fui aceito sem bolsa bolsa partiu intercambio bruna amaral0

Fui aceito para estudar no Exterior sem bolsa e agora?

Você foi aceito sem bolsa para estudar no Exterior? Isso não é motivo para desespero. Veja quais as opções de outras oportunidades de financiamento existem para poder realizar o sonho de estudar no Exterior para quem já foi aceito mas não conseguiu a bolsa de estudos.

Antes de mais nada, acho que é suuuuper importante dizer que ser aceito mas sem bolsa de estudos acontece com muuuita gente muito boa e isso não é vergonha alguma. O processo para estudar no exterior (ainda mais com bolsa de estudos) é longo e cheio de detalhes importantes. Assim como no vestibular, a maioria das pessoas que se candidata para uma bolsa de estudos para estudar fora não recebe o benefício na primeira tentativa.

Veja todas as bolsas

Fui aceito sem bolsa, existem outras bolsas de estudos?

Sim! Não precisa se desesperar. Existem alguns editais de bolsas de estudos que podem cair como uma luva para quem foi aceito sem bolsa em uma universidade no Exterior.

Garcia Family Foundation (GFF) tem como objetivo ajudar a tornar a educação acessível para todos e oferece bolsa que cobre custo de vida de quem vai aos EUA para cursar graduação ou pós-graduação. O programa abre anualmente e seleciona cerca de três bolsistas.  O candidato ideal é um estudante que já tenha sido aceito em uma universidade norte-americana. Todos os campos de estudo são contemplados pelo GFF. Estudantes de baixa renda são particularmente encorajados a se candidatar.

Um outro exemplo  de programa que dá bolsas para quem foi aceito sem bolsa em universidades no Exterior é o programa de bolsas de estudos do Instituto Ling. As bolsas do Instituto Ling, no entanto, têm focos específicos como Direito, Administração e Engenharia.  As bolsas Ling podem cobrir também até 90% das despesas e o edital também abre no início do ano.

Outro programa interessante para quem foi aceito para estudar fora sem bolsa de estudos é o Dorothy Marchus Senesh Fellowship for Women from Countries in the Global South in Peace and Development Studies oferece bolsas de pós-graduação para mulheres estudarem em qualquer lugar do mundo. São 5 mil euros por ano para as selecionadas estudarem fora.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

O que é um deferral

Se você quer muito cursar o curso onde você foi aceito você também pode pedir um “deferral”. To defer (em inglês) é basicamente adiar o início dos seus estudos para que você possa juntar a grana necessária caso você ainda não tenha. Nem todas universidades aceitam isso, mas perguntar não ofende ninguém. Explicamos mais no vídeo abaixo.

>> Dicas para economizar para estudar fora

Calma! você está no caminho certo

Ao contrário do que muita gente pensa, ser aceito sem bolsa para estudar no Exterior não é um fracasso. Pelo contrário! Ser aceito por uma universidade no Exterior já é uma grande vitória e, no mínimo, significa que você tem exatamente o perfil que aquela instituição procura. Então, no lugar de se sentir derrotado, avalie racionalmente o seu application e veja em quais pontos você poderia ter ido melhor: na carta de motivação? nas cartas de recomendação? na entrevista? Peça para um amigo que já estudou fora ler o seu material e dar opiniões sobre o que você pode melhorar. Ou entre em contato com a gente pra saber mais da Mentoria do Partiu Intercâmbio e como ela pode te ajudar.

>> Como ser fluente em inglês sem fazer intercâmbio

Foi aceito sem bolsa? Nada impede de tentar de novo

São pouquíssimas as seleções de bolsas de estudos para estudar no Exterior que não te permitem aplicar de novo. A Helena Gertz, por exemplo, se inscreveu duas vezes para o mestrado em Jornalismo do programa Erasmus.  Na primeira tentativa, ela foi aceita mas não ganhou a bolsa. Como o curso era caríssimo e na Dinamarca, não rolou, mas no ano seguinte, a Helena se inscreveu de novo e dessa vez foi aceita com bolsa. Além disso, eu sempre digo, se você já investiu em prova de proficiência, tradução e apostilamento de documentos, o melhor a fazer e se inscrever para a maior quantidade de bolsas possíveis enquanto seus documentos ainda estão válidos. Se você já chegou até aqui e foi aceito ainda por cima, não é a hora de desistir.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Ao candidatar de novo, mostre que você evoluiu de um ano pro outro

Quem foi aceito sem bolsa e vai aplicar de novo precisa estar ciente de que não faz o menor sentido aplicar no ano seguinte usando EXATAMENTE o mesmo material. Se você vai aplicar de novo para a mesma bolsa, é fundamental mostrar que você evoluiu de um ano pro outro. Então, mesmo antes de recomeçar o processo de aplicar para estudar fora, comece a pensar em quais aspectos da sua carreira/trajetória você pode melhorar para tornar seu application mais atrativo para os comitês de seleção de bolsas de estudos. Fazer trabalho voluntário, inciar projetos pessoais, ser promovido no seu trabalho ou até mesmo iniciar um mestrado/curso no Brasil são boas maneiras de mostrar que você não ficou “parado” de um ano pro outro.

>> Como fazer graduação em Portugal

E você foi aceito sem bolsa em uma universidade no Exterior? O que você fez? Como você melhorou seu application para o ano seguinte. Conte pra gente nos comentários 🙂

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

4 comentários em “Fui aceito para estudar no Exterior sem bolsa e agora?”

  1. Querida, não entendi seu blog… ele não direciona para a gente fazer a inscrição. Por exemplo: Bolsa de Estudos para estudar nos Estados Unidos, mas qual país? Qual escola? Onde faço a inscrição?
    Muito obrigada pela atenção!

  2. [email protected] … Querida, não entendi seu blog… ele não direciona para a gente fazer a inscrição. Por exemplo: Bolsa de Estudos para estudar nos Estados Unidos, mas qual país? Qual escola? Onde faço a inscrição?
    Muito obrigada pela atenção!

  3. Olá, Bruna. No meu caso, uma universidade em Cabo Verde me deu a oportunidade de estudar isento de mensalidades. Fora isso, as despesas com moradia, transporte e alimentação ficam por minha conta. Vc sabe de alguma alternativa de bolsa ou ajuda financeira para o meu caso

  4. Como consigo calcular os gastos de um intercâmbio sem bolsa como custos de alimentação, moradia, transporte aereo e terrestre, seguro, despesas pessoais, entre outros.. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais