ijp

Programa de estágio para jornalistas na Alemanha recebe inscrições

Os bolsistas de 2012 do IJP :)
Os bolsistas de 2012 do IJP 🙂

ATUALIZAÇÃO (no fim do post estão e-mails para onde enviar a inscrição!)

Já estão abertas as inscrições para o Internationale Journalisten-Programme 2015. O programa de estágio para jornalistas na Alemanha, mais especificamente em Berlim, dá a oportunidade de trabalhar em um grande meio de comunicação no país com uma bolsa beeem legal. Participei da turma de 2012 e só posso dizer que vale MUITO a pena.

Os selecionados passam dois meses e meio (entre fevereiro e maio de 2015) trabalhando em um veículo alemão. As inscrições devem ser feitas via Embaixada ou Consulados da Alemanha no Brasil até 10 de setembro de 2014. O edital oficial ainda não está no site nem do IJP, nem da Embaixada ainda. Mas como ex-bolsista, recebi o comunicado hoje e divulgo para vocês em primeira mão o edital oficial da seleção em 2015.

Para se inscrever, é necessário ter entre 23 e 35 anos, enviar currículo (em Alemão), foto, cópias de três artigos ou reportagens (em Português) do candidato que mostrem sua capacidade profissional, uma carta de motivação (em alemão ou português) e uma carta de recomendação do editor-chefe de seu veículo de comunicação (em português). Além de uma descrição da capacidade profissional do jornalista, a carta deve servir como permissão para que o interessado possa participar do programa por dois meses. O resultado da comissão de seleção será comunicado aos interessados até dezembro de 2014.

É desejável que os candidatos tenham conhecimentos de alemão. Em casos excepcionais, jornalistas com conhecimentos sólidos de inglês e espanhol serão aceitos. O currículo deve, de alguma maneira, comprovar os conhecimentos de idioma exigidos.

Além do trabalho na redação alemã, o programa ainda inclui uma semana de orientação em Berlim na qual os todos participam de seminários, palestras e encontros obrigatórios. Nestes dias, os jornalistas latinos também conhecem os alemães que farão o mesmo programa só que aqui na América Latina.

O IJP é um programa organizado por uma ONG de jornalistas na Alemanha e financiado por diversos patrocinadores. Vale a pena se inscrever. Aqui no blog tem um monte de coisas que eu escrevi enquanto estava por lá trabalhando no Tagesspiegel.

Para informações mais específicas, é só entrar em contato pelos e-mail: [email protected] ou  [email protected], mas lembrem-se: o envio dos documentos para inscrição deve ser feito para a Embaixada ou Consulado da Alemanha no Brasil mais próximo de você!

Candidatos atendidos pelo consulado no Rio Grande do Sul devem enviar a inscrição até 10.09.2014 para [email protected]
Os candidatos de São Paulo devem enviar até 18 de setembro, mas no site não diz para qual endereço, a mesma coisa sobre Brasília, Recife e Rio de Janeiro (nessas páginas eles nem publicaram nada sobre a oportunidade).  Aconselho entrar em contato com eles pra saber como proceder. Se eu souber de algo, atualizo aqui 🙂

 

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

2 comentários em “Programa de estágio para jornalistas na Alemanha recebe inscrições”

  1. Olá, Bruna! Parabéns pelo blog! Sou jornalista também e brinco de jogar palavras nesse universo bloguístico também: https://nataliaosouza.com.br/ Inclusive, muito do que publico lá tem a ver com viagens, experiências pessoais mesmo. Legal o programa, me interessei e se eu não tivesse já pago um intercâmbio em Dublin ano que vem, eu tentaria já agora. Da foto que você postou conheço a Renata Miranda. Participamos de um seminário para jovens jornalistas brasileiros ano passado em Berlim, foi quando virei germanófila também haha Espero que abra a edição desse programa novamente em 2016. Nesses passeios pelo mundo, já esteve em Dublin? Enfim, estou acompanhando seu blog a partir de agora, pelo visto já vi que vai ser bem útil e interessante 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais