como ganhar a bolsa chevening para fazer mestrado no reino unido

Como ganhar uma bolsa Chevening?

Você tá aí quebrando a cabeça sobre Como ganhar uma bolsa Chevening? O programa é um dos mais conceituados do Reino Unido e todo o ano dá bolsas de mestrado para brasileiros estudarem por lá. As inscrições abrem todos os anos e hoje respondemos todas as dúvidas sobre o programa para estudar no Reino Unido com tudo pago.

Bolsas no Reino Unido

Comece a se preparar para ganhar uma bolsa Chevening?

O processo de seleção da Chevening dura meses, tem diversas fases e exige uma quantidade enorme de documentos. As inscrições ficam abertas por três meses justamente para que os candidatos tenham tempo para se preparar. Assim, seja esperto e prepare sua candidatura antes mesmo das inscrições abrirem. Já falei aqui no blog que colocar ganhar uma bolsa como meta de vida é um dos primeiros passos para, de fato, ganhar uma bolsa.

>>> Como fazer pós-graduação no  Exterior

Para ser bolsista do programa Chevening ou de qualquer outro programa é importante ir conhecendo os pré-requisitos e preenchendo todos eles um por um. Ela passou três meses entre escrever carta de motivação, aplicar para a bolsa, aplicar para as universidades e juntar documentação. Isso faz toooda a diferença na hora de aplicar, porque você não vai ficar nervoso com a papelada. E pra passar nesse processo de seleção, precisa enviar uma quantidade enorme de documentos e preencher uma vasta lista de pré-requisitos. Então, comece a fazer tudo bem antes, você não vai se arrepender.

Como ganhar a bolsa Chevening?

Comece fazendo o dever de casa e MARATONE  a playlist abaixo. É o melhor conteúdo da internet sobre como ganhar a bolsa Chevening.

>>> Saiba mais da mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Converse com pessoas próximas sobre coisas legais que você fez

Uma das chaves para conseguir ganhar a bolsa Chevening é se conhecer bem. Sim, só quem se conhece muito bem sabe explicar com coerência todas as coisas bacanas da sua própria história de vida. Por isso, não tenha vergonha de conversar com amigos, professores e chefes e perguntar para se eles lembram de alguma coisa muito legal que você fez. Tomar a frente de um projeto, sugerir uma solução inusitada, mediar um conflito ou simplesmente juntar amigos para fazer uma boa ação são coisas que, quando bem contadas, podem saltar aos olhos dos examinadores. E como nem sempre a gente consegue olhar pra gente mesmo com esse olhar “avaliador”, perguntar para quem vê de fora é uma boa dica.

como ganhar a bolsa chevening para fazer mestrado no reino unido

Leia o edital do programa com MUITA ATENÇÃO

Gente que tem preguiça não ganha bolsa de estudos. O site do programa Chevening tem tudo SUPER explicadinho. Entender o que é o programa, o que eles buscam nos bolsistas e qual o tipo de mestrado eles apoiam pode ajudar você a fazer o application que vai garantir a bolsa.

>>> Carta de recomendação: o que ela precisa dizer

Não estude inglês, estude para a proficiência

Prova de proficiência tira o sono de muita gente. E, sim provas como TOEFL e Ielts é bem específicas, caras e chatinhas de fazer. Então, entenda de uma vez por todas que pirar na gramática ou estudar inglês de maneira aleatória não é o que vai fazer a diferença na sua nota. Estudar a prova é o que vai você se sair bem. Sim, essa dica vale pro Ielts, TOEFL ou qualquer outra prova de proficiência: Conhecer a prova que você vai fazer é FUNDAMENTAL. Conhecer o formato, a estrutura e treinar o ouvido para o inglês britânico é importantíssimo. Então, não estude inglês, estude o Ielts e para o Ielts. Aproveite que o Partiu Intercâmbio tá lotado de dicas de como estudar pro IELTS e comece agora.

>>> Como ser fluente em inglês sem ter morado fora

Estude seu application e treine para a entrevista do Chevening

O que estudar para a entrevista? O seu próprio application! Na entrevista, o que os examinadores querem é ver se tudo que você escreveu ali faz sentido e tem coerência. Então, leia, releia, escreva notas sobre seu application. Não tô dizendo pra decorar e repetir tudo feito um papagaio, né, gente, mas você precisa saber muito bem tudo que você disse no application para a hora da entrevista. Aqui no Partiu já demos sete dicas de como arrasar na sua entrevista do Chevening.

>>> Material gratuito para estudar para o ielts

Se você quer ganhar a bolsa Chevening, treine falar inglês, treine contar tudo que você disse no seu application em voz alta. Vale pedir pra um amigo simular a entrevista, falar sozinho na frente do espelho, falar no chuveiro… O importante é falar mesmo sobre tudo que você escreveu no application. Só ler não vai adiantar, tem que falar, mesmo. Isso até ajuda a perder a vergonha e se sentir mais confortável na hora da entrevista. Outra boa dica pra entrevista da Chevening é se mostrar de fato interessado pelo que você quer fazer no Reino Unido. É bem óbvio, mas vale a pena lembrar, mostrar o significado que uma experiência como essa vai ter na sua vida é fundamental.

>>> Como conseguir uma bolsa de estudos

Você ficou de suplente no Chevening? Não pare o processo

O programa Chevening é um processo de bolsa de estudos que é MUITO LONGO e cheio de detalhes. Por conta disso, muitos suplentes são chamados, eu mesma conheço várias pessoas que passaram por isso. Um amigo meu também ficou de suplente e foi chamado. Então, se você quer mesmo a bolsa e ficou de suplente, não pare de aplicar para as universidades e não esqueça de fazer seu Ielts. Todos os anos várias pessoas que ganham a bolsa desistem por diversos motivos. É importante ser um suplente preparado porque, em geral, o Chevening avisa que você foi chamado e tem só uma semana para entregar os documentos que faltam. Por isso não abandone o processo no meio só porque você ficou de suplente. Só pra vocês terem noção, em 2017, 65 pessoas ganharam a bolsa Chevening. É bastante gente e como o processo é tão longo, muita coisa acontece na vida das pessoas. Então, se você ficar de suplente, não desanime, ainda pode rolar. Por isso é importante ter toda a documentação certinha pra quando você for chamado 🙂

>> Como fazer uma boa carta de motivação

Conheça o programa Chevening de bolsas de mestrado no Reino Unido e faça a sua inscrição na oportunidade para estudar no Reino Unido sem gastar nada. O Luís Pedroso já terminou o mestrado dele com bolsa Chevening e também deu dicas de como ganhar uma bolsa aqui no Partiu Intercâmbio. A Nathalia é de uma comunidade no Rio de Janeiro, foi mentorada por mim aqui no Partiu Intercâmbio, e também contou mais sobre como conseguir ganhar essa bolsa Caso você queira ajuda especializada para inscrição no Chevening, só falar comigo sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio. No nosso canal do YouTube, vocês também encontram uma playlist completa só com dicas para ganhar a bolsa para estudar no Reino Unido do Chevening.

Veja o depoimento de mentoradas do Partiu Intercâmbio e bolsistas Chevening

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Como ganhar uma bolsa Chevening?”

  1. Muito gratificante acompanhar seus post,deis dos meus 15 anos que sonho em fazer intercâmbio,ou seja ja coloquei com meta de vida.
    Atualmente faço Graduação em Nutrição e quero muito fazer mestrado em Londres através do Chevening,ainda falta pouco menos de 3 anos para concluír a faculdade e já estou preparando minha abordagem e melhorando meu Inglês,será exagero????
    Espero que até la continuem fazendo esses posts incríveis que são de grande inspiração para todos os estudantes e graduandos. .
    Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais