dicas para economizar para fazer intercâmbio partiu

Dicas para economizar para fazer intercâmbio

Já que, infelizmente, nem todo mundo tem o perfil para ganhar uma bolsa de estudos, a gente tem que ser realista e começar a pensar em guardar dinheiro para estudar fora. Por isso, fiz esse vídeo com 5 dicas beeeem básicas sobre como economizar para fazer intercâmbio.

Guia do intercâmbio barato

Talvez vocês não saibam, mas dos meus nove intercâmbios, só sete foram com bolsa de estudos os outros dois eu dei um jeito de financiar com muuuuita economia. Por isso, escrevi sobre cinco dicas bem básicas pra começar a economizar para fazer intercâmbio.

Coloque tudo no papel

Economizar para fazer intercâmbio vira uma tarefa mais palpável se você colocar tudo no papel. Pode ter certeza que essa vai ser a primeira dica de qualquer especialista em finanças pessoais. Entender quanto você ganha e quanto você gasta por mês é fundamental para você ter uma ideia mais realista do quanto você pode espremer no seu orçamento para conseguir fazer intercâmbio sem se endividar.

>>> Au Pair: o intercâmbio mais barato que existe

Saiba do quanto você precisa

Só passar a vida inteira dizendo que fazer intercâmbio é caro, não basta. Para se motivar para economizar para fazer intercâmbio, é fundamental você ter uma noção de quanto dinheiro você precisa para realizar esse sonho. Comece a pesquisar cursos, passagens, custo de vida. Se tudo parecer caro demais, sempre é possível se organizar para fazer intercâmbio sem agência, mas nesse caso é bom saber que vai necessitar muita pesquisa. Tendo um número exato em mente, você vai conseguir se propor metas mais realistas e possíveis.

>>> Quanto custa estudar na França

Comece a cortar supérfluos

Tendo tudo bonitinho numa planilha você consegue ter uma visão melhor de onde é possível cortar gastos para começar a economizar. Você gasta dinheiro demais comendo fora? Comece a se planejar melhor para levar comida para o trabalho e guardar essa graninha pelo menos em alguns dias da semana. Você gasta muito em transporte individual? Opte por usar mais transporte público. Assim além de economizar, você ainda ajuda o meio ambiente 😉 Parece pouco, mas cada 15 reais economizados fazem uma super diferença no fim do ano. Controlar os impulsos consumistas também é fundamental. Não compre coisas que você não precisa e sem as quais você pode viver muito bem.

>>> Em quais países brasileiro paga pouco (ou nada) para estudar

Arrume formas de ganhar um extra

Tá difícil pra todo mundo, eu sei 🙁 mas pense em formas de tentar fazer um dinheiro extra. Você tem roupa demais no armário? Faça um brechó, assim, você se livra de peças que nem usa e ainda ganha uns trocados. Se você sabe fazer brigadeiros muito bem, venda nos intervalos ou pros seus colegas de trabalho. Você gosta de cachorro? saia para passear com os pets dos vizinhos. Vale tudo pra conseguir guardar um pouco mais.

 

Trate a grana que você economizar para fazer intercâmbio como sagrada

Economizar é um exercício de auto-controle. Então, não pegue sua grana guardada para fazer intercâmbio por qualquer motivo. Seu sonho é importante? Trate a grana que você economizar para fazer intercâmbio como sagrada. Uma boa dica e abrir uma poupança ou conta (sem taxas, por favor, né gente) separada da sua conta normal para você nem correr o risco de querer usar suas economias para um feriado prolongado ou qualquer coisa que pode ficar pra depois.

Use comparadores

Seja para comprar a passagem de avião ou para comprar seu seguro viagem, abuse dos comparadores de preço para não gastar mais do que precisa em item essenciais para o seu intercâmbio. A Real, por exemplo, oferece 5% de desconto pros leitores do Partiu Intercâmbio e deixa você comparar os preços de seguros de viagem das maiores e mais renomadas empresas do Brasil e com diferentes coberturas para a sua necessidade.

Economize nas taxas no Exterior

Na hora de pagar taxas de cursos no Exterior, FUJA do cartão de crédito ou de transferências bancárias feitas pelo seu banco comum. Bancos normais cobram cerca de 12% só de taxa sobre o valor que você precisa mandar pro exterior. Em sites como o Remessa Online, que é parceira do Partiu Intercâmbio, você paga só 1,3% de taxa sobre a operação – uma das mais baixas do mercado!!! Além disso, nossos leitores que fizerem o cadastro na remessa em agosto de 2019 garantem um cupom vitalício para ganhar 15% de desconto na taxa das transações! SIIIM! Só fazer o cadastro no site até 31 de agosto de 2019 e o cupom partiuintercambio pode ser usado quantas vezes você precisar no site, mas o cadastro precisa ser feito por este link! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. No Transferwise, você só pode fazer transferência para pessoa física. Assim, você pode pagar a taxa de inscrição do seu intercâmbio fazendo uma boa economia.

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais