Estudar na França

Quer estudar na Europa? não perca este evento gratuito

Paris, na França, é destino dos sonhos de muitos intercambistas brasileiros; Foto: Euro-Pós, Divulgação
Paris, na França, é destino dos sonhos de muitos intercambistas brasileiros; Foto: Euro-Pós, Divulgação

Vocês sabiam que, em  2013,  cerca de nove mil brasileiros ingressaram em algum curso universitário (graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado) em países como França, Holanda e Alemanha? Se você quer fazer parte deste número nos próximos meses, vale a pena ficar ligado na  Euro-Pós, uma feira para quem procura uma oportunidade de estudar na Europa. O evento vai rolar nos dias 29 e 30 de novembro, no Centro de Eventos São Luiz, em São Paulo e tem entrada gratuita.

Promovida conjuntamente pelas instituições de fomento ao ensino superior da França (Campus France), Alemanha (DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e Holanda (Nuffic – Organização Neerlandesa para a Cooperação Internacional no Ensino Superior), o evento contará com a participação de países como Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido, Irlanda, Hungria, Suíça e Itália. No total, vão ser 85 expositores que estarão no evento só para dar informações e tirar dúvidas dos estudantes brasileiros sobre os cursos oferecidos, vistos, equivalência , é claro, bolsas de estudos.  O bacana deste tipo de evento é que você economiza muitas horas de pesquisa na internet. Afinal, você vai ter a oportunidade de contato direto com as universidades europeias e receberá informações sobre requisitos, funcionamento do processo seletivo, como se candidatar aos programas de bolsas de estudo, orientação sobre estágios, informações sobre trabalho e estudo, visto, moradia,custo de vida, seguro-saúde e afins. Na Euro-Pós, será possível também conversar com brasileiros que já estudaram na Europa e trocar ideias sobre a experiência.

Para todas as áreas do conhecimento

Como a Euro-Pós vai contar com ama ampla rede de instituições de países europeus, lá vai ser possível se informar sobre cursos de graduação, curta duração, férias, além de pós-graduação, especialização, MBA, mestrado, doutorado e projetos de pesquisa. A feira ainda vai contar com representantes de todas as áreas do conhecimento. Ou seja, vai ter espaço para estudantes Medicina e Ciências da Saúde, Engenharia, Direito, Administração, Economia, Meio Ambiente, Design, Comunicação, Ciências Sociais e muito mais.

Para vocês terem uma ideia, na Holanda, segundo levantamento feito pelo Nuffic Neso Brazil, em junho deste ano, existem mais de mil estudantes brasileiros e esse número cresce, em média, 20% ao ano. Na Alemanha, são cerca de 4,5 mil e, na França, foram 3,8 estudantes em 2013. As universidades europeias estão cada vez mais receptivas para os alunos brasileiros (posso dizer isso com base na minha experiência, inclusive) e países com idiomas mais complicados, como Holanda e Alemanha, oferecem uma quantidade enorme de cursos em inglês, na Holanda, por exemplo, são mais de 2 mil cursos ministrados em inglês. Eles, inclusive, têm o Orange Tulip Scholarship, programa de bolsas na Holanda exclusivo para brasileiros lançado em outubro. A França oferece cerca de 190 programas de bolsa e Alemanha cerca  de 80. Para saber mais sobre todos eles, é só aparecer no evento nos dia 29 e 30 de novembro.

Amsterdam, na Holanda. Foto: Euro-Pós, Divulgação
Amsterdam, na Holanda. Foto: Euro-Pós, Divulgação

Holanda

Da Holanda estarão representadas seis universidades de pesquisa e seis de ciências aplicadas, que oferecem cursos voltados para a prática, orientados para o mercado de trabalho. Das 13, 12 participam do programa Ciência Sem Fronteiras e quatro delas oferecem oportunidades para alunos de medicina dentro do programa, incluindo a parte clínica. A maioria delas oferece bolsas de estudo exclusivas para brasileiros por meio do programa Orange Tulip Scholarship (OTS Brazil), administrado pelo Nuffic Neso Brazil. Todas as universidades oferecem cursos de graduação e pós totalmente ministrados em inglês.

França
Escolas de comércio francesas, representantes de faculdades das áreas de Humanas, Relações Internacionais, Engenharia, Tecnologia e Agricultura e Agronomia estarão no evento. O Campus France Brasil, como agência oficial para a promoção dos estudos na França, também terá um estande para orientar estudantes sobre todas as etapas necessárias dos procedimentos, desde a escolha do curso, até a obtenção do visto de estudante.
Alemanha
Várias universidades alemãs participarão da feira. A maioria delas voltadas para a área tecnológica e de Ciências Aplicadas, focadas na prática e orientadas para o mercado de trabalho. O Goethe-Institut também estará presente e promoverá o sorteio de duas bolsas de curso de alemão durante a feira. 

Euro-Pós 2014 – Feira de Educação Superior Europeia
Data: 29 e 30 de novembro de 2014
Horário: das 14h às 19h
Onde: Centro de Eventos São Luís (Rua Luis Coelho, 323)
Entrada Gratuita
Mais informações: www.europosbrasil.com

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

5 comentários em “Quer estudar na Europa? não perca este evento gratuito”

  1. Achei super interessante a proposta, mas fica ruim pra alguns brasileiros que não tem condições de ir em São Luis. Exemplo disso sou eu, queria tanto ir e nem posso. :/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais