Por que aprender alemão? Motivos para começar hoje | Partiu Intercâmbio

Por que aprender alemão? Eu mesma me fiz esta pergunta quando comecei com essa ideia doida de ser a primeira (e única) pessoa da família Passos Amaral a saber falar alemão em 2003. Motivos para aprender esse idioma lindo e mega útil não faltam, mas pra mostrar isso pra vocês gravei esse vídeo:

Aprender alemão ajuda a ganhar uma bolsa na Alemanha

Não sei se vocês perceberam, mas todo ano abre MUITA bolsa para estudar na Alemanha em todas as áreas possíveis e imaginável. Mesmo que muitas delas sejam para cursos completamente em inglês e você se pergunte “mas por que aprender alemão, então?”, ter noções de alemão vai te ajudar a se destacar na seleção para as bolsas. Pensa comigo: a decisão de quem vai ganhar a bolsa para estudar na Alemanha está entre você e alguém que tem um currículo muito parecido com o seu.  No entanto, você fez aquele esforcinho para aprender alemão e tem nível B1 no idioma. A suas chances de ganhar a bolsa são bem grandes. Afinal, quem demonstra interesse em aprender alemão vai ter  muito mais chance de se integrar melhor no país e aproveitar muito mais a oportunidade de intercâmbio.

>> Encontre um curso em inglês de graça na Alemanha

 

Porque alemão é o verdadeiro diferencial no currículo

Ninguém lê o teu currículo e para para perguntar: nossa mas como você aprendeu inglês. A partir do momento que você sabe falar alemão e exibe isso no seu currículo, as pessoas quase sempre vão te perguntar: VOCÊ FALA ALEMÃO? COMO VOCÊ APRENDEU ISSO? com um misto de incredulidade e admiração, especialmente se o seu sobrenome não for daqueles que estampam na testa “descendente de alemão”. Mesmo que você nunca vá usar alemão no seu trabalho, acaba te botando na frente. Outra coisa muito interessante do saber falar alemão é que esse idioma mostra alguns traços do seu carácter, sim. Afinal quem se prestou a aprender a falar alemão é, no mínimo, alguém que não desiste na primeira dificuldade e que não tem medo de desafios.

>>> Estudar na Alemanha é quase de graça

 

Além disso, mesmo que você estude em inglês na Alemanha é importante você se esforçar para aprender alemão. Eu morei lá quase cinco anos (se somar tudo). Sempre que as pessoas realmente curtiam a experiência de morar/estudar na Alemanha de verdade, eram pessoas que faziam o mínimo esforço pra aprender alemão. Na minha primeira aventura por lá em 2003, eu fui sem saber nada. E eu sei que não tem nada mais frustrante do que morar num país sem saber nada da língua e se sentir completamente analfabeto. Fora isso, é muito desperdício de oportunidade você morar um ano no lugar e voltar pra casa sem ter aprendido nada do idioma além de “ein Bier, bitte” (uma cerveja, por favor).

>> Veja nossos guias sobre estudar na Alemanha

 

Aprender alemão dá um nó na sua cabeça (no bom sentido)

Vocês devem estar achando que eu não bato bem das ideias, mas dar um nó na cabeça é bom! e aprender alemão vai fazer isso com a sua. Alemão tem três gêneros (feminino, masculino e neutro), uma estrutura gramatical completamente diferente do português e um bilhão de exceções pra qualquer regra. Isso é apavorante no início, mas um ótimo exercício pros seus neurônios depois que você desapegar de choramingar que é difícil. Além disso, aprender um idioma ajuda você a entender melhor como aquela sociedade pensa e se comunica. Saber alemão é fundamental pra entender como o povo lá funciona.

>>> Veja bolsas do DAAD para mestrado em inglês na Alemanha

 

Alemão é um idioma lindo e cheio de peculiaridades

Pra todo mundo que está aprendendo alemão, eu sempre indico o  Germanofonia, do meu amigo Lucas Shimoda (olha aí, mais uma pessoa sem sobrenome alemão falando alemão, você também consegue!). Neste post maravilhoso, ele conta pra vocês sobre 20 palavras alemãs ridiculamente específicas. Tem explicações hilárias para palavras como Kummerspeck (o “bacon da fossa”), Backpfeifengesicht (uma cara que merece uns tabefes) e outras coisas muito divertidas. Leiam e depois me digam se não é o melhor idioma que existe. E não me venham com aquele preconceito: “AI, MAS ALEMÃO É TÃO FEIO”. Feio é ser preconceituoso. Não repita esse tipo de bobagem por aí. Feio e bonito não são termos aceitáveis pra desmerecer ou exaltar qualquer coisa depois que você já passou dos 16 anos de idade. Vamos, no mínimo, usar argumentos com mais base e eloquência, por favor.

 

O método revolucionário que eu usei para aprender alemão?

Sim, gente, o método que eu usei para aprender alemão foi: estudar. Como eu tive o privilégio de poder estar Alemanha fazendo High School por um ano e a minha única tarefa durante aquele ano era estudar, eu levei aquilo super a sério. Eu só ia pra escola e não frequentei nenhum curso extra. Eu comprei uma gramática e estudei meia hora por dia todos os dias durante 10 meses. Porque aprender qualquer idioma é uma coisa que precisa ser feita de forma ativa. Não adianta pagar o curso e nunca fazer perguntas na aula ou então nunca fazer as tarefas em casa.

>> Qual o melhor método para aprender idiomas

 

Aquele um ano de alemão na Alemanha foi suficiente? Não. Eu segui estudando depois fazendo cursos e também sempre me esforcei muito pra manter o contato com idioma. Eu sempre vi muito filme, ouvi música e li muitos livros em alemão. Tem aquela piadinha do Mark Twain de que a vida é muito curta para aprender alemão. Se o seu objetivo em aprender alemão for publicar livros no idioma, talvez seja curta demais mesmo. Mas se seu objetivo é se comunicar de boa, é só fazer um esforcinho (como pra aprender qualquer coisa na vida, gente) e rola.

Querem me contar como vocês fazem para aprender alemão ou o qualquer outra língua, deixem um oi aí nos comentários 🙂  e, ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

 

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Por que aprender alemão? Motivos para começar a estudar agora!”

  1. Gostei
    Mas eu tambem preciso estudar aqui mas nao se como é que vou conseguir

  2. Indianara disse:

    Eu tenho vontade de aprender alemão, mas não o considero um idioma muito bonito de se ouvir não haha. Assim que adquirir maior domínio em espanhol e francês (os que estou aprendendo) aí farei alemão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *