o que nao pode faltar na sua carta de motivao personal statement para ganhar bolsa de estudos partiu intercambio

O que não pode faltar no seu personal statement para estudar no Exterior com bolsa de estudos

Não adianta chorar: para ganhar bolsa de estudos para estudar no Exterior tem que aprender a escrever carta de motivação/personal statement/essays que apresentem vocês pros avaliadores. Aqui vão dicas do que não pode faltar no seu personal statement para ganhar bolsa de estudos:

Se tem uma coisa com a qual eu tenho experiência é com a escrita de presonal statement para ganhar bolsa de estudos. Afinal, já devo ter escrito umas milhares de cartas de motivação e pelo menos sete delas deram certo e eu ganhei as bolsas para estudar no Exterior. Aqui no Partiu Intercâmbio, já dei dicas dos erros mais comuns na hora de escrever seu personal statement. Hoje, eu inclusive trabalho revisando as cartas de motivação de gente de todos os cantos do país que quer estudar fora. A falta de uns aspectos importantes na maioria das cartas tem chamado bastante a atenção e serve como ótima dica pra todos vocês.

> Como fazer pós-graduação no Exterior

 

Um bom personal statement tem personalidade

Carta de motivação não pode ser genérica. Essa pode ser sua única chance de vender o seu peixe e ser considerado para a bolsa de estudos, então, capriche, e certifique-se que a sua carta mostra todas as suas melhores qualidades. Afinal de contas, não tem nada pior que ler uma carta de motivação que visivelmente é usada como template para qualquer candidatura. Seja melhor do que isso e mostre sua personalidade no personal statement.

>> Fui aceito sem bolsa. O que fazer?

Conhecimento sobre o programa ou curso

Um personal statement para ganhar bolsa de estudos demonstra que você tem conhecimento sobre o programa ou curso para o qual você está se candidatando. Sim, mostra que você tem noção da onde você está querendo se meter é importante. No entanto, não confunda isso com um mero copia e cola do conteúdo programático do o curso ou apenas citar nomes de professores importantes.

>>> Dicas pra carta de motivação perfeita

Um bom personal statement fala dos planos pro futuro

Muita gente fica com muito medo de falar dos seus planos pro futuro numa carta de motivação ou mesmo falar do tema sobre o qual gostaria de escrever seu trabalho de conclusão de curso como se isso fosse um contrato assinado que vai te obrigar a seguir esse caminho não importa o que aconteça. Calma gente! Quem seleciona bolsistas para curso no exterior ou alunos para programas fora sabe que você provavelmente vai mudar de ideia sobre muitas coisas durante o curso. Isso, contudo, não impede que você mostre quais são suas ideias e aspirações para o futuro. Ter uma visão clara do que você quer fazer ou dos impactos que aquele curso/bolsa vai causar na sua vida e no mundo, é sempre MUITO importante para mostrar que você tem foco.

>> Tem como ganhar bolsa para estudar fora sem ser o típico aluno nota 10

O que o programa ganha tendo você como bolsista ou aluno?

Contar sua história de vida de uma forma coerente e interessante é o principal desafio na hora de escrever o seu personal statement. Nessa narrativa que você vai conseguir mostrar quais as qualidade únicas que você tem e que nenhum outro candidato vai ter. Por isso, não tenha medo de deixar bem claro o que o programa vai ganhar tendo você como bolsista e para isso, a gente sabe que uma dose autoconhecimento e uma quantidade saudável de autoestima são fundamentais para que você saiba dizer com clareza o que você tem a oferecer para universidades no Exterior.

Caso você precise de ajuda com a correção do seu personal statement ou essay para estudar no exterior, dá uma olhadinha na consultoria do Partiu Intercâmbio. Além disso no nosso canal no YouTube tem uma playlist completa só com dicas para sua carta de motivação.

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

3 comentários em “O que não pode faltar no seu personal statement para estudar no Exterior com bolsa de estudos”

  1. maria josé titos mucavele

    Licenciada em gestao de recursos humanos pela universidade Pedagogica de mocambique, gostaria de dar continuidade nos estudos quero saber o que e preciso para adquirir uma bolsa de estudo gratis de mestrado em saude publica, quero dar meu contributo no desenvlvimento do meu país. Agradecia a quem de direito ajudar neste assunto pos esforco-me diariamente em prol da minha entidade profissional. Obrigado.

  2. maria josé titos mucavele

    Meu nome sou: Maria josé Titos Mucavele licenciada em GRH, gostaria de continuar os estudos em saude publica mas sem meios financeiros porque nao tenho emprego, mas a vontade é maior de ajudar no desenvolvimento do meu pais porque essa area é pouco explorada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais