Programa seleciona professores de português para bolsa de estudos em 13 países

Início » Bolsas de estudo » Programa seleciona professores de português para bolsas na Espanha e em outros 12 países

estágio no new york times

O programa Leitorado, uma parceria da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o Ministério das Relações Exteriores, seleciona professores de português para dar aula em 13 países com bolsa.  As oportunidades são para dar aula em países como Alemanha, Espanha, EUA, Dinamarca, China, Hungria, Croácia, Vietnã, Paraguai, Inglaterra, Peru, Colômbia e Índia com bolsa de estudos e auxílio para a viagem. Entre os pré-requisitos exigidos para participação no programa estão formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira ou cultura brasileira.

As inscrições vão até 8 de outubro. O programa tem início previsto para fevereiro de 2016. Os professores selecionados podem ficar de dois a quatro anos lecionando na instituição, e terão como benefício uma bolsa mensal e auxílio deslocamento.

Os requisitos mínimos para participar são:

Possuir nacionalidade brasileira;
Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;
Possuir atestado de bons antecedentes no Brasil e, caso resida no exterior, no país de residência;
Possuir diploma na área exigida (veja os requisitos de cada país)
Ter experiência em ensino de português
Possuir formação acadêmica (doutorado ou mestrado) e experiência no ensino de linguística, linguística aplicada, literatura brasileira, cultura brasileira
Possuir comprovante válido de proficiência no idioma definido pela instituição no Exterior

  • Para língua inglesa: TOEFL), mínimo de 550 (Paper Based Test), 213 (Computer Based Test) ou 80 (Internet Based); IELTS (mínimo de 6,0 pontos); Diplomas FCE (First Certificate in English) no mínimo B2; CAE (Cambridge English Advanced) ou CPE (Cambridge Proficiency English), todos dentro da validade.
  • Para língua alemã: certificado do Instituto Goethe, com classificação de, no mínimo, nível M III ou B2.
  • Para língua espanhola: Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE –, Nível B2 (Intermediário), emitido pelo Instituto Cervantes.

O resultado da seleção será divulgado em janeiro de 2016 no site da Capes. Dúvidas sobre a seleção ou o programa podem ser enviadas para programa.leitorado@capes.gov.br. A lista das universidades, dos valores das bolsas e dos requisitos específicos de cada programa estão disponíveis online.

Veja o edital do programa que seleciona professores de português para dar aula em 13 países
Faça sua inscrição

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Programa seleciona professores de português para bolsas na Espanha e em outros 12 países”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *