Início » intercâmbio » Dá para fazer intercâmbio sem gastar uma fortuna: descubra que sim no Salão do Estudante

salao do estudante da para fazer intercambio sem gastar uma fortuna

Muita gente deixa o sonho de fazer intercâmbio de lado por medo do câmbio ou por achar que estudar fora só pode ser feito com muito dinheiro. Porém, existem diversos cursos que possibilitam fazer intercâmbio sem gastar todas as economias. Uma ótima maneira de encontrar esses cursos é visitar o Salão do Estudante. A  23ª edição do evento gratuito rola em março em seis capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador (confira datas e horários abaixo).

O evento reunirá instituições de países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, EUA, Finlândia, França, Irlanda, Portugal, Reino Unido e Suíça. Somente em São Paulo, mais de 300 instituições serão representadas para receber cerca de 30 mil estudantes.

Confira a programação de palestras do Salão do Estudante 2017!

 

>>> Encontre bolsas de estudos abertas

 

Possibilidades de estudar em Portugal

Portugal é um dos queridinhos dos brasileiros na hora de fazer intercâmbio durante o Ensino Superior. Afinal, se é para fazer mestrado ou universidade, é muito mais fácil fazer em português. O  Salão deste ano terá o pavilhão de Portugal, que virá com as melhores instituições de ensino do país. Mais de 30 instituições de ensino, como universidades particulares e governamentais, além de institutos politécnicos, estarão representadas, entre elas a Universidade de Lisboa, do Porto e de Coimbra. Vale destacar que as instituições de ensino portuguesas aceitam o ENEM para ingresso em suas instituições. O custo de uma graduação em Portugal sai mais em conta do que em muitas universidades brasileiras e pode chegar até metade do valor.

>>> Mais fácil estudar em Portugal: brasileiros poderão usar Enem para entrar na universidade de Coimbra
>>> Bolsas parciais para quem tem boas notas no ENEM fazer graduação em Portugal

 

Intercâmbio para os EUA e o Canadá

Canadá e Estados Unidos também estarão com delegações e representantes oficiais de escolas, universidades e instituições governamentais. Os EUA são o país com o maior número de representações na feira, entre elas, inclusive o EducationUSA, órgão oficial dos Estados Unidos para aconselhamento e preparação para intercâmbio na graduação e pós no país.

Informações sobre intercâmbio e trabalho no Exterior

Para programas de trabalho no exterior é preciso estar atento aos requisitos e regras de cada país. Austrália, Canadá, Inglaterra, Estados Unidos e Nova Zelândia, por exemplo, permitem ao estudante trabalhar e estudar, desde que estejam inscritos em cursos de graduação e pós-graduação. Na Irlanda, o estudante precisa estar matriculado em qualquer curso reconhecido pelo governo irlandês, inclusive de inglês, mas com duração superior a 25 semanas.

Dá para fazer intercâmbio sem gastar uma fortuna?

Sim. Nem todo o curso no Exterior precisa custar o preço de um carro popular novo. No Salão, os visitantes vão poder conversar com representantes de escolas e agências e encontrar alguns pacotes com tudo (ou quase tudo incluído) por preços por volta de 2 mil dólares. Por mais ou menos essa quantia, por exemplo, dá para conseguir curso, acomodação, taxa de matrícula, taxa de acomodação e service de aconselhamento em um curso nos EUA de duas a quatro semanas. Outros destinos, como Buenos Aires, por exemplo oferecem condições nestes valores por um curso de um mês com tudo incluído. Ou seja: vá  ao Salão do Estudante com tempo e paciência para conversar, ouvir, perguntar e negociar!

 

Quando e onde vai rolar o Salão do Estudante 2017

São Paulo
11 e 12 de março, das 14h às 19h
No Centro de Eventos Colégio São Luis (R. Luís Coelho, 323 – Consolação)
Inscreva-se gratuitamente

Rio de Janeiro (Barra da Tijuca)
14 de março, das 15h às 20h
No Windsor Barra Hotel ( Av. Lúcio Costa, 2630 – Barra de Tijuca)
Inscreva-se! É grátis

Rio de Janeiro (Copacabana)
15 de março, das 15h às 20h
No Sofitel Rio de Janeiro (Av. Atlântica, 4240 – Copacabana)
Garanta sua vaga!

Porto Alegre
17 de março, das 15h às 20h
No Centro de Eventos da PUC ( )
Inscreva-se

Curitiba
18 de março, das 14h às 19h
No Hotel Four Points by Sheraton( Av. 7 de Setembro, 4211 – Batel)
Inscreva-se

Belo Horizonte
19 de março, das 14h às 19h
No Hotel Mercure BH Lourdes (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes)
Inscreva-se

Salvador
21 de março, das 15h às 20h
No Fiesta Bahia Hotel (Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara)
Inscreva-se

Tire suas dúvidas sobre o Salão no Estudante no site oficial do evento

 

 

COMENTÁRIOS