O que cai na prova do Jovens Embaixadores? - Partiu Intercâmbio

Início » Jovens Embaixadores » O que cai na prova do Jovens Embaixadores da Embaixada Americana no Brasil

Se você foi aprovado em todas as etapas preliminares do programa Jovens Embaixadores e vai fazer a prova em breve, eu tenho certeza que você está, no mínimo, nervoso. Todo ano recebo um monte de perguntas sobre o que cai na prova do Jovens Embaixadores e, como eu fiz a seleção em 2002, talvez eu não seja a pessoa mais indicada para responder essa pergunta, mas a Marcia Mizuno é. A Marcia coordena o programa na Embaixada dos Estados Unidos desde a primeira edição e contou pra gente nesse vídeo tudo que vocês precisam saber pra se preparar para a prova.

Esse vídeo é um pedaço de uma entrevista de mais de 40 minutos que eu fiz com a Márcia sobre o programa. Você pode assinar nosso canal no YouTube para ver esse vídeo e muitos outros.

O que cai na prova do Jovens Embaixadores?

Um monte de textos em inglês. Sim, os candidatos precisam escrever um monte de pequenas redações em inglês sobre diversos temas. E vocês podem ficar calmos, não precisa estudar nenhuma matéria específica, é só se interessar pelo que acontece no mundo e saber se expressar para fazer uma boa prova.

Como a Marcia disse no vídeo, não tem resposta certa ou errada na prova. Eles apenas querem saber se você sabe argumentar em inglês e como você argumenta. A ideia do programa é ter diferentes pessoas de diferentes partes do Brasil e com diferentes opiniões. Então, mais importante do que o que você diz é como você diz isso.

E como eu me preparo para prova dos Jovens Embaixadores?

Já que o que cai na prova do Jovens Embaixadores são apenas questões dissertativas em inglês, ler e escrever bastante em inglês é uma ótima maneira de treinar para a prova. Sim, não precisa enlouquecer nem fazer nada absurdo. Apenas comece a escrever pequenos textos sobre temas diversos. Afinal, você vai precisar escrever redações em inglês em um certo tempo e isso não é algo que você faz todo dia. Então, treinar a escrever textos com começo, meio e fim de maneira sucinta e rápido é a dica de ouro. Além disso, valem também as dicas que eu já dei sobre carta de motivação. Peça para algum professor ou amigo que saiba bastante inglês ler seus textos e dar feedbacks sinceros sobre o que você escreveu, assim, você pode ir melhorando até o dia da prova.

 

O que mais posso fazer para me preparar para a prova?

Ficar calmo e acreditar no seu potencial é um ótimo começo. Manter a calma pode ser decisivo para você na prova do Jovens Embaixadores. Gente calma consegue pensar com mais clareza e comete menos erros. Então, respire fundo. A seleção tem todo ano e se você não passar agora a experiência vai servir para você fazer a prova mais preparado no ano seguinte.

 

E boa sorte pra todo mundo 🙂

 

>>Veja os requisitos e participe do Jovens Embaixadores
>>> Como é prova escrita do Jovens Embaixadores?
>>> Relato da Mirian Ferreira sobre o Jovens Embaixadores 2015
>>> Relato da Larissa Moreira sobre o Jovens Embaixadores 2014
>>> Jovens Embaixadores: meu primeiro intercâmbio

 

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *