Início » intercâmbio » Mais fácil estudar em Portugal: brasileiros poderão usar Enem para entrar na universidade de Coimbra
coimbrabrasil

A Univesidade de Coimbra em Portugal vai aceitar Enem para ingresso na graduação

Se fazer a graduação fora do Brasil é o seu grande sonho, agora ficou mais fácil. Foi divulgado na semana passada que brasileiros poderão usar o ENEM para entrar na Universidade de Coimbra. A universidade é a mais antiga de Portugal e oferece cursos nas diversas áreas do conhecimento. Para se candidatar, é preciso ter feito o Enem em 2011, 2012 ou 2013, e ter concluído o Ensino Médio. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com o curso ao qual o estudante pretende ingressar.

No site da UC, está uma tabela com os pesos das pontuações. Um guia para os interessados foi publicado no site oficial da Universidade com todas as informações sobre o processo. Os candidato podem escolher um dos cursos com oferta de vagas para ingresso nos anos letivos de 2014 e 2015. O número de vagas disponíveis varia bastante entre cada graduação. Infelizmente, diferente da Alemanha – onde é barato estudar – Portugal cobra umas taxas salgadinhas dos estudantes. A Universidade de Coimbra, por exemplo,  é paga – e bem paga. O custo da mensalidade gira em torno de 700 euros e ainda têm mais as despesas com alimentação, transporte e moradia que devem ser pagas pelos estudantes (consulte aqui os preços). No momento, ainda não sei de nenhuma bolsa especial pra lá, mas caso apareça algo posto aqui. E se vocês souberem de alguma oportunidade, é só avisar que eu divulgo 😉

Vale lembrar também que o Enem é pré-requisito para diversas universidades no Brasil e para participar do Ciência Sem Fronteiras. Em 2014, o exame será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. O edital ainda não foi divulgado.

No caso, de dúvidas sobre como estudar em Coimbra usando o Enem, é só entrar em contato com o Núcleo de Candidaturas do Serviço de Gestão Acadêmica da UC pelo e-mail candidaturas-internacionais@uc.pt para mais esclarecimentos.

COMENTÁRIOS

  • Quando vão abrir as inscrições