Início » pessoal » Roteiro em Vela Luka e Proizd: a praia mais bonita da Croácia
A ilha Proizd é um pedaço de paraíso escondido na Croácia

A ilha Proizd é um pedaço de paraíso escondido na Croácia

Digo sem pensar duas vezes Vela Luka e Proizd foram dois dos lugares que eu mais gostei da Croácia. Nenhuma das duas cidades estava na nossa ideia original da viagem de 18 dias pela Croácia. Arrisco a dizer, inclusive, que os dois lugares não constam na maioria dos guias de viagem. A gente usou dois bem atuais durante o passeio e Vela Luka estava em um só descrita como um lugar sem nada pra fazer. A informação não deixa de ter seu lado de verdade, mas olhem essa foto aí de cima e me digam se não vale a pena não fazer nada em um lugar desses? Além disso, depois de Dubrovnik a gente precisava de um lugar mais baratinho e menos cheio de gente, assim acabamos levando nosso roteiro para Vela Luka e Proizd. Ou seja, são dois lugares meio fora do circuito, baratos e muito LINDOS. Inclusive, arrisco a dizer que Proizd tem a praia mais bonita da Croácia – pelo menos das que eu visitei.

Nossa ideia original, era ter dormido em Korcula (que fica numa ponta da ilha e  Vela Luka fica na outra) e, então, visitar Korcula e Orebic. Os dois lugares estão em todos os guias como imperdíveis, porém, como marcamos hostel de um dia para o outro tudo estava caríssimo e eu encontrei lugares bem mais em conta na outra ponta da ilha. A ideia inicial era pega o ônibus em Dubrovnik (114 Kunas + 10 pra guardar a mala) às 9 da manhã, largar as coisas no hostel, ir para Korcula, voltar para dormir e, no dia seguinte, passear em Orbic. Talvez se a gente tivesse ido de balsa (as balsas saem e chegam de lá em horários meio desumanos pra quem tá de férias) tivéssemos executado o plano assim. No entanto, de ônibus, passamos pelas duas cidades e com essa primeira olhada já resolvemos cortar Orebic dos planos.

Casinhas coloridas de Vela Luka, na Croácia, vistas da praia.

Casinhas coloridas de Vela Luka, na Croácia, vistas da praia.

Vela Luka é um vilarejo com pouco mais de 4 mil habitantes, a maioria pescadores, agricultores ou gente que trabalha com turismo. Acredito que muita gente não vê graça no lugar porque é uma mini cidade que vive basicamente do seu porto (Vela Luka em Croata significa Porto Grande). Com certeza, um dia é suficiente para visitar a cidade, mas se você estiver a fim de descansar, eu sugeriria uns dois ou três. Porque você certamente vai querer visitar  a caverna Vela Spila (Grande Caverna, em Croata, que é uma das cavernas pré-históricas mais importantes da Europa. A datação por carbono do lugar leva a crer que a atividade humana ali  remonta a 20 mil anos. Fora isso, de lá dá pra ter uma vista lindíssima da baía. Apesar do porto, a água do mar por lá é tão limpa e verdinha como nos outros lugares da Croácia. A única diferença é que pra chegar na parte que dá pra tomar banho ou você caminha uma meia hora (tem que dar a volta na baía) ou você pega um barco táxi (custa 4 kunas) e a viagem não leva cinco minutos.

Levando vida de rica em Vela Luka

Levando vida de rica em Vela Luka

Se nada isso agradou vocês eu ainda tenho mais dois argumentos: meio litro de chopp gelado num bar na beira da praia, com vista pro mar, em sofás mega confortáveis em baixo de palmeiras por 15 kunas (cerca de 2 euros) no Bar Havana e um hostel mega aconchegante. Um dos motivos de a gente ter desistido de ir pra Orebic foi o hostel de Vela Luka ser muito legal. O dono foi nos buscar no ponto de ônibus e era super gente boa, nos encheu de dicas e explicou tudo que dava pra fazer lá pela volta. Ele que nos mostrou fotos de Proizd e nos convenceu ir pra lá no lugar de Orebic (por onde a gente passou de ônibus e não achou lá essas coisas) O hostel Manuela, além de super limpo, tinha um pátio enorme, ar-condicionado em todos os cantos, churrasqueira, sacada, mesas na rua. Na nossa primeira noite, fizemos uma bela duma janta e fomos pra sacada comer e conversar com um pessoal que também estava no hostel. No quesito “gente legal”, o Manuela entrou no nosso top 3 da Croácia 😉

 

No dia seguinte, acordamos cedinho e rumamos para a ilha de Proizd, simplesmente um dos lugares mais lindos da viagem pra mim. A viagem sai por 40 kunas ida e volta e leva cerca de 40 minutos.  Não são muitos barcos que fazem o trajeto por dia, então vale se informar dos horários no porto no dia anterior. A ilha é mega selvagem e foi eleita uma das melhores praias da Croácia em 2010 e 2012. Ainda assim, o lugar não é lotado de gente. Talvez seja o fato de não ter uma estrutura tão legal quanto Lokrum ou outras ilhas, que têm restaurantes, lojas, quadras de futebol, cadeiras pra alugar, etc. Proizd tem apenas um restaurante, que fica bem na chegada de barco e banheiros existem só ali mesmo. 

Carregando

 

 

Meu pé é feio, mas a Croácia é linda. #proizd #croatia #summer

 

Visualizar no Instagram


A dica é levar sua cadeira (ou esteira), muito protetor solar, guarda-sol, seu pique-nique para o dia inteiro e simplesmente desfrutar desse lugar lindíssimo. Como eu já disse antes, as praias da Croácia têm pedra para todos os lados, Proizd não é diferente. Na ilha, existem quatro zonas balneares, todas ficam a mais ou menos dez minutos a pé uma da outra. Tudo demarcado por trilhas não muito bem sinalizadas, mas não é difícil de se achar por lá. As duas praias mais complicadas de ir são Srednji Bili Bok e Veli Bili Bok, ambas no pé de descidas bem íngremes. O lugar que fica mais cheio é Batalo, cheia de árvores na volta, ótima pra sesta depois do almoço  e fácil de chegar. Já Donji Bili Bok é a praia de nudismo na ponta ocidental de Proizd, a gente foi lá e nem tinha ninguém pelado, não. Mesmo se tivesse, não ia ter problema, nada chama mais atenção do que essa água azul-turquesa incrível.

A gente curtiu fotografar pés nessa parte da viagem.

A gente curtiu fotografar pés nessa parte da viagem.

Tenho certeza que você não vai querer sair de Proizd, mas infelizmente isso vai ter que acontecer. Na ilha, não tem hotel e é proibido acampar. Por isso,  é muito importante ficar ligado no horário dos barcos de volta. Aconselho ficar ali pelo bar matando um tempo uma meia hora antes do horário do seu barco, porque eles lotam rápido. A gente só conseguiu pegar o barco no horário que queríamos (não fosse aquele, teríamos de esperar uma hora) porque eu bati um papo com o capitão na ida e ele me contou super empolgado que tinha ido pro Brasil e que achava o máximo o lugar, a cultura e tudo mais. Ou seja: bata um papo com o capitão, se for o mesmo do nosso barco, seu lugar tá garantido na volta.

Carregando

 

 

#croacia não precisa de filtro

 

Visualizar no Instagram


Eu não conheci todas as praias da Croácia (deve ser impossível fazer isso em 18 dias hehe), mas pra mim Proizd ganhou o título de praia mais bonita do país – pelo menos de todas que eu vi. Vale MUITO a pena visitar: é lindo, calmo e selvagem (me chamem de hippie hehe). Se alguém aí conhece a ilha, mas acha que eu tô delirando, vamos bater um papo aí nos comentários. Quero saber a opinião de vocês.

Um tchau de Proizd e até o próximo post

Um tchau de Proizd e até o próximo post

Um beijo e até o próximo post com Split, Omis, Bajnice, rafting, pulo de penhasco e um pequeno acidente de percuso.

Veja todos os posts sobre a Croácia

Nosso roteiro na Croácia:

Leia minhas avaliações no TripAdvisor!

COMENTÁRIOS

  • Adriano

    Olá! Eu buscava informações sobre Korcula, o seu blog me apresentou Proizd e agora tenho que ir lá. 🙂

    Você sabe se existe como passar só a manhã na ilha? Eu vi que o primeiro barco de retorno sai de lá às 17h. Sabe se tem outra opção mais cedo? É difícil achar informações… Obrigado!

  • Gilson

    Olá Bruna, muito boas as dicas do seu blog. Estou montando um roteiro pela Croácia e gostaria de ir a Vela Luka. Estarei vindo do norte, Hvar, e gostaria de saber qual ônibus faz o percurso entre Orebic e Dubrovnik. Abraço.

  • Henrique

    Oi! Eu estou indo a Dubrovnik no verão e gostaria de visitar Proizd por um dia, como que eu devo fazer de transportes? Adorei seu post, beijoca

    • Oi Henrique, das duas uma: ou você vai de ônibus até Vela Luka e de lá pega o barco pra Proizd, ou você vai de balsa até Vela Luka e de lá pega o barco até Proizd. Os ônibus têm horários mais regulares. E olha se ficar apertado, dá pra ficar uma noite em Vela Luka ou Korcula vale o passeio 🙂

  • Guest

    Bruna, você diz no texto que é proibido acampar na ilha de Proizd, você sabe me dizer se a mesma regra vale para ilha de Korcula?

    • Não! Korcula é super turística e tem toda a estrutura, hotéis, campings, restaurantes, tudo 🙂

  • Júlia

    Ahhhhhhhhhhhh… acho que me imaginei nadando nessa água linda! Uma dúvida (pessoa ignorante é isso) que língua se fala na Croácia? Inglês resolve bem?

    Adorei o post e com certeza Esse lugar será um dos meus destinos! Muito legal!

    • Júlia, na Croácia a língua é o croata mesmo. Não consegui aprender nada nos 18 dias. A pronúncia é bem difícil. A gente se virou mega bem no inglês.
      beijo e boa viagem 🙂