Programa Férias-Trabalho facilita visto para trabalhar na França

Um acordo bilateral entre os governos francês e brasileiro deu origem ao Programa Férias-Trabalho entre os dois países. O projeto que acabou de sair do papel facilita acesso ao visto para trabalhar na França e jovens franceses para trabalhar aqui no Brasil. O programa não oferece qualquer tipo de bolsa ou auxílio financeiro para que os interessados e é necessário comprovar meios para poder sobreviver na França durante o período (abaixo estão todos os detalhes).

 

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

O visto para programa Férias-Trabalho é voltado para pessoas que tenham entre 18 e 30 anos. Os jovens terão a oportunidade de fazer um intercâmbio cultural de um ano com a possibilidade de trabalhar na França legalmente.

Poder trabalhar na França, além de ser uma forma de custear a estadia, é uma super experiência profissional e pessoal. Trabalhando, o jovem consegue imergir na sociedade e tem uma melhor compreensão sobre a cultura e o modo de vida do país estrangeiro no qual está vivendo.

>>> Como fazer mestrado na França
>>> AKS: Bolsas para curso de verão na Coreia do Sul

O Programa e o visto para trabalhar na França

Além da idade, há outros requisitos aos quais o candidato deve atender para pode tirar o visto para trabalhar na França. Abaixo listamos todos eles e também os documentos e procedimentos necessários para a candidatura.

  • 1 formulário de pedido de visto de longa duração devidamente preenchido e assinado
  • 2 fotos 3,5 x 4,5 atuais normes OACI, 3,5 X 4,5 cm
  • Passaporte com pelo menos 1 ano e 3 meses de validade, (cópias das paginas contendo seus dados pessoais)
  • Comprovante de residência no Brasil
  • Copia de sua identidade
  • Uma carta de motivação descrevendo o objetivo da viagem assim como seu C.V.
  • Comprovante de conhecimento da lingua francesa (não é obrigatório, mas recomendado)
  • Comprovantes financeiros pessoais : último extrato bancário pessoal recente (menos de 1 mês) ou uma declaração de seu banco comprovando um valor de pelo menos 2.500 euros ou o equivalente à 2.500 euros em reais– o cartão de crédito ou meios financeiros de terceiros não serão aceitos.
  • Seguro de saúde internacional para toda a duração da estadia. Este seguro deve cobrir todos os riscos de doenças, maternidade, invalidez e repatriameto
  • Certificado médico atestando boa saúde
  • Atestado de antecedentes criminais
  • Justificar rendimentos suficientes para a compra da passagem aérea (valor a mais dos 2.500 estipulados no ítem 7).

>> Veja bolsas para fazer intercâmbio na França

 

Como solicitar o visto para trabalhar na França?

A solicitação do visto para o programa Férias-Trabalho na França pode ser feita a partir de 1º de março. A partir dessa data, é possível fazer o pedido do visto para o programa junto à representação diplomática ou consular francesa no Brasil e agendar sua entrevista na Embaixada da França em Brasília. A documentação necessária deverá ser entregue em duas vias no momento da solicitação do visto junto com o fomulário de pedido de visto.

O visto de longa duração tem validade de um ano e, portanto, a estadia não pode exceder esse tempo. Além disso, em alguns casos o período de trabalho também pode ser limitado. Os pedidos poderão ser feitos com antecedência de no máximo 2 meses antes da viagem para a França.

Saiba mais sobre o Programa  na França
Veja mais detalhes sobre o visto
Faça o agendamento do pedido de visto

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Victor Hugo: bolsas de pós-graduação na França para latino-americanos

COMENTÁRIOS

6 respostas para “Programa Férias-Trabalho facilita visto para trabalhar na França”

  1. Paulo Henrique disse:

    Bom dia! Tenho 30 anos e completarei 31 em setembro, ainda estou dentro do pré requisito de idade?

  2. Ana Karoline de Oliveira Costa disse:

    Puxa tenho 32 anos! Por causa de 2 tô fora?

  3. Philipe disse:

    Olá! Tudo bem? Existe a possibilidade de solicitar esse visto em Londres ou em Paris?

  4. Paula disse:

    Oii. Eu fiquei com uma dúvida sobre o trabalho em si, você sabe se eles mesmo guiam as pessoas para conseguir um emprego ou a gente tem que chegar lá e correr atrás? Porque se for esperar pra chegar lá e ver o que acontece, é difícil né.

  5. KASSIO disse:

    Olá, tudo bem. Quando vi a noticia fiquei muito animado, mas fiquei na duvida sobre algumas coisas. Sobre o seguro saúde, devo fazer antes da entrevista, ou apenas mostrar que tenho condições de adquiri-lo? e a entrevista é feita em português, francês ou inglês? Obrigado e parabéns pelo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *