Início » Bolsas de estudo » Edital dos Estados Unidos do Ciência sem Fronteiras (180/2014): tire suas dúvidas!

 ciência sem fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é a grande oportunidade para estudantes brasileiros fazerem intercâmbio no Exterior. Na chamada atual, divulgada em agosto deste ano, os candidatos podem escolher entre 21 países disponíveis para intercâmbio com bolsa. Os Estados Unidos estão contemplados mais uma vez e para facilitar a vida de quem quer se inscrever na chamada, um faq respondendo as principais dúvidas dos candidatos do edital dos Estados Unidos do Ciência sem Fronteiras foi divulgado.

As informações são da Comissão Fulbright, parceira do Ciência sem Fronteiras e do IIE na chamada pra os Estados Unidos. É importante lembrar que as informações são referentes ao edital 180 EUA – Fulbright/IIE e não se aplicam (pelo menos não todas, algumas coisas são bem específicas) a todos os editais. Para saber de outros países, é recomendável ler o edital e entrar em contato com os parceiros específicos para tirar dúvidas!

Faça sua inscrição no Ciência sem Fronteiras!
Veja o edital dos Estados Unidos

Mas se a sua ideia é ir para os Estados Unidos pelo Ciência sem Fronteiras, vale a pena ler o post até o fim. Veja o FAQ:

1) Como será afeita a alocação dos estudantes nas universidades americanas? Há uma lista de universidades parceiras ou posso escolher qualquer uma?
Não há uma lista prévia de universidades. Os candidatos devem pesquisar muito de maneira independente para achar uma instituição compatível com seus interesses e que possua um curso igual ou similar ao que acompanham no Brasil. O processo de alocação nas universidades americanas depende, na maior parte, do perfil de cada candidato. São verificados todos os dados solicitados no application, com especial atenção para o histórico escolar, notas de TOEFL e ENEM, além de todos os demais componentes da candidatura como os essays, cartas de recomendação e premiações. Dentro das opções de universidade apresentadas pelo candidato, são avaliadas então as reais chances de cada um de ser aceito pelas universidades indicadas. Muitas vezes, é necessário apresentar a candidatura para outras universidades, que apresentem melhores condições para aceitar o aluno.

2) Tenho uma prova de proficiência, mas o edital não a aceita. Por quê?
Somente são considerados os testes de proficiência indicados pelo Parceiro da Capes no exterior, determinados a partir das exigências das universidades estrangeiras. Para o edital 180 (EUA – Fulbright/IIE), serão válidos somente os testes de proficiência TOEFL-ITP ( Test of English as Foreign Language – Institutional Test Program) ou TOEFL-iBT (Test of English as Foreign Language – Internet Based Test), com data de emissão igual ou posterior a 1o de junho de 2013.

3) Qual a nota mínima no TOEFL para o edital 180?
Grupo 1 (embarque em agosto/setembro 2015 e retorno em julho/agosto de 2016): TOEFL-iBT de 79 ou superior ou TOEFL ITP de 550 ou superior.
Grupo 2 (embarque em julho de 2015  retorno em julho/agosto de 2016)  TOEFL-iBT entre 69 e 78 ou TOEFL ITP entre 525 e 549.
Vale lembrar que as datas de embarque e retorno são previsões e dependem do calendário de atividades de cada universidade e da possível realização de estágio profissional.

4) Posso solicitar a troca de grupo por algum motivo?
Sob nenhuma hipótese é possível trocar de grupo. A inclusão no Grupo 1 ou 2 depende exclusivamente da nota na prova de proficiência e deve ser respeitada.

5) Haverá curso de inglês antes das aulas?
Os bolsistas do Grupo 2 deverão realizar treinamento prévio de inglês de curta duração, no período de julho e agosto de 2015. Os bolsistas do Grupo 1 iniciam as aulas diretamente.

6) Há alguma possibilidade de retificação dos editais baixando as notas dos testes de proficiência?
Não existe previsão de modificação das exigências quanto aos testes de proficiência em nenhum dos editais abertos.


7) O edital 180 (EUA – Fulbright/IIE) aceitará o ENEM 2014?
Não. Lembramos ainda que o ENEM é requisito inegociável do Programa Ciência sem Fronteiras, não havendo a possibilidade de um aluno que não possua nota acima de 600 pontos em exames realizados a partir de 2009 concorrer à bolsa.

8) Qual o código devo indicar para o envio dos resultados do TOEFL IBT?
Indique o código 2326 (IIE)

9) A chamada terá TOEFL gratuito?
O Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), oferece teste de inglês, TOEFL-ITP, gratuitamente, em diversas universidades. Verifique na páginado IsF os locais de aplicação e disponibilidade de vagas abertas até 29 de setembro. É de exclusiva responsabilidade do candidato a obtenção do comprovante de proficiência em tempo hábil para apresentação, conforme cronograma disponível no item 11 do edital. Não serão oferecidos períodos específicos de provas par a os candidatos, devendo o candidato verificar as datas de aplicação da oferta existente no Programa Inglês sem Fronteiras e se a data prevista para recebimento do certificado é compatível com os prazos da chamada.

10) Quando devo anexar o comprovante do TOEFL?
Os candidatos têm entre 1 de outubro e 3 de novembro de 2014 para adicionar o comprovante da nota do TOEFL no site do Ciência sem Fronteiras na aba “documentos pendentes”.

11) Onde posso fazer a tradução do histórico? Traduções feitas pelas próprias universidades serão aceitas?

Existem três alternativas, todas igualmente válidas para o edital dos Estados Unidos:

– Fazer a tradução juramentada do português para o inglês com um tradutor oficial.

– Fazer a tradução certificada em um dos centros Education USA.

– Solicitar uma versão em inglês à instituição brasileira onde você estuda.

12) O requisito de ter no mínimo 20% e no máximo 90% do curso no momento do início das atividades no exterior é calculado como?
É de responsabilidade do Coordenador do Programa Ciência sem Fronteiras nas Instituições de Ensino Superior (IES) o cálculo do porcentagem de integralização do curso.

13) Posso iniciar minha inscrição em um curso de graduação e mudar no meio do processo?
Não, isso acarreta indeferimento da candidatura.

14) Qual o número de vagas da chamada?
Serão oferecidas no âmbito desta Chamada até 5.400 vagas para a realização da Graduação Sanduíche nos Estados Unidos.

15) Caso sobrem vagas, estudantes com notas inferiores às exigidas em edital podem ser contemplados com bolsa?
Não. As notas indicadas em edital são os requisitos mínimos para a participação no CSF.

16) Ainda não tenho passaporte, posso me inscrever?
Sim. O passaporte será solicitado apenas aos candidatos que tiverem a bolsa concedida. ]

17) O programa cobre os custos de visto?
Não. Isso é responsabilidade dos bolsistas.

18) Sou casado, o programa dá alguma ajuda de custo para que o cônjuge viaje também?
Não. Cônjuge ou qualquer outro dependente é de responsabilidade exclusiva do bolsista. O CSF prevê alojamento em residência estudantil no campus da instituição, nos EUA, que é exclusivo para estudante matriculado na Universidade e separado por sexo. Assim, caso o estudante queira ser acompanhado por dependente perderá este benefício e deverá arcar com todas as despesas de sua moradia e de seus dependentes nos EUA.

19) Por que os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia e Fonoaudiologia foram excluídos do edital?
O programa Ciência Sem Fronteiras visa a formação de quadros em alto nível, permitindo aos alunos de graduação no Brasil, em áreas prioritárias, frequentarem disciplinas em cursos de mesma área e nível em instituições estrangeiras. No caso específico dos EUA, a experiência acumulada desde o início do programa Ciência sem Fronteiras levou-nos a excluir certos cursos diante da incompatibilidade de suas estruturas nos dois países. Esta incompatibilidade inviabiliza, em geral,  a inscrição de alunos brasileiros em cursos e disciplinas que atendem os objetivos do programa.
Para superar esta dificuldade, a CAPES está no momento incentivando parcerias interinstitucionais que possibilitem o acesso dos bolsistas a estes cursos. Trata-se, no entanto, de processo em curso, sem previsão de conclusão. Até lá, com vistas a preservar os objetivos do programa fica vedada a participação de estudantes dos referidos cursos no Programa Ciência sem Fronteiras para os EUA.

20) Não estou conseguindo fazer meu login no portal. Como devo proceder?
A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrições, deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente via Portal do Programa Ciência sem Fronteiras – Fale Conosco, escolhendo a opção “Ciência sem Fronteiras” > “Bolsas no Exterior” > “Problemas Formulários Ciência sem Fronteiras”. Também é possível fazer a solicitação pelo telefone 0800616161, opção 0 e subopção 1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (horário oficial de Brasília/DF)”.

21) Ainda tenho dúvidas sobre a minha candidatura, qual o melhor canal para fazer perguntas?
Caso o candidato já tenha sido homologado pela sua IES, o meio de contato correto é o Linha Direta. A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrições, deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente via Portal do Programa Ciência sem Fronteiras – Fale Conosco, escolhendo a opção “Ciência sem Fronteiras” e posteriormente “Bolsas no Exterior”/ Problemas Formulários Ciência sem Fronteiras ou pelo telefone 0800616161, opção 0 e subopção 1, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 20h, horário de Brasília/DF. A página de Facebook da Fulbright também pode ser usada estritamente para tirar dúvidas sobre o edital 180.

COMENTÁRIOS

  • Olá!
    queridos presentes, não entendi muito bem as explicações, desabafos enfim….
    Bom! primeiramente o que tenho que fazer para concorrer a uma vaga ?! Terei que saber falar em inglês, ou o próprio curso eu desenvolveria ? qual é avaliação que eu teria que fazer?

    Pois estou no 8/9 semestre do curso de Direito , e tenho uma amiga na Itália na qual penso em ir para lá para fazer uma pós, ou até mesmo trabalhar em outra área.

    Aguardo retorno.
    Desde já Agradeço .

    • Dany, Direito não faz parte do CSF. Assim como todos os cursos de humanas.
      Abraço

  • Laisa Feitosa

    O que devo anexar na aba “carta de aceitação” e na aba “pedido de reconsideração” no site do ciências sem fronteiras?

  • Pingback: Como fazer o TOEFL ITP gratuito para o CSF()

  • Matheus Barbosa

    Era um dos meus sonhos desde pequeno, ter uma experiência no exterior e tentar trazer o que aprendi aqui pro meu pais, enriquecendo-o de alguma forma. Infelizmente minha média global na universidade não é suficiente para concorrer à vaga do programa.. Não passei nem pelo processo seletivo interno! É triste saber que perdi uma das oportunidades da minha vida, tão novo.. Acredito que eu tenho potencial para fazer diferença e também acredito ter um bom nivel de inglês. Porém CSF é pra quem merece, em minha perspectiva..Sei que quase ninguem vai ler ou notar isso aqui, mas foi meu desabafo.

    ;(

    • Everson

      É cara, também ocorreu o mesmo comigo, atendo a todas especificações exigidas pelo edital da CAPES, porém possuo 3 reprovações no meu curso e no edital interno exige no máximo duas. Então não sei se serei homologado pela minha IES… =/

    • Junior Tavares

      Bom dia.
      Me chamo Luzair Tavares Jr e eu acabei lendo o seu desabafo… Você só pode tentar uma vez?
      Estou querendo me candidatar e estou tirando algumas dúvidas.

      • Everson

        Pode tentar sempre que abrirem novas chamadas, porém, esse semestre passarei de 90% do meu curso, e precisa estar, se não me engano entre 20-90% do curso completo.