Como ganhar uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio

Início » Bolsas de estudo » Como ganhar uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio?

Como ganhar uma bolsa se estudos para fazer intercâmbio

Em maio de 2012, fui convidada pela professora Adriana Amaral (também conhecida como minha tia) para conversar com os alunos de jornalismo da Unisinos sobre o trabalho que eu fazia na Zero Hora. A conversa foi sobre jornalismo online, a experiência de fazer estágio em um jornal da Alemanha e, é claro, intercâmbio. Eu tava super nervosa, mas todo mundo foi mega querido e a turma tava bem interessada. Lá no final da apresentação, uma menina veio falar comigo: “como ganhar uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio? como tu fez para ganhar essas bolsas todas?”, perguntou ela.  A minha resposta foram quatro palavrinhas simples “eu simplesmente me inscrevi”. E fiz esse vídeo resumindo tudo que tá aqui no post. Veja os 5 passos para ganhar uma bolsa de estudos

Inspirada na pergunta dela, escrevi um post para o meu antigo blog e percebi que aquela era a angústia de muita gente. Basicamente, quase ninguém acredita que é capaz de ganhar uma bolsa, seja por achar que sabe pouco inglês, seja por achar que os outros concorrentes são muito melhores. Baseados nisso, eles nem tentam concorrer para ver no que dá.

Aí, nesta semana, a minha caixa de mensagens me surpreendeu com uma mensagem da Cristiane Abreu, a menina lá da palestra na Unisinos. A notícia que ela tinha para me dar alegrou meu dia:

“[depois da resposta na palestra] Fiquei com aquilo na cabeça e, desde então, não me deixei intimidar pelo meu inglês intermediário e prometi não desistir de nenhuma bolsa sem antes pelo menos tentar. Demorou um pouquinho, mas agora eu finalmente consegui. Fui uma das contempladas com a bolsa Top China Santander e vou passar 3 semanas estudando numa universidade de Shanghai.”

Obrigada, Cristiane, ganhei o dia com essa notícia! É incrível o poder que aquelas quatro palavrinhas tão simples tiveram. É lindo ver que algo que eu faço teve tanta importância na vida de alguém.

O mérito é todo dela, mas para conseguir chegar lá, ela precisou mudar a sua maneira de pensar. Porque, a partir daquele momento, a Cristiane simplesmente resolveu acreditar no potencial dela, persistiu correndo atrás do sonho e conseguiu. Parece auto-ajuda e, na verdade, até é, porque ou você se ajuda ou ninguém vai fazer isso 🙂

Muito obrigada por ter compartilhado essa história comigo, Cristiane! Mas tá…

como faço para ganhar uma bolsa de estudos?

A resposta é e sempre vai ser a mesma que eu dei pra Cristiane: se inscrevendo para uma! Na verdade, o segredo não é se inscrever para uma, mas sim se inscrever para várias. Então, vão aqui umas dicas práticas para quem quer muito uma oportunidade de sair do país com tudo pago e ainda não sabe nem por onde começar.

1) Você tem internet, USE:

Existe uma quantidade infinita de fundações, universidades, programas e concursos que oferecem bolsas de estudo para todos os cantos do mundo e para todos os tipos de aluno. É só acessar o buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio pra ver! Da maior parte deles, quase ninguém fica sabendo. Então, PARE de perder tempo só com besteiras no Facebook e comece a revirar a internet atrás de oportunidades. Esse blog, modéstia à parte, é uma ótima fonte de informação sobre o assunto e tem um buscador de bolsas para intercâmbio com tudo mastigadinho pra vocês. Só escolher o país e o tipo de bolsa e tá pronto! Além disso, a rede está cheia de outros sites e blogs que alertam para programas dos quais talvez a gente nunca vá ouvir falar se não for atrás deles. Você alguma vez já experimentou perder algumas horas vasculhando os resultados de uma simples busca “nome do país” + bolsa de estudos no Google? Não? Tá esperando o que, então?

2)”Eu já me inscrevi, mas não ganhei”

Essa é a desculpa mais esfarrapada e sofrenilda que alguém pode dar. Sim, eu fiz uma porção de intercâmbios. Não, eu não tenho amigos importantes que me facilitam as seleções e muito menos sou o ser mais sortudo ou inteligente do planeta. Se eu ganhei algumas bolsas de estudo na vida foi, mais que qualquer coisa, porque eu me inscrevi para uma quantidade incontável de oportunidades. Obviamente, nesse percurso levei uma infinidade de nãos. É chato? É ruim? A gente se frustra? Claro. Mas se você realmente quer estudar de graça em algum lugar, não pode ter preguiça ou desistir nos primeiros nãos. Preencher formulários, escrever cartas de motivação e juntar documentos é uma chatice, mas sem isso você não vai a lugar algum. E outra, quanto mais a gente vai tentando, mais experiência vai conseguindo e mais fácil se torna o processo todo.

3) Invista na carta de motivação

O avaliador não conhece você, logo, ele não faz ideia nenhuma da pessoa extraordinária e cheia de vontade que a sua mãe tanto ama. Não precisa ser um gênio da literatura para escrever uma boa carta de motivação, mas ela pode ser a única maneira do um avaliador conhecer você. Então, capriche e não tenha medo de deixá-los com a impressão de que não existe ninguém no mundo que quer ou mereça mais aquela vaga do que você. Não precisa exagerar, não precisa mentir, não precisa entrar num tom desesperado. Mas você quer a bolsa e quer muito. Deixe isso bem claro. E né, acho que nem precisa dizer, mas lá vai: cuide com erros de ortografia, não seja informal demais e peça para algum amigo ler e pergunte: você escolheria essa pessoa? Sempre ajuda. Ainda tá com dúvida? Veja nossas dicas para fazer uma carta de motivação. Ou também dá pra ver nosso vídeo com o que NÃO colocar na sua carta de motivação e parar de fazer coisa errada na sua carta!

4)Lembre-se: você não é o examinador

A maior besteira que você pode fazer é não se inscrever em uma oportunidade porque você não se considera fluente em inglês (ou seja lá que língua). Óbvio que se o regulamento pede alguém com conhecimentos sólidos e você não sabe esboçar nem um “the book is on the table”, a coisa tá feia mesmo. Mas, assim como na propaganda do Dove das mulheres se descrevendo horrendas para o desenhista, a gente tem a enorme tendência de se achar pior do que realmente é (seja nos idiomas, seja na beleza).  Ser “fluente” é uma coisa relativa, se você entende tudo, escreve e, ainda assim, morre de vergonha mortal de falar. Eu diria que você é fluente, só tem vergonha de falar. E isso tem gente que só perde quando vai pro exterior mesmo. Antes de dar essa desculpa esfarrapada, lembre-se: você não é o examinador. Inscreva-se e veja no que dá. A gente nunca sabe.

5) Não entendeu ainda? Inscreva-se e PONTO!

Nunca jamais alguém vai bater na sua porta perguntando “oi, quer uma bolsa de estudos?”. Se isso já aconteceu com alguém, assim, do nada, me contem porque é case. Nenhuma dica no mundo é mais valiosa que simplesmente perder o tempo de juntar uns documentos e de fazer uma redação para se inscrever. Você nunca tem como saber se vai concorrer com mais três ou três mil. É só tentar. Dá trabalho, é cansativo, mas é o jeito. Afinal de contas, além de uns minutos, o que mais você vai perder mesmo?

Animou?

Acesse nosso buscador de bolsas de estudos e veja os editais abertos para fazer intercâmbio de graça!

Então, se inspirem no exemplo da Cristiane e simplesmente corram atrás dos seus sonhos. Vale a pena MESMO <3

COMENTÁRIOS

137 respostas para “Como ganhar uma bolsa de estudos para fazer intercâmbio?”

  1. Daniele Alves disse:

    Gostei do que li, mais estou totalmente perdida sem saber como começar, não importa se eu não falo outro idioma além do Português…Eu quero conhecimento, prática, experiência. Se ainda tiver acesso a essa publicação me responde.

  2. prudent hackers disse:

    Você precisa de serviços de hackers? Em seguida, entre em contato com prudenthcakers@gmail.com para obter melhores serviços de hackers.
    Nossos serviços incluem:
    * Corte escola grau,
    * Hack em contas de e-mail,
    * Todas as contas de mídia social,
    * Banco de dados da escola para limpar ou mudar as notas,
    * Recuperação de documentos perdidos
    DUIs
    * Registros e sistemas da empresa,
    *contas bancárias,
    * Limpar maus condução e registros criminais,
    * Verificações de antecedentes, locais de monitoramento,
    + Cartões de crédito hacking,
    + Pontuação de crédito hack,
    + Monitorar o telefone de seus parceiros,
    CONTATO: prudenthcakers@gmail.com
    Para resultados confiáveis e garantidos

  3. Janis Burgess disse:

    Who we are?

    We offer all types of loan such as consumer loans for autos, debt
    consolidation, USDA 100% financing, FHA and VA. We also assist borrowers
    looking for Home Path loans, Conventional loans, Jumbo financing, personal
    loan and Business Start-up loan. We also finance contracts from auto,
    motorcycle, boat dealers, furniture stores and other sources.

    Contact us today on : INFO@INSTANTGROUPLLC.COM
    Visit our website : http://WWW.INSTANTGROUPLLC.COM

    Regards

  4. bally duke disse:

    Estou aqui para testemunhar sobre os cartões de ATM em branco, eu estava procurando através da internet em outros para encontrar um emprestador de empréstimo, e eu me deparei com um acticle em um blog falando sobre cartões de ATM em branco, eu nunca acreditei em tais coisas toda a minha vida, Para minha situação atual de ter que encontrar um meio de pagar todas as minhas contas naquele tempo, eu decidi dar-lhe uma tentativa. Mas você não vai acreditar no que aconteceu depois, eu entrei em contato com os hackers através do endereço de e-mail que eles forneceram no blog e eu tenho uma resposta imediatamente, foi-me dito que o cartão pode retirar quase US $ 3000 por retirada, fiquei tão feliz de ouvir Que e eu pergunto qual foi o proceder para obter o cartão, e eles me deram todas as informações que eu preciso. Eu fiz exame de um risco muito grande apenas para ver como terminará, eu paguei para o custo da ativação que eu pedi para pagar e depois que eu recivced um correio de uma companhia distribuindo para emitir abaixo meu endereço do contato onde eu quis meu cartão ser Delievered para, eu fiz isso e eu estava confiando em Deus que deveria ser real, depois de 48 horas eu recebi um pacote e vejo que era um cartão e folheto de instruções. I rapidamente conectado à internet e eu fiz compra on-line com o cartão e ele funciona e também foi para a máquina mais próxima ATM para testar e também funcionou. Estou tão feliz e livre de todos os meus débitos. Obrigado por cardscodehackers@gmail.com você pode contatá-los se você precisar de ajuda.

  5. geyse disse:

    oi tudo bem,atualmente tenho 20 sou formada já no ensino médio,meu sonho desde infância era conseguir uma bolsa estudos na espanha em espanhol,procurei vários sites só que esta tudo concluído na bolsa,mas tem um porém preciso ter cursado uma faculdade aqui no brasil,eu não cursei ainda uma faculdade, que faço para conseguir uma bolsa sem precisar cursar uma faculdade,o meu foco era só aprender língua espanhola e estudar fora por um tempo,e depois fazer faculdade na espanha,só surgirão várias dúvidas pois o que planejava mudou de foco, o que achar devo fazer eu curso a faculdade aqui no brasil ou continou com meus planos ?

  6. […] acompanha esse blog (http://partiuintercambio.org) já deve ter lido minhas dicas sobre como ganhar uma bolsa de estudos e, por tabela, ficou sabendo de uma moça chamada Cristiane Abreu cuja dúvida me inspirou para […]

  7. capital financial disse:

    Meu nome é Toni Racheal, eu sou um homem de negócios. Eu contrato e forneço cabos fio de cobre para qualquer lugar em todo o mundo. Estou aqui para testemunhar de uma empresa que me ajudou com um montante de empréstimo de US $ 250.000 e eu quero anunciá-lo para o mundo, porque eu nunca acreditei que ainda existem empresas no Reino Unido como que na internet que ainda são muito legítimas. Eu sou um viúvo que tinha perdido esperanças na vida, mas com a ajuda desta empresa, eu paguei minhas contas e comecei meu próprio negócio, Se você precisar de qualquer empréstimo financeiro assistência, estou feliz e rica novamente e estou agradecendo a Deus que tal empréstimo Empresas como esta ainda existem sobre este scams todos os lugares, por favor, eu aconselho todos lá fora, que estão em necessidade de empréstimo para ir para {capitalfinancialservice@hotmail.co.uk} eles nunca vão falhar, sua vida vai mudar como o meu fez. O email . Capitalfinancialservice@hotmail.co.uk

  8. Thais disse:

    nossa Amei seu Blog suas dicas… Vou Fazer enem ano que vem nao sei como funciona o intercambio sou nova no assunto mais ja estou traçando meu futuro e concerteza quero uma bolsa de estudo no exterior no curso de gastronomia é um sonho que quero muito realiza

  9. amanda Sampaio disse:

    Olá . Amei suas dicas meu nome é amanda eu não sou fluente inglês mais sei algumas coisas basicas. Quero continuar aprendendo e se eu tivesse a oportunidade de ganhar uma bolsa eu iria me dedicar muito e seria ótimo ter uma chance dessas obrigada.

  10. Thalita disse:

    Tenho 15 anos e realmente mesmo quero crescer na vida. Meu sonho é estudar fora, conseguir crescer na vida não ser mais uma pessoa sem futuro, já estou estudando muito e espero que eu consiga um dia crescer na vida ajudar minha mãe que sempre me criou sozinha e vocês me ajudaram bastante, muito obrigada.

  11. rebeca disse:

    com q idade pode fazer intercambio?aonde devo procurar?

  12. Maria Stella Alcântara disse:

    Ola bruna,eu tenho um problema que é o meu historico escolar do 8 e 9 ano,pq eles estam baixos,eu tive problemas na familia e como consequencia minhas notas baixaram drasticamente,porem nunca perdi de ano,tenho 14 anos e estou entrando no 2 ano,vc acha q isso me afetaria em tentar ganhar uma bolsa,tenho medo de tentar e n conseguir,n me arrependo desses 2 anos de notas baixas pois eu fiz isso pra ajudar a minha mãe se recuperar de uma depressão,gostaria muito de saber a sua opiniao,oq vc acha? bjs

  13. Manu Dall disse:

    Olá Bruna! Tenho 14 anos (completei 14 esse ano), estou no ultimo ano do Ensino Fundamental, e gostaria de saber o que posso fazer para conseguir uma bolsa de estudos para o Ensino Médio (sendo que os sites só aceitam quem tem 15 anos ou mais). Esse é meu sonho, e estou pensando já para o próximo ano mesmo. Se puder me ajudar em relação a isso, ficarei grata. Adoro seu blog, beijos!

  14. Isa Santos disse:

    Eu tenho 11/12 anos e meu sonho é fazer intercambio de Espanhol, quero saber se tenho chances com essa idade ou devo tentar quando estiver mais velha ?

  15. Melissa disse:

    Muito obrigada pela dicas, era isso que eu precisava, como você escreveu ”medo por achar que não sabe o inglês ou por achar que os outros são melhores” obrigada mesmo, meu sonho é fazer intercâmbio só que acho que não sou capaz de conseguir uma bolsa por só saber pouco do inglês e achar que não vou conseguir mas com seus conselhos meu deu motivação, e acredito que irei conseguir. Mais uma vez obrigada <3

  16. Jade disse:

    Aql programa dos jovens embaixadores pede fluencia em inglês e tipo outros tb na vdd a maioria eu n tenho condições de fazer um curso,eu sei o basico tipo ” i have a book ” oq faço? Preciso de uma bolsa

  17. Richard Silva disse:

    Precisa está no ensino médio?

  18. Matheus disse:

    Oi gostaria de saber qual o tamanho mais ou menos da carta de motivação e os melhores temas para serem abordadas em tal !!! Obrigado

  19. Danusia disse:

    Oi querida! Tenho inglês intermediários seu blog é muito motivador pra mim, enquanto converso com pessoas do meu dia a dia que acham que sonho demais, é gratificante ler seus textos e ver que tem pessoas que acreditam e muito mais que isso vão atrás. Comecei a pesquisar sobre bolsas a poucos dias, pq sempre esperei o momento de sobrar uma grana, mas nunca sobra, dificil economizar ganhando pouco, me frustei muito com o aumento câmbio. Você poderia me indicar instituições que dão essa oportunidade? Obrigada bjus.

  20. Natalia Almeida disse:

    Oii, gostei muito do seu blog . Quero muito fazer intercambio e não tenho condições. Você pode me falar alguns sites para se escrever ?

  21. geovana disse:

    ola, só tenho 15 anos será se tenho chance?

  22. Lorraine Almeida disse:

    tem como você me indicar uns sites?

  23. Bianca Freire disse:

    Oi, Bruna! Olha, primeiramente, parabéns pelo blog, eu simplesmente adorei! Sempre tive vontade de fazer High School (pra ter uma ideia, tenho 12 anos e pesquiso desde já), mas tenho vários problemas e dúvidas no que diz respeito a convencer meus pais, no nível de inglês, e ao pagamento do curso. A bolsa de estudos cobre somente os gastos com a escola ou a estadia completa? Se não for por bolsa de estudos, pago tudo antes da temporada fora? Como já li em alguns posts seus, não é completamente necessário um curso. Poderia me indicar algum livro ou site com esses exercícios em inglês? Sim, me desculpe pelo bombardeio hahaha Mas gostaria muito que me respondesse! Obrigada 😀

  24. Melissa Cardoso disse:

    Adorei o blog, vou seguir todas as dicas, começando pelo curso de inglês, quero muito estudar fora. Valeu pelas dicas e vou seguir acompanhando! 🙂

  25. Monique Pauxis disse:

    Bruna, primeiro gostaria de agradecer pelas dicas no site, é de grande ajuda!! 🙂
    Gostaria de saber como faço para encontrar cursos de inglês e alemão gratuitos na Alemanha,rs. Pretendo ir no ano que vem(2016) estudar e trabalhar para me manter e assim que tiver domínio da língua pretendo aplicar o mestrado para alguma universidade. Outro ponto é que meu marido possui cidadania portuguesa e pretende ir comigo para Alemanha no primeiro mês, isso me ajudaria se eu entrar com ele na Alemanhã? Bjsss

  26. Renata disse:

    OPORTUNIDADE DE BOLSA DE ESTUDOS ESCOLA EXECUTIVA DE INGLÊS EM 18 MESES.

    Olá

    Sou consultora de marketing da United Institute, que é uma rede executiva de escolas de Inglês. 
    
    Diferenciais do curso: 
    
    Inglês em 18 meses 
    Ênfase em conversação 
    1 a 5 alunos em sala de aula 
    Horários flexíveis e programáveis pelo próprio aluno. 
    
    Como não investimos em publicidade, colocamos 25% dos alunos com bolsa parcial de até 70%, esses alunos direta ou indiretamente acabam sendo a propaganda viva da escola, pois sabemos por experiência própria que, a propaganda boca -a-boca gera melhor resultado. 
    
    Caso haja interesse pela oportunidade, me mande seu contato telefônico para que eu possa te ligar e verificar a possibilidade de inclui-lo no processo seletivo. 
    
    Por e-mail fica difícil, pois meu trabalho é externo e trabalho com agenda, preciso de uma resposta rápida se existe realmente esse interesse. 
    
    Renata Oliveira
    Consultora de Marketing
    WhatsApp :96226-7225
    Renatasilvaunited@gmail.com
    http://www.unitedidiomas.com.br
    United Institute – Inglês em seu tempo

  27. franciele Vanessa disse:

    Quero saber em que sites posso me inscrever para tentar ganhar uma bolsa.

  28. bryan santos disse:

    Bruna, me chamo Bryan, tenho 14 anos, sou poeta e estou terminando o meu 9º ano e sou louco pra fazer intercâmbio na área de Jornalismo e Comunicações Sociais para mais tarde fazer minha Pós-Graduação em Publicidade, com que idade posso tentar o Intercâmbio? Se já puder tentar, gostaria de saber como eu iria fazer meu Ensino Médio… Agradeço desde já, Bryan!

  29. Beatriz Bianco disse:

    Bruna em qual Site eu acho a Inscrição para fazer Intercâmbio ? E adorei suas dicas…. Tenho apenas 11 anos mais já estou procurando kkkk

  30. Mariana disse:

    Então, eu tenho 12 anos, falo inglês fluentemente. Segui suas dicas para pesquisa, mas todas as bolsas são para faculdade. Gostaria de uma para o 8° ano do ensino fundamental 2. Se puder me ajudar eu agradeceria.

  31. Mel disse:

    Oi Bruna,
    Achei seu Blog muito legal. Sempre sonhei em fazer intercâmbio, mas não tenho as condições financeiras. Estou batalhando muito para conseguir e apesar de existirem muitas possibilidades, não consigo achar nenhuma em que apresente todos os requisitos :'(
    Você fez algum intercâmbio através de bolsa? Tem alguma dica?
    Beijo,
    Mel

  32. Caio Vale disse:

    parei de perder tempo na internet tenho 16 anos e estou a procura de intercambio mesmo com o pouco que o meu estado(Pará) fornece

  33. Juh disse:

    Mas enquanto ao historico escolar? Tem escolas que a media é 5 ou 6 e em bolsas eles pedem no minimo 7 na media. Sera que tem alguma bolsa que considera nota 5 ou 6?

    • Juh, então, quanto mais altas forem duas notas, melhor. Eu não deixaria de me inscrever se minhas notas estivessem na média do colégio e tudo mais, mas quanto melhores forem suas notas, mais chances você vai ter de conseguir uma bolsa.
      abraço

      • Juh disse:

        Eu sempre deixei de me inscrever em bolsas por causa do histórico escolar, pois a maioria das bolsas pedem que o histórico esteja na media de 7. Mas mesmo assim vou me inscrever. Obrigado pelas dicas ;D

  34. Rilton Vernice disse:

    Olá Bruna, primeiramente quero parabenizá-la pelo blog, conheci ele hoje e já amei, obrigado pelas dicas de intercâmbio, acredito que serão muito úteis pra mim! Se eu puder tirar uma dúvida com vc hehe. Sou universitário, estou no 3º ano do meu curso, o processo de solicitação da bolsa é diferente de quem ainda esta no ensino médio?! A carta de motivação é diferente, ou depende do programa que o país oferece? Desculpa as perguntas, mas são dúvidas básicas que tenho, eu nunca tentei intercâmbio! Desde já eu agradeço, ótimo blog Bruna 🙂

  35. Elza Almeida de Castro disse:

    Olá Bruna! É a primeira vez que leio seu blog e cheguei até aqui pelo sonho da minha filha de estudar em outro país.Gostei muito das dicas. Mas me diga uma coisa, existe uma idade mais adequada para se fazer intercâmbio? Pergunto porque minha filha tem no momento 14 anos.
    Abraços e até logo.

  36. […] difícil, mas requer tempo, insistência e paciência. Neste post aqui, eu já até falei sobre como ganhar uma bolsa de estudos no exterior e hoje eu resolvi falar sobre como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. […]

  37. Vitória Helena disse:

    Olá Bruna, estou interessada em bolsas de intercâmbio high school porém não sei onde procurar. Poderia me ajudar?

  38. Maycol Silva disse:

    Ameeei seu Blog Bruna, estou em busca do meu 2ºintercambio, quero uma bolsa de preferencia, pois o primeiro que fiz foi em Buenos Aires, na Cidade de Palermo, e foi pago, gastei muito, você dá excelentes dicas sobre bolsas, recomendo seu blog a todos os meus amigos que estejam na curiosidade de fazer um intercambio, e deveria colocar a newsletter pra gente assinar e receber as mensagens no email =)

    • Oi Maycol,
      Fico feliz em saber 🙂 quando rolar tua bolsa, me manda um email contando e eu divulgo aqui. Sobre a newsletter, ali do lado direito dá pra colocar seu email aí você sempre recebe avisos sobre os novos posts. Uma newsletter mais elaborada eu ainda não consegui fazer porque tô no meio da minha dissertação e tem sido difícil simplesmente manter o site sozinha ^^ hihi
      Mas coloca teu email ali e tu não perde nenhum post do Partiu.
      beijo!

      • Marcelo disse:

        Bruna por favor me ajude a conseguir um intercambio para Espanha com Santander pelo TOP ESPANHA. ESTOU NA FACULDADE E MINHA NOTA FINAL É 7,49 PORÉM A UNIVERSIDADE DISSE QUE NÃO POSSO CONCORRER PQ NÃO TENHO NOTA MINÍMA DE 8. O QUE VOCÊ ME ACONSELHA?MEU E-MAIL mccmorais@hotmail.com por favor me dê um socorro.!!!!!

  39. Tamires Reis disse:

    Oi Bruna, com isso o que voce disse. Me motivei e agora vou me dedicar mais para que eu possa tentar fazer um intercambio. Voce sabe algum site confiavel que eu possa tentar fazer ?
    Obrigada 🙂

  40. Danubia disse:

    Bom dia
    Bruna parabéns pelo blog, voce esclarece duvidas de muitos!!
    Acabei de chegar de um intercâmbio, mas quero muito fazer outro, estou de olho em alguns, mas gostaria de fazer algum tipo de trabalho no exterior, remunerado, não simplesmente estudar, voce conhece algum site que eu poderia pesquisar?
    Obrigada

  41. Agnes Marques Rogerio disse:

    Oi, meu nome é Agnes e um dos meus sonhos é fazer intercâmbio, porém apenas uma coisa me assusta: a tal prova de proficiencia em inglês. Você teve que fazer essa prova? Foi muito difícil?

    • Sim, já fiz Toefl e Ielts e o test DaF de alemão. Não pode ter medo da prova. É só se preparar (eu nunca fiz curso) eu sempre comprei livros com exercícios das provas e estudei em casa sozinha. Esse tipo de exame fica muito mais fácil quando você conhece a prova e sabe o que esperar dela 😉

  42. Breno disse:

    Boa noite, Bruna.
    Pesquisei no google sobre intercambio e o primeiro blog que apareceu foi o seu.
    Achei bem interessante e com dicas ótimas. Ainda não olhei todo o site, então me perdoe se você já escreveu sobre isso, mas a minha dúvida é a seguinte..
    Tenho muita vontade em fazer intercambio e o inglês não seria o problema, mas não quero universidade, exatamente, por mim poderia até ser um curso na área de fotografia. O problema é realmente a grana. Então queria saber se você conhece ou sabe se tem como conseguir alguma bolsa pra essa área em especifico?
    Ótimo blog.

  43. Camille Coelho disse:

    Seu blog é incrível, parabéns. Bom tenho muita vontade de fazer intercâmbio (na verdade é meu sonho rs), porém tenho medo pois meu ingles é muito fraco. Por favor, poderia me dar algumas dicas?

  44. MarkusZsysku disse:

    Ola, Bom dia! Tenho uma dúvida, você disse para fazer a carta de motivação sem medo (acredito estar no nível de inglês que você disse), mas andei pesquisando e a maioria das universidades e todas pedem IELTS. Como proceder? No caso, tenho mesmo que fazer a prova e alcançar a nota especificada? Obrigado desde já!

  45. Guest disse:

    Ola, Bom dia! Tenho uma dúvida, você disse para fazer a carta de recomendação sem medo (acredito estar no nível de ingles que você disse), mas andei pesquisando e a maioria das universidades e todas pedem IELTS. Como proceder? Obrigado desde já!!

  46. Ithallo disse:

    A minha universidade não adere a nenhuma bolsa de estudos que você publicou no blog… 🙁

  47. izabella santiago disse:

    Moça seu blog é show! Fiz meu primeiro intercambio aos 16 anos através de uma bolsa que ganhei do governo do estado, desde então surgiu em mim uma vontade absurda de viajar e aprender novas línguas. Já falo espanhol fluente (graças ao primeiro intercambio que foi na Espanha), e busco uma oportunidade de aprender inglês; seu blog tem me ajudado muito a tentar lograr este desejo. Gracias 🙂

  48. Leticia Monteiro Gonçalves disse:

    Se você só puder participar do programa se tiver bolsa de estudos, tem que falar isso na carta de motivação?

  49. Jhessi disse:

    Mais quais os sites mais confiaveis para se inscrever?

    • Jhessi, aqui no canto direito tem um monte de links no “onde procurar uma bolsa de estudos”. Além disso, eu estou sempre divulgando um monte de seleções abertas aqui no blog. Só ficar de olho!

      • Jhessi disse:

        Obrigado …. Vou ficar de olho..

      • Jhessi disse:

        Oi….bom aqui estou eu de novo para incomodar!!! Eu queria saber algumas orientações…. estou pesquisando muito ….coisas relacionado a “bolsas”mais tá difícil não estou achando nadinha e queria a ajuda de alguém…se poder me ajudar…

  50. Jhessi disse:

    Oie….amei suas dicas sempre sonhei com isso mais nunca tentei…ñ falo inglês mais vou dar minha cara á tapa e vou tentar !!! Acho que não tenho nada a perder só á ganhar

  51. silas disse:

    Bom Dia.
    ME inscrevi no Formula Santander, fui selecionado para oi intercambio, mais em relação a documentação não consegui arrumar a tempo. Sabe outros sites que eu possa me inscrever para fazer intercambio.?
    Grato

  52. Tawana disse:

    Peguei o bloquinho, tomei nota e me enchi de vontade. Parabéns pelo blog, Bruna!

  53. Gabriel disse:

    Eu procurei mais não axei nenhum site..me ajudem por favor rsss eu quero muito. ..

  54. Veronica disse:

    Ola meu nome e veronica tenho 14 anos e eu estou no 1°colegial sei pouco de ingles mas amo queria fazer intercambio nos estados unidos mas nao sei a idade qual a idade que podesse fazer e quem escolhe o lugar cidade pra onde a gente vai pf me mande um e_mail bjs e fique com
    Deus

    Me chama no whats se quiser

    Twiter@pontesemblem
    Insta veh pontes

  55. ingrid aires disse:

    OOi, amei o blog, existem muitas oportunidades para bolsas de estudo na coréia do sul? ou até de trabalho mesmo, gostaria muito de ir.

  56. Karen disse:

    Olá, me chamo Karen, e cursei todo meu ensino medio e fundamental em escola publica. Começei a cursar faculdade durante 3 anos, porém estive sem condições de continuar a pagar. Essas bolsas só valem pra quem fez ensino medio e ou faculdade publica? No meu caso como eu não conclui, posso dizer somente o ensino medio? aguardo sua resposta, desde já aquele obrigada. Parabéns pelo Blog. Beijo

  57. Bárbara Valente disse:

    Olá.. vasculhando a net achei seu site. AMEI (já li quase todos os posts)

    Venho aqui deixar resgistrado que seu texto é a mais pura verdade.Sempre tive vontade de viajar e estudar, aos 17 anos vi um anúncio na faculdade de Bolsas pelo Santander Universidades. Me inscrevi na maior inocência. Sabe quando a gente diz: “Vai que né..”

    Passados 2 meses, me ligaram e disseram que eu tinha sido comtemplada. Nem acreditei, pensei que era trote, mas fui averiguar. Resultado: em jan/13 larguei tudo e fui para o México fazer intercâmbio de 6 meses. Foi a melhor experiência da minha vida!!! Esse ano, farei outro intercâmbio na Irlanda. E não quero para por aí. 🙂

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

  58. Robert Targino disse:

    Bom dia, estou planejando pra daqui um ano, gostaria de saber se com ingles, beginner eu consigo me desenvolver em outro pais, até pq pra estudar, será necessarios alguns termos que não conhecerei, me enrolo demais com a lngua inglesa, tenho sede de novas oportunidades oferecidas, gostaria de saber, se devo aprimorar o ingles e depois buscar estas vagas que talvez consiga, ou contratrario, buscar a oportunidade e forçar o ingles junto com elas?

    • Robert, tudo vai depender de você. A única coisa que eu posso garantir é: a vida é muito mais fácil quando você já tem um conhecimento um pouco mais sólido do inglês antes de sair do Brasil, mas se você for focado, nada impede de aprender tudo enquanto estiver fora e voltar fluente. Tudo vai depender de você mesmo e do que você está procurando.
      abraço

  59. alivre disse:

    Amei esse texto e sim nunca desistir! Eu me subestimava muito mas consegui uma bolsa na primeira tentativa e agora, terminando o bacharelado ja to de olho no mestrado pra ano que vem =D

  60. gostaria de saber como faço pra me inscrever em algum curso de graduação, pois só vi relato de pós e doutorado, to cursando serviço social, tem chances de ter uma bolsa de estudos ou um intercambio….

  61. […] que precisa para ganhar uma bolsa de estudos? Foco e persistência. Já disse isso um milhão de vezes aqui no blog. Não adianta você […]

  62. obrigado por esta publicação!!

  63. Fernando disse:

    É sempre tão simples falar…

  64. Bárbara Rossi disse:

    Sensacional seu post!!! Parabéns! As vezes agente precisa ouvir de alguém algo que nos tire da zona de conforto e quebre o nosso padrão de pensamento!! pode parecer simples, mas as suas palavras tiveram um efeito tão profundo na Cristiane que ele teve gás para ir e conseguiu! Bela História, Parabéns!!

  65. […] dicas sobre como ganhar uma bolsa de estudos e, por tabela, ficou sabendo de uma moça chamada Cristiane Abreu cuja dúvida me inspirou para escrever o post. Lá, vocês também ficaram sabendo que a estudante […]

  66. Bruna, bom dia!
    hoje comecei a procurar como e de que maneira minha filha poderá aperfeiçoar seu inglês no exterior, ela estará terminando agora no fim do ano de 2014 o curso de “Tradutor Interprete” em uma universidade particular com a ajuda do governo federal através do FIES, Graças a Deus.
    Encontrei o seu depoimento após ter conseguido ir para EUA e Alemanha, é lindo demais depois de tudo concretizado não é! Porém não foi fácil, e o seu incentivo é 10 para quem tem no sangue o desejo de ver este sonho realizado, como é o caso da minha filha.
    Me oriente por onde podemos começar, estou disposta a ajuda-la de qualquer maneira com uma bolsa, pois financeiramente é quase impossível.
    Um abraço,

  67. Rafaella da Costa Mattos disse:

    Muiiiiito bacana seu texto! Realmente essa parte do intercâmbio( …de correr atrás) é na cabeça da maioria, o mais difícil!!
    Sem pedir demais…você bem que podia postar um exemplo desta tal desta carta que fez você ser aceita para a bolsa. Assim seria possível entender a visão da banca examinadora.
    Parabéns pelo texto e por tudo o que consegue fazer na sua vida! Você é um exemplo do que muita gente deseja ser!
    Felicidades Bruna!

  68. era tudo o que eu precisava *—–*

  69. julia disse:

    olha eu sou nova aonda mais ja penso no meu futuro, pesp pra caramba no meu futuro e esse post me fez conhecer como isso tudo funciona, obrigada msm, amei!

  70. biia disse:

    Estouu muito interessada ,fazer um imtercambio e nao vou desistir facil

  71. biia disse:

    Estouu muito interessada a fazer um imtercampio e nao vou desistir facil

  72. […] Seja autêntico e honesto. A carta de motivação – como eu já discuti em neste post sobre como ganhar uma bolsa de estudos – é muitas vezes a única forma de o avaliador conhecer você, mostre quem você é e por […]

  73. Luane Souza disse:

    quem tiver dúvidas sobre morar/estudar fora, este site ajuda bastante http://www.brasilafora.webs.com

  74. Ricardo disse:

    Ola, quero muito realizar meu sonho de fazer um intercambio, pois gostaria de acrescentar essa experiência única nessa fase da minha vida, pois vejo que dessa forma irei aprender mais convivendo com a cultura do pais, línguas, costumes, culinárias e etc. Nunca me aprofundei nesse assunto e queria pedir ajuda a quem entende disso, desde já agradeço, deixo aqui meu e-mail: ricki.luiz64@gmail.com. obrigado.

  75. Warley disse:

    Adorei o texto! É a motivação extra que eu realmente precisava. Não desistirei! Obrigado, Bruna!

  76. iriane disse:

    queria saber como faco pra me inscrever em concursos, nao achei nada algue me indica sites p me inscrever pf?

  77. Vitória Campos disse:

    Descobri o blog agora e amei. Estou no primeiro semestre de Antropologia e quero muito uma bolsa para a Coreia do Sul! No entanto, ainda não encontrei nenhuma em que possa me inscrever 🙁 Você pode me informar se souber de alguma por favor? É o sonho da minha vida. Desde já muito obrigada.

  78. Fernanda Borges disse:

    ALGUEM CONHECE O PROJETO BABEL?

  79. Brenda Souza Santos disse:

    Bruna,
    tenho 14 anos,faço curso de inglês a um mês. No meu curso surgiu vagas para um intercâmbio,eu me inscrevi,e entre todos que se inscreveram para o intercâmbio,08 foram selecionados para fazer uma prova que vai decidir quem vai ou não,eu estou entre os 08. Na prova vai ter 20 questões em inglês,com alternativas,e no final uma redação com o titulo,”Por que eu quero ganhar este intercâmbio”. A prova vai acontecer amanhã,dia 13/04/2014. Queria dicas de como me sair bem nessa redação. Obrigada desde já!!

  80. Bruna, eu tenho 13 anos, venho me esforçando muito, e sonho um dia estar fazendo intercâmbio, ou estudando fora do Brasil, sabe, é um sonho, eu amo mesmo estudar, quero ter um brilhando futuro, acho até que é meio cedo, mais estou no 8º ano, mais 4 anos me formo, então você acha errado, eu com minha idade, pensar no futuro, e em como conseguir bolça ou intercambio?? Obrigada

  81. Queria fazer mais publicidade vai depender do pais tbm

  82. Luana Fernandes disse:

    Esse post é muito inspirador quero muito estudar fora, já me inscrevi para alguns bolsas, mas ainda não consegui nenhuma, mas eu não penso em desistir, e ler algo assim apenas da mais força pra continuar tentando.

  83. Paula disse:

    Oi, parabens pelo post, foi muito bom *-*
    Eu ainda estou no segundo ano do ensino medio, mas eu quero muito fazer intercambio, de preferencia pra Londres!
    Você sabe se tem algum concurso (ou se o CsF) possibilita o intercambio de arquitetura?

  84. Thaís disse:

    muito bom esse post! adorei tudo

  85. nao consigo ganhar bolsa de estudo o que fasso

    • Iana disse:

      Julia você pode começar estudando um pouco mais a língua portuguesa, para depois pensar nas contemplações com bolsas de estudo. Início de frase se escreve com letra maiúscula, a palavra: NÃO é acentuada e FAÇO é com Ç e não SS como você escreveu. Talvez o seu grau de conhecimento esteja dificultando resultados positivos nas avaliações.

  86. […] as aulas começam em outubro. No mais, repito aquele blá blá motivacional (que eu já esmiucei aqui e aqui): não fiquem procurando motivos pra adiar os estudos fora! Tem um monte de bolsa por aí é […]

  87. […] lembram de todo aquele meu papinho de não desistir no primeiro não? Porque ganhar bolsa de estudos não é uma coisa que vem, assim, fácil pra todo mundo e que o […]

  88. […] de projetos para realizar nos próximos tempos, qualquer hora é hora de começar a planejar. Seja com bolsa ou com as próprias economias, muitos dos cursos mais longos (High School e cursos universitários) […]

  89. […] de projetos para realizar nos próximos tempos, qualquer hora é hora de começar a planejar. Seja com bolsa ou com as próprias economias, muitos dos cursos mais longos (High School e cursos […]

  90. Li disse:

    Perfect!!!! Quero contar a minha história: na faculdade descobri os intercâmbios que vinham se popularizando devido às políticas de internacionalização da graduação. Infelizmente, eu não consegui uma bolsa, porém não desisti e fiz meu intercâmbio com minhas economias. Ah…não tem experiência melhor….

    Quando voltei da Europa procurei bolsa de estudo até debaixo do tapete de casa hahahhaha

    Nessa minha procura acabei embarcando uma amiga pra França -mês passado-, outro amigo pra Sorbonne – 3 anos atrás-, outra pro México, Portugal, Finlândia, Argentina, etc…. Desde de curso livre até doutorado sanduíche, meus amigos queridos estão espalhados pelo mundo 😉

    Eu, por enquanto, não dei sorte nas minhas aplicações……..Até dá pra viajar e estudar fora economizando, mas o bom mesmo é receber uma scholarship, né?!?!

    Acho que tem um lance de sorte, você não acha???? Tem um lance de momento, estar no momento certo, na pesquisa acadêmica certa. Enfim…. Esperarei a minha bolsa rsrs

    Enquanto isso, fico feliz com as conquistas dos meus queridos amigos 😀

    Queria lhe fazer uma pergunta já que é tão gabaritada : Você acha que tem limite de idade para conquistar uma bolsa de estudos???? Principalmente no Mestrado????

    Beijao

  91. João Ricardo disse:

    Bruna, estou procurando oportunidades há muito tempo. Na verdade, não posso dizer que tive muitas tentativas, no entando, me dediquei o ano de 2012 inteiro para me destacar no curso de Jornalismo que fazia na Universidade Federal do Pampa para conseguir uma bolsa pelo CsF. Apesar de preencher todos os requisitos ~inclusive me virei pra fazer correndo um curso de inglês, sendo que eu tive de parar no fim do nível intermediário~, o programa, como bem sabemos, não contempla (mais) a nossa área (além de muitas outras das Ciências Socias Aplicadas e das Humanas). Isso me deixou profundamente desmotivado e, mesmo me inscrevendo, não pude passar nem da primeira etapa. Agora, eu concluí a minha graduação. Estou de volta ao meu estado natal, o Rio, e ainda sonho com o intercâmbio.
    Posso dizer que sua publicação me motivou novamente, sobretudo por saber que há, sim, chances para quem não tem o “Quem Indique” para facilitar as coisas, ou mesmo para quem, assim como eu, não tem condições financeiras de pagar um curso no exterior. Vou procurar mais sobre as oportunidades de intercâmbio para quem não está mais na universidade. Uma pergunta: você tem perfil no twitter? rs
    Abraços, obrigado pela inspiração!

    • Bruna Amaral disse:

      João, te entendo perfeitamente. Pessoalmente, acho um absurdo o ciência sem fronteiras ter cortado a área de humanas. Especialmente quando tem tanta bolsa SOBRANDO que o governo diminuiu as notas mínimas nos testes de proficência para que as pessoas atinjam os requisitos para a candidatura. Deixando a crítica e o mimimi de lado, não desiste e não desanima! Sei que parece meio maluco uma pessoa que ganhou várias bolsas dizendo uma coisa dessas, mas pra cada oportunidade que eu consegui, teve uma quantidade enorme de outras pras quais eu me inscrevi e não passei. A diferença é que dessas ninguém fica sabendo 🙂
      Eu sei bem que o processo de procurar, se inscrever e criar expectativas é longo, cansativo e, na maioria das vezes, muito frustrante. Só que eu te garanto: vale a pena persistir porque tudo isso faz sentido quando tu realiza o sonho. E ele é possível.

      Quanto ao twitter, não tenho um pessoal, só do blog mesmo é o @partiuintercamb
      e me deixa bem feliz saber que esse post te inspirou. volta sempre!

      beijo!

  92. Uhilian disse:

    E se a pessoas estiver fora da universidade, há como?

    • Bruna Amaral disse:

      Uhilian, depende do tipo de curso que você está procurando. Existem oportunidades para todos os tipos de perfis. É só começar a procurar.

  93. Curti essa postagem hein !!! A maioria do pessoal desiste antes de começar a competição !! É como na vida, não deve se perguntar se deve ou não deve, mas sim Por que não ?

    • natanael disse:

      Ola o meu nome e natanael, e eu tenho muita vontade de sai do pais para fala em ingles. Porq a minha influencia para fala ingles e muito grande, e eu nao sou do tipo de pessoa que desiste
      facil.thau personal thsnks of attention.?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *