o que cai na prova do jovens embaixadores partiu intercambio embaixada americana 2

O que cai na prova do Jovens Embaixadores da Embaixada Americana no Brasil

Se você foi aprovado em todas as etapas preliminares do programa Jovens Embaixadores e vai fazer a prova em breve, eu tenho certeza que você está, no mínimo, nervoso. Todo ano recebo um monte de perguntas sobre o que cai na prova do Jovens Embaixadores e, como eu fiz a seleção em 2002, talvez eu não seja a pessoa mais indicada para responder essa pergunta, mas a Marcia Mizuno é. A Marcia coordena o programa na Embaixada dos Estados Unidos desde a primeira edição e contou pra gente nesse vídeo tudo que vocês precisam saber pra se preparar para a prova.

Esse vídeo é um pedaço de uma entrevista de mais de 40 minutos que eu fiz com a Márcia sobre o programa. Você pode assinar nosso canal no YouTube para ver esse vídeo e muitos outros.

O que cai na prova do Jovens Embaixadores?

Um monte de textos em inglês. Sim, os candidatos precisam escrever um monte de pequenas redações em inglês sobre diversos temas. E vocês podem ficar calmos, não precisa estudar nenhuma matéria específica, é só se interessar pelo que acontece no mundo e saber se expressar para fazer uma boa prova.

Como a Marcia disse no vídeo, não tem resposta certa ou errada na prova. Eles apenas querem saber se você sabe argumentar em inglês e como você argumenta. A ideia do programa é ter diferentes pessoas de diferentes partes do Brasil e com diferentes opiniões. Então, mais importante do que o que você diz é como você diz isso.

E como eu me preparo para prova dos Jovens Embaixadores?

Já que o que cai na prova do Jovens Embaixadores são apenas questões dissertativas em inglês, ler e escrever bastante em inglês é uma ótima maneira de treinar para a prova. Sim, não precisa enlouquecer nem fazer nada absurdo. Apenas comece a escrever pequenos textos sobre temas diversos. Afinal, você vai precisar escrever redações em inglês em um certo tempo e isso não é algo que você faz todo dia. Então, treinar a escrever textos com começo, meio e fim de maneira sucinta e rápido é a dica de ouro. Além disso, valem também as dicas que eu já dei sobre carta de motivação. Peça para algum professor ou amigo que saiba bastante inglês ler seus textos e dar feedbacks sinceros sobre o que você escreveu, assim, você pode ir melhorando até o dia da prova.

 

O que mais posso fazer para me preparar para a prova do Jovens Embaixadores?

Ficar calmo e acreditar no seu potencial é um ótimo começo. Manter a calma pode ser decisivo para você na prova do Jovens Embaixadores. Gente calma consegue pensar com mais clareza e comete menos erros. Então, respire fundo. A seleção tem todo ano e se você não passar agora a experiência vai servir para você fazer a prova mais preparado no ano seguinte.

E boa sorte pra todo mundo 🙂

 

>>Veja os requisitos e participe do Jovens Embaixadores
>>> Como é prova escrita do Jovens Embaixadores?
>>> Relato da Mirian Ferreira sobre o Jovens Embaixadores 2015
>>> Relato da Larissa Moreira sobre o Jovens Embaixadores 2014
>>> Jovens Embaixadores: meu primeiro intercâmbio

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

5 comentários em “O que cai na prova do Jovens Embaixadores da Embaixada Americana no Brasil”

  1. Olá, no caso se meus pais conhecerem alguém que mora lá e quiserem que eu fique nessa casa por questão de confiança é possível? (estando nessa casa eu continuaria com o cronograma do programa, o meu anfitrião me levariam etc)

    1. Não, Milena. O programa exige que você faça tudo exatamente como os outros participantes. além do mais, o programa já tem mais de 15 anos de existência e é organizado pela embaixada no Brasil. É um dos programas mais confiáveis pra adolescentes que existem.

  2. Estéfani Gabrielly

    Olá estou participando do processo seletivo da UWC este ano, será que eu poderia participar de dois processos ao mesmo tempo? ou é proibido? pelo meu ver, como os dois são muito diferentes e distantes eu pensei que poderia acontecer de eu efetuar dois ao mesmo tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais