Inscreva-se para mestrado em Berlim em inglês de graça da Humboldt

Mestrado em inglês em Berlim de graça

Muita gente vive me escrevendo atrás de listas de cursos de mestrado em inglês na Alemanha. Eu já dei todas as dicas sobre como encontrar esse tipo de curso gratuito na Alemanha aqui no Partiu Intercâmbio. Então, não se frustrem se eu não responder algum e-mail, não é porque eu não gosto de vocês, é porque é humanamente impossível e tudo que eu sei (e vou descobrindo) sobre intercâmbio, publico aqui. Então, como muita gente escreve e pergunta sobre mestrado em inglês em Berlim de graça, aqui vai a dica quente:

Bolsas na Alemanha

A Universidade de Humboldt, uma das mais prestigiadas aqui na Alemanha, está com inscrições abertas até 30 de abril para seu mestrado em inglês em Berlim em Estudos Britânicos. O curso tem duração de dois anos e no primeiro semestre as aulas abrangem conteúdos como História, Direito, Economia, Política. Depois disso, os alunos são livres para se especializar, escolhendo três desses seis opções: Economia e Gestão, Política e Sociedade, Direito, Mídia, História e Cultura ou Cultura e Literatura.

Ou seja, depois de um início geralzão, dá para se especializar nas áreas que forem mais adequadas ao seu perfil. No segundo ano de curso, além da dissertação, os alunos fazem um estágio obrigatório de três meses em alguma instituição no Reino Unido ou Irlanda.

>>>Veja o relato de uma brasileira formada no curso da Humboldt

Vale deixar bem claro que a Humboldt em si não oferece bolsas. O curso não custa nada, mas a cada semestre os alunos pagam uma taxa que varia entre 250 e 300 euros que dá direito a uso de várias facilidades da universidade e o ticket do transporte público, como eu já expliquei aqui. Alguns alunos recebem uma ajuda de custo durante o estágio no Reino Unido, mas a grande maioria tem que arcar com todas as despesas (de visto, hospedagem e alimentação – e que não são NADA baratas) durante os três meses de estágio obrigatório.  No site deles, dá pra ver bem como os semestres do curso são divididos e ter uma ideia de onde se pode estagiar.

>>> Como é viver na Alemanha sem saber alemão

Como se inscrever para o mestrado em Berlim em inglês de graça

Primeiro, precisa ter uma graduação. Não importa qual, mas tem que ter boas notas. Como o curso é em inglês e em Estudos Britânicos, é óbvio que é necessário falar inglês e muito bem. É necessário apresentar um certificado do TOEFL (minimo de 600 paper-based; 250  computer-based ou 100 no internet-based), Cambridge Certificate of Proficiency in English (qualquer nota); Cambridge Certificate in Advanced English (nota A ou B) ou IELTS  (nível 7.0). Além disso, eles exigem um currículo, uma carta de motivação (tudo em inglês), cópias apostiladas do seu certificado de conclusão do ensino médio, do diploma da universidade, histórico escolar da graduação e sua nota geral na graduação. Todos estes documentos precisam ser traduzidos por um tradutor juramentado para o inglês, caso não estejam em inglês, alemão ou francês. Quando você tiver tudo em mão, é só enviar com a ficha de inscrição para a Humboldt até 30 de abril.

Ah, como o curso é bem competitivo, são cerca de 30 vagas por ano. Também dá para anexar até três cartas de recomendação da sua universidade ou de ex-chefes para turbinar a sua inscrição. As cartas, no entanto, não são obrigatórias.

Todo o material deve ser enviado para:
Centre for British Studies
Mohrenstraße 60
10117 Berlin

Lá por junho, eles entram em contato para entrevistas com os candidatos pré-selecionados. Os resultados saem geralmente por julho e a aulas começam em outubro. Se você tiver alguma dúvida sobre o processo de seleção, é só entrar em contato por e-mail no Gbz@gbz.hu-berlin.de. Ah, e se você, leitor, souber de algum curso legal que não cobre ou que ofereça bolsa, deixe um recado nos comentários! Eu divulgo com maior prazer 🙂

Faça sua inscrição
Veja respostas para as dúvidas mais frequentes
Veja o relato de uma brasileira formada no curso da Humboldt

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Veja outras oportunidades de bolsas para mestrado na Alemanha

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *