Como ganhar uma bolsa Chevening? Bolsista brasileira dá dicas

Início » vídeo » Como ganhar uma bolsa Chevening? Bolsista dá todas as dicas que você precisa

Você tá aí quebrando a cabeça sobre Como ganhar uma bolsa Chevening? O programa é um dos mais conceituados do Reino Unido e todo o ano dá bolsas de mestrado para brasileiros estudarem por lá. As inscrições estão abertas até 7 de novembro e a Letícia Bittencourt Abreu Azevedo, de Minas Gerais, está em Londres para fazer seu mestrado em direitos humanos com bolsa do programa. Ela deu todas as dicas que vocês precisam pra se inscrever no programa. Confere:

 

A Letícia tem só 24 anos e vai estudar Direitos Humanos na Queen Mary University of London, no Reino Unido. Ela é formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, a PUC-Minas. Essa não é a primeira bolsa e nem a primeira aparição da Letícia aqui no Partiu. Em 2016, ela apareceu por aqui para contar sobre uma bolsa de estudos na China e nos Estados Unidos. “O Partiu Intercâmbio me ajudou muito a encontrar oportunidades e a me preparar para as seleções. O que espero é poder retribuir toda a ajuda ao motivar novos estudantes com potencial”, disse ela no relato <3

Mas vamos ao que interessa:

Como ganhar uma bolsa Chevening?

Com muuuuita, mas muita preparação, óbvio.

Comece a se preparar com antecedência

O processo de seleção da Chevening dura meses, tem diversas fases e exige uma quantidade enorme de documentos. As inscrições ficam abertas por três meses justamente para que os candidatos tenham tempo para se preparar. Assim, seja esperto e prepare sua candidatura antes mesmo das inscrições abrirem. Já falei aqui no blog que colocar ganhar uma bolsa como meta de vida é um dos primeiros passos para, de fato, ganhar uma bolsa.

A Letícia queria ser bolsista de Chevining desde 2013 e foi conhecendo os pré-requisitos e preenchendo todos eles um por um. Ela passou três meses entre escrever carta de motivação, aplicar para a bolsa, aplicar para as universidades e juntar documentação. Isso faz toooda a diferença na hora de aplicar, porque você não vai ficar nervoso com a papelada. E pra passar nesse processo de seleção, precisa enviar uma quantidade enorme de documentos e preencher uma vasta lista de pré-requisitos. Então, comece a fazer tudo bem antes, você não vai se arrepender.

 

Converse com pessoas próximas sobre coisas legais que você fez

Uma das chaves para conseguir ganhar a bolsa Chevening é se conhecer bem. Sim, só quem se conhece muito bem sabe explicar com coerência todas as coisas bacanas da sua própria história de vida. Por isso, não tenha vergonha de conversar com amigos, professores e chefes e perguntar para se eles lembram de alguma coisa muito legal que você fez. Tomar a frente de um projeto, sugerir uma solução inusitada, mediar um conflito ou simplesmente juntar amigos para fazer uma boa ação são coisas que, quando bem contadas, podem saltar aos olhos dos examinadores. E como nem sempre a gente consegue olhar pra gente mesmo com esse olhar “avaliador”, perguntar para quem vê de fora é uma boa dica.

Como ganhar uma bolsa Chevening leticia bittencourt partiu intercambio mestrado no reino unido

Leia o edital do programa com MUITA ATENÇÃO

Gente que tem preguiça não ganha bolsa de estudos. O site do programa Chevening tem tudo SUPER explicadinho. Entender o que é o programa, o que eles buscam nos bolsistas e qual o tipo de mestrado eles apoiam pode ajudar você a fazer o application que vai garantir a bolsa.

 

Não estude inglês, estude para o Ielts

Prova de proficiência tira o sono de muita gente. E, sim o Ielts é bem específico, caro e bem chatinho de fazer. Então, entenda de uma vez por todas que pirar na gramática ou estudar inglês de maneira aleatória não é o que vai fazer a diferença na sua nota. Estudar a prova é o que vai você se sair bem. Sim, essa dica vale pro Ielts, TOEFL ou qualquer outra prova de proficiência: Conhecer a prova que você vai fazer é FUNDAMENTAL.

A Letícia contou aqui que fez mais de 50 provas do IELTS e ela tava certíssima, afinal, conhecer o formato, a estrutura e treinar o ouvido para o inglês britânico é importantíssimo. Então, não estude inglês, estude o Ielts e para o Ielts.

 

Estude seu application e treine para a entrevista

O que estudar para a entrevista? O seu próprio application! Na entrevista, o que os examinadores querem é ver se tudo que você escreveu ali faz sentido e tem coerência. Então, leia, releia, escreva notas sobre seu application. Não tô dizendo pra decorar e repetir tudo feito um papagaio, né, gente, mas você precisa saber muito bem tudo que você disse no application para a hora da entrevista.

Se você quer ganhar a bolsa Chevening, treine falar inglês, treine contar tudo que você disse no seu application em voz alta. Vale pedir pra um amigo simular a entrevista, falar sozinho na frente do espelho, falar no chuveiro… O importante é falar mesmo sobre tudo que você escreveu no application. Só ler não vai adiantar, tem que falar, mesmo. Isso até ajuda a perder a vergonha e se sentir mais confortável na hora da entrevista. Outra boa dica pra entrevista da Chevening é se mostrar de fato interessado pelo que você quer fazer no Reino Unido. É bem óbvio, mas vale a pena lembrar, mostrar o significado que uma experiência como essa vai ter na sua vida é fundamental.

como ganhar a bolsa chevenng mestrado no reino unido partiu intercambio

Você ficou de suplente? Não pare o processo

A Letícia ficou de suplemente para a bolsa e foi chamada. Um amigo meu também ficou de suplente e foi chamado. Então, se você quer mesmo a bolsa e ficou de suplente, não pare de aplicar para as universidades e não esqueça de fazer seu Ielts. “Fiquei de suplente e acabei sendo chamada, todos os anos várias pessoas que ganham a bolsa desistem por diversos motivos. Aí eles te avisam que você foi chamado e tem só uma semana para entregar documentos que faltam. Por isso não abandone o processo no meio só porque você ficou de suplente. Muitos suplentes são chamados”. Só pra vocês terem noção, em 2017, 65 pessoas ganharam a bolsa Chevening. É bastante gente e como o processo é tão longo, muita coisa acontece na vida das pessoas. Então, se você ficar de suplente, não desanime, ainda pode rolar. Por isso é importante ter toda a documentação certinha pra quando você for chamado 🙂

 

Conheça o programa Chevening de bolsas de mestrado no Reino Unido e faça a sua inscrição na oportunidade para estudar no Reino Unido sem gastar nada. O Luís Pedroso já terminou o mestrado dele com bolsa e também deu dicas de como ganhar uma bolsa Chevening aqui no Partiu Intercâmbio. E pra falar com a Letícia sobre a bolsa, é só entrar em contato no Instagram. Com tanta gente legal ajudando, vocês não tem como não se preparar direitinho pra seleção, hein 🙂

Veja também:

>>>Encontre bolsas para estudar no Reino Unido
>>> Como fazer uma boa carta de motivação
>>> Como conseguir uma bolsa de estudos
>>> Encontre bolsas para fazer mestrado no Exterior

 

COMENTÁRIOS