas, a Comissão Fulbright Brasil, parceira da Capes nesta chamada, divulgou um FAQ com resposta para as perguntas mais frequentes dos concorrentes. Dá uma olhada:

1. O que é o mestrado profissional nos EUA, oferecido pelo Programa Ciência sem Fronteiras? 
Este mestrado é parte de uma importante iniciativa do Governo Brasileiro. A Presidente Dilma Roussef anunciou no dia 02 de dezembro uma nova modalidade de bolsa de estudos no programa Ciência sem Fronteiras, mestrado profissional. Trata-­se de uma formação voltada para o mercado de trabalho. Em 2014, serão concedidas até 1.000 (mil) bolsas de mestrado profissional em instituições nos Estados Unidos.

2. O que é exatamente um mestrado profissional?

Denominado “Master’s Degreein Applied Sciences” é uma pós-­‐graduação com treinamento avançado nas áreas da ciência, matemática, tecnologia e engenharia. Permite ao mesmo tempo desenvolver habilidades profissionais com vistas a inovação e empreendedorismo, altamente valorizados pelas empresas.

Encontre Mestrados em Inglês na Europa
Encontre Mestrados em Inglês na Europa

3. Quais são as áreas prioritárias para o mestrado profissional? 
São as do programa Ciência sem Fronteiras, conforme a Portaria Interministerial N º1, de 9 de janeiro de 2013:
a) Engenharias e demais áreas tecnológicas;
b) Ciências Exatas e da Terra;
c) Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
d) Computação e Tecnologias da Informação;
e) Tecnologia Aeroespacial;
f) Fármacos;
g) Produção Agrícola Sustentável;
h) Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
i) Energias Renováveis;
j) Tecnologia Mineral;
k) Biotecnologia;
l) Nanotecnologia e Novos Materiais;
m) Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
n) Biodiversidade e Bioprospecção;
o) Ciências do Mar;
p) Indústria Criativa, com ênfase em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação; e
q) Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva.

4. Como funciona o mestrado profissional? 
O mestrado profissional dura 21 meses (dois anos letivos). Em um ambiente acadêmico de excelência são desenvolvidos conteúdos aprofundados e específicos nas áreas prioritárias, bem como conteúdos que auxiliam na futura atividade profissional do estudante como por exemplo, a capacidade de comunicar­‐se com eficácia e de gerir projetos. Assim, o estudante desenvolve habilidades voltadas a inovação e empreendedorismo.

5. Quais são os cursos de mestrado profissional oferecidos nos Estados Unidos?

No Edital No 1/2013, nas páginas 10­‐16, há uma pequena amostra ilustrativa de cursos de mestrado profissional nos Estados Unidos e as instituições que os oferecem. Existem muitas outras opções em diversas universidades nos EUA que você poderá indicar no formulário de inscrição.

6. Como escolho a instituição onde desejo estudar? 
Você pode indicar no formulário de inscrição até três opções de universidades para fazer o curso que você deseja. É fundamental que pesquise antes para saber se as instituições escolhidas oferecem o curso e se os requisitos de admissão de cada uma delas estão dentro dos níveis que você pode alcançar. Em alguns casos a pontuação no TOEFL iBT e no GRE podem ser mais altas do que as mínimas exigidas no Edital No 1/2013.

7. Qual é a diferença entre um MBA e um mestrado profissional?
O MBA é o mestrado profissional na área de administração, não contemplada no programa Ciência sem Fronteiras. Costuma ser aberto a qualquer interessado com curso superior. O mestrado profissional na área das Ciências Aplicadas exige formação específica, no nível de graduação, nas áreas científicas e tecnológicas. Os estudantes adquirem competências necessárias para buscar carreiras interdisciplinares em ambientes profissionais altamente competitivos.

8. Como será o reconhecimento deste mestrado no meu retorno ao Brasil? 
O reconhecimento do mestrado profissional segue legislação específica aplicada a todos os diplomas de cursos superior obtidos no exterior. Uma instituição de ensino superior pública brasileira com curso similar, analisa os estudos desenvolvidos e o trabalho de conclusão e concede ou não o reconhecimento.

9. Com o mestrado profissional poderei seguir a vida acadêmica, por exemplo como professor de uma universidade? 
Sim, caso o mestrado profissional obtido no programa Ciência sem Fronteiras seja reconhecido por uma instituição brasileira, conforme item 8. Contudo, o mestrado profissional visa antes de tudo à inserção no mercado de trabalho não acadêmico.

10. Quais são os requisitos para eu me candidatar?
a. Ser cidadão brasileiro
b. Ter concluído a graduação em uma área prioritária após 1998 ou com previsão de conclusão antes de junho de 2014.
c. Completar o formulário de inscrição que inclui: – um study objective essay; – um personal statement essay; – cópias de todos os históricos de graduação e pós-­‐graduação, com suas traduções em inglês; – três cartas de recomendação; – comprovante de proficiência em inglês (mínimo de 79 pontos no TOEFL iBT ou 6.5 no IELTS), realizado nos últimos dois anos; – pontuação no GRE General Exam de no mínimo de 680 (PBT ou CBT) ou 153 iBT e de 3.0 na sessão analítica, realizado nos últimos 5 anos.

11. Onde posso me inscrever para os testes TOEFL e GRE? E em quanto tempo receberei o meu resultado? 

As inscrições deverão ser realizadas diretamente nos respectivos sites:
a. TOEFL iBT: geralmente, entre 6 e 10 dias, o score está disponível no próprio site, que você acessa com o seu usuário e a senha que criou ao inscrever-­se para o teste.

b. IELTS

c. GRE : O ETS enviará e-­‐mail notificando que as notas estarão disponíveis no MyGRE Account e que serão enviadas para o IIE e para a CAPES. Para isto, não deixe de indicar os códigos do IIE (2327) e da CAPES (9377) no diado teste. Para visualizar a nota, acesse o MyGRE Account e utilize a funcionalidadede impressão do site para ter uma cópia pessoal e oficial do Score Report. Após concluir o teste, você terá a opção de Report ou Cancel suas notas. Caso opte por reportar, você visualizará as notas do Verbal Reasoning e Quantitative Reasoning. O resultado do Analytical Writing estará disponível entre 10 e 15 dias após o teste. Faça o teste até o dia 15 de janeiro para receber seus resultados com segurança até o prazo final de inscrição. Mais informações, no link.

12. Qual é o prazo de inscrição?
As inscrições podem ser realizadas entre o dia 2 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, pelo Online Application Form. Todos os documentos obrigatórios deverão também ser enviados até esta data. Para mais informações sobre os requisitos e o preenchimento do formulário, acesse o site do programa Ciência Sem Fronteiras

13O Programa Ciência sem fronteiras arca com as taxas dos testes de proficiência de língua inglesa (TOEFL iBT ou IELTS) e GRE?
Não. É de responsabilidade do candidato arcar com todos os custos relacionados com a obtenção do teste de proficiência de língua inglesa (TOEFL iBT ou IELTS) e GRE.

14. Preciso estar com os resultados dos testes de proficiência e GRE até 31 de janeiro?
Caso o resultado de um ou mais testes exigidos no Edital (GRE e TOEFL iBTou IELTS) não esteja disponível até31 de janeiro de 2014,o candidato deverá obrigatoriamente anexar até essa data o comprovante de realização do referido teste ou testes.  Imediatamente,após o recebimento do resultado do(s) teste(s), o candidato deverá enviá-lo para [email protected] anexo à mensagem, com assunto “TEST SCORE REPORT”. Não serão considerados resultados de teste(s) realizados após 31 de janeiro de 2014. Lembrando que o candidato deverá ter teste dentro do prazo de validade considerando a emissão a partir de agosto de 2012. 

15. Posso anexar a versão on-line do certificado de proficiência? Posso anexar o print do TOEFL?

Sim,mas a versão on-line não substitui o envio do test score report.Imediatamente,após o recebimento do resultado do(s) teste(s), o candidato deverá enviá-lo para [email protected] anexo à mensagem, com assunto “TEST SCORE REPORT”. Não serão considerados resultados de teste(s) realizados após 31 de janeiro de 2014. Lembrando que o candidato deverá ter teste dentro do prazo de validade considerando a emissão a partir de agosto de 2012.

16. Para qual contato devo enviar as dúvidas sobre o preenchimento do formulário de inscrição?
O candidato deverá enviar sua dúvida, caso não esteja contempladanesse FAQ, para o e-mail: [email protected]

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais