Como fazer o TOEFL ITP gratuito para o CSF

Início » Bolsas de estudo » Como fazer o TOEFL ITP gratuito para o Ciência sem Fronteiras (Chamadas 08/2014)

toefl itp gratuito

Neste últimos dias, vi que está rolando uma procura ENORME para um post antigo que eu fiz sobre como fazer o TOEFL ITP gratuito para o Ciência sem Fronteiras. Como o post que as pessoas estão entrando é velho (das chamadas de 2013), me prestei a entrar em TODOS os editais de TODAS as chamadas do Ciência sem Fronteiras abertas agora para desvendar o mistério. Até dia 31 de setembro, alunos de graduação (que estejam matriculados em cursos das áreas contempladas pelo CSF, a lista destes cursos NÃO inclui cursos das áreas de humanas, não adianta chorar) podem se inscrever para intercâmbio nos 21 países que têm parceria com o CSF.

Antes de mais nada, vale a pena explicar que existem dois tipos de chamada, as chamadas coordenadas pela Capes e pelo CNPQ. Saber qual instituição controla qual chamada ajuda na hora de procurar informações. Não vai adiantar nada você mandar perguntas pra Capes sobre o edital da Espanha, por exemplo. Então aí vai, as chamadas controladas pela Capes são: Alemanha, Áustria, Canadá (CIC), China, Estados Unidos- FULBRIGHT, Estados Unidos-NOVA, França, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega e Suécia. Já as chamadas sob controle do CNPQ são: Austrália, Bélgica, Canadá (CALDO e CBIE), Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Polônia e Reino Unido.

Dito isso, já vem uma má notícia, a maior parte das chamadas controladas pelo CNPQ NÃO aceita o TOEFL ITP como comprovante de proficiência e várias chamadas da Capes também não. Ou seja, os candidatos vão ter que realizar outras provas para comprovar o conhecimento no idioma. Cada país parceiro tem a liberdade de escolher o tipo de prova de proficiência que acha adequado para suas chamadas. Então, nem adianta chorar ou encher Capes e CNPQ de mensagens. É assim e pronto. O governo está gastando uma bela fortuna oferecendo o TOEFL ITP de graça pra milhares de estudantes, se nem todos os países aceitam, paciência. Então se você, por razões econômicas, PRECISA fazer a prova gratuita, fica a dica: escolha um edital que aceita o TOEFL ITP.

Mas tá, QUAIS EDITAIS ACEITAM O TOEFL ITP GRATUITO?
Polônia, Estados Unidos (Fulbright e Nova), Bélgica (apenas edital 187, Suécia, Noruega, China, Hungria e Japão. 
A Irlanda  também aceita parcialmente, mas como o caso deles é diferente, eu vou explicar mais abaixo. Todos os editais (fora a Irlanda) exigem uma nota mínima de 550 na prova. O edital dos Estados Unidos contemplará candidatos com nota entre 525 e 549 com curso de inglês antes das aulas. Bélgica e Polônia exigem que as provas tenham sido feitas de 1 de dezembro de 2013 em diante. Estados Unidos, Suécia, Noruega, China e Hungria exigem que as provas tenham sido realizadas depois de 1 de junho de 2013. Já o Japão exige que a proficiência tenha sido feita de 1 de novembro de 2013 em diante.

No caso da Irlanda, o edital aceita TOEFL ITP com nota a partir de 525 e que tenha sido realizado a partir de 1 de junho de 2013, MAS segundo consta no edital, candidatos com o TOEFL ITP não podem começar as aulas direto no exterior. Esses candidatos “poderão ser beneficiados, a critério da CAPES e da HEA, com curso de língua inglesa de até 2 (dois) meses de duração” na Irlanda e lá, depois do curso, precisarão refazer a prova de proficiência – aí, no caso, TOEFL iBT ou IELTS – para poder continuar os estudos.

QUEM PODE FAZER O TOEFL ITP GRATUITO?
Qualquer inscrito no Ciência Sem Fronteiras pode entrar no site do Inglês Sem Fronteiras para fazer sua inscrição para a prova gratuita. Caso você encontre dificuldades técnicas, entre em contato com o suporte pelo Fale Conosco no site ou pelo telefone: 0800-616161.

ONDE AS PROVAS SERÃO APLICADAS?
Em universidades cadastradas espalhadas por todo Brasil. Veja a listas universidades que vão aplicar TOEFL ITP gratuitamente.

ATÉ QUANDO VÃO AS INSCRIÇÕES?
Candidatos ao Ciência sem Fronteiras que queiram fazer o TOEFL ITP gratuito devem se inscrever entre 18 de agosto a 29 de setembro de 2014 no site do Inglês Sem Fronteiras. Fique atento, as vagas são limitadas e não serão realizadas provas especiais para os candidatos de um determinado edital. Conseguir o certificado em tempo hábil é responsabilidade única e exclusiva do candidato. Os locais, dias e horários de prova podem ser consultados no site do Inglês Sem Fronteiras.

ATÉ QUANDO EU DEVO REALIZAR O TOEFL ITP?
Para que o resultado chegue em tempo hábil, a Capes afirma em edital que as provas devem ser realizadas entre 30 de agosto e 03 de outubro de 2014. Então, marque seu teste para algum dia DENTRO deste período.

QUANDO CHEGAM OS RESULTADOS?
45 dias após a realização da prova os resultados estarão disponíveis no site do IsF. Para conferir seu score, acesse o site e clique na área em verde, referente ao Centro Aplicador.
30 dias após o resultado sair no site o certificado deve chegar na instituição onde você realizou a prova. Atrasos podem ocorrer em virtude da grande quantidade de provas aplicadas nos centros, atrasos no correios e outros fatores. Caso você tenha realizado o teste há mais de 30 dias e seu score não esteja disponível, entre em contato com o fale conosco do IsF.

QUANDO DEVO ANEXAR MEU COMPROVANTE?
Segundo os editais da Capes, de 1 de outubro até 03 de novembro de 2014 o resultado do TOEFL ITP ou IBT deve ser  anexado em Documentos pendentes no site do CSF. Os editais do CNPQ não especificavam como se deve proceder nesse passo. O prazo, contudo, DEVE ser parecido com esse.

JÁ FIZ A PROVA GRATUITA, POSSO FAZER DE NOVO?
Pode.

COMO POSSO ME PREPARAR PARA A PROVA?

O Inglês sem Fronteiras está oferecendo diversos cursos presenciais em todo o Brasil (as inscrições vão até 11/09, também no site do ISF) e esse manual sobre o TOEFL ITP que eles publicaram também pode ser de grande ajuda.MEU EDITAL NÃO ACEITA TOEFL ITP. COMO FAÇO O iBT?
Entre no site da ETS, consulte as datas disponíveis e faça sua inscrição para a prova. O teste custa 215 dólares e precisa ser pago com cartão de crédito.Acho que com isso, estão respondidas as principais perguntas sobre o TOEFL ITP gratuito para o Ciência sem Fronteiras. Ah, um obrigada especial para a Larissa Goulart, que me respondeu umas perguntas que ajudaram na confecção deste post 🙂 A Larissa trabalha com o ISF na UFRGS em Porto Alegre. No site deles, tem um monte de informações específicas pra quem vai fazer o teste (ou algum dos cursos) na UFRGS. Vale a pena o clique. Para informações específicas de datas de prova e cursos na sua cidade, recomendo entrar em contato com a universidade parceira mais perto de você.  Ah, e outro obrigada para a Celina, que me alertou que eu tinha esquecido o edital da Irlanda!Pois, então, vocês viram que esse post está enorme e completíssimo? Pois é, deu um trabalho do caramba pra fazer e me tomou muitas horas de pesquisa. Caso você queira distribuir a informação, repasse o link do post, não copie, é feio!

COMENTÁRIOS

46 respostas para “Como fazer o TOEFL ITP gratuito para o Ciência sem Fronteiras (Chamadas 08/2014)”

  1. Rodrigo disse:

    Onde se inscreve no Ciências sem Fronteira?

  2. Izzy Borges disse:

    Muito completo o post. Muito bom. Vocês sabem se ainda vale para os novos editais isso? Fiz a prova dia 12 de abril agora e pretendo ir no ano que vem se der tudo certo. Me interesso muito pela Irlanda, mas parece meio burocrático esse processo. Tem algum jeito de fazer o IELTS de graça aqui no Brasil? E o IELTS que eu vou fazer lá depois de 2 meses eu que tenho que pagar?

    • Izzy Borges disse:

      E esse negócio de que agora nenhum país da Europa aceita TOEFL mais (mesmo o iBT) é verdade? Fiquei sabendo que agora se quiser ir pra qualquer país da Europa é só IELTS.

      • Izzy, eu não trabalho com “boatos” HEHE só com informações concretas. De onde saiu isso? O Reino Unido andava não aceitando o TOEFL por uma questão óbvia e de mercado. O IELTS é a “prova oficial” do British Council e eles querem que mais gente faça ela no lugar do TOEFL. Mas sem informações mais concretas, não tenho como dizer nada.

    • Que novos editais? hehehe 🙁 até onde se tem informação não tem nenhum edital aberto e nenhuma previsão de abertura. Me corrija e me passe informações, se eu estiver errada 😉
      Quando abrem as chamadas, eles sempre divulgam quais as provas e como elas podem ser feitas (se rola prova grátis ou não). Não tem muito como especular antes de abrir edital… porque é especulação e pode não valer depois. Normalmente, a prova que se faz no exterior pra provar que você atingiu o nível necessário para a chamada não tem custo.

      • Izzy Borges disse:

        Hehe, não acompanho os editais, desculpa pela gafe. é um por ano geralmente? E o programa tem previsão de continuar normalmente mesmo com essa crise?

        • Se você quer uma bolsa do CSF tem que acompanhar, menino! Estar informado é muito importante heheh 🙂
          Mas então, rolavam de um a dois por ano. No momento, não tem previsão NENHUMA de edital de graduação… e ninguém responde se vai continuar ou não. O negócio é esperar e ver no que dá. beijo!

  3. pajuno disse:

    Para a área de Tecnologia da Informação, quais são os principais países que fazem chamadas para intercâmbio?

  4. Stéphanie Maia disse:

    Quantas vezes por demanda pode-se fazer a prova?

  5. Lucas Firmino disse:

    Eu fiz o Toefl ITP e na Application Checklist da Fulbright, diz que as notas dos testes patrocinados pela Fulbright serão enviados automaticamente para a IIE. As notas do TOEFL ITP do ISF faz parte disso?

  6. thaisdalencar disse:

    Bruna, otimo post! Me ajudou muinto 😉

  7. Maria Aparecida disse:

    A prova e toda em Inglês?

  8. Lucas Pereira disse:

    Olá… Vale a pensa constar que a inscrição para a prova gratuita to TOEFL ITP é apenas para alunos de intituições publicas. O que para mim ja foi ruim, ja que su aluno do PROUNI.

    Fiquei quase uma hora tentando fazer a inscrição… 🙁 🙁

  9. Adriano disse:

    Obrigado!! Ajudou muito este post!!! Mas esse score report significa que devo fazer o quê com o campo para preenchimento do ITP? é para anexar aquele resumo do exame que comprova que minha prova está agendada e ainda não a fiz, ou devo deixar sem preencher que depois eles resgatam meu score no sistema? Minha maior dúvida é essa… 🙁

  10. Heitor disse:

    Não entendi a parte dos 45 dias. Se tem gente que vai fazer a prova em outubro, elas não podem perder o prazo para anexar o resultado?

  11. Camila disse:

    Como faço para saber as universidades dos EUA que aceitam o curso de nutrição?

  12. Gabriel disse:

    Muito obrigado de verdade pelo post. Tirou TODAS as minhas dúvidas sobre este processo que, convenhamos, é muito fragmentado ao longo das instituições.

    Sucesso para você!

  13. Clarice Almeida disse:

    bruna amei o post!!
    tenho uma duvida sobre quanto a entrega do score do toefl itp gratuito. Ele ja será enviado direto p a inscriçao ou a gente tem q dar print, passar para pdf e anexar lá??
    tenho muita duvida nisso.. varias pessoas falam coisas diferentes.
    beijooo

  14. J.Allci disse:

    Super-ultra-mega obrigado pelo post tão bem explicado! (Que Deus te abençoe) :3

  15. Elson Barros disse:

    Bruna, na inscrição do edital tanto da Bélgica como o da Polônia pede pra anexar na inscrição o comprovante de inscrição do teste de proficiência. No caso eu realizei a prova dia 31 de agosto(TOEFL ITP gratuito) e até agora ainda não consegui esse comprovante contendo nome e cpf, la na área do aluno no site no inglês sem fronteiras tem apenas um resumo do local e data da prova e um link para o resultado sendo que o mesmo ainda não esta disponível. Sendo assim, como faço pra ter acesso a esse comprovante de inscrição?
    Agradeço desde ja!

  16. Gabriel disse:

    Me tira uma duvida? Se o prazo para que o resultado do TOEFL ITP seja anexado à inscrição do CsF é até 3/11 e o prazo para que o resultado do TOEFL esteja disponível é de 45 dias, como é possível que as inscrições sejam feitas até 03/10? Não há uma diferença de 15 dias ai?

  17. Luciano disse:

    Sobre a Irlanda, é legal ler todo o edital, porque não são todas as faculdades que aceitam o TOEFL ITP, eles tem uma área onde você tem que escolher quais suas 3 opções de faculdades, nessa área é possível ver qual faculdade aceita e qual não aceita o TOEFL.

    • Acho que é legal ler todo o edital de qualquer país que o candidato esteja considerando…. na verdade, ler o edital é o mínimo que qualquer candidato deve fazer para evitar problemas futuramente. O Reino Unido não é nada fã do toefl. A avaliação oficial deles é o Ietls que tem um formato de prova BEM diferente do TOEFL (seja itp ou ibt).

  18. Dalila Ávila disse:

    Qual a diferença da chamadas Fulbright e Nova dos EUA?

  19. Carol disse:

    Bruna, vou fazer o teste do toefl pelo inglês sem fronteira. O anexo na inscrição do csf pode ser feito com o resultado da prova online? Ou preciso esperar chegar o resultado impresso, que no caso demora mais tempo para anexar na inscrição?

  20. Beatriz disse:

    Olá! Entre os países que aceitam o TOEFL ITP gratuito, você disse que apenas (no caso da Bélgica) o edital 186 aceita o teste grátis… Não seria o edital 187??? Li o edital 186 e diz que aceitam o TOEFL IBT.

  21. Melissa disse:

    Tenho que agradecer, consegui achar justamente o que eu procurava! Seu blog é ótimo!! Bjoos!^^

  22. Juliana disse:

    Oi Bruna! Venho acompanhando teu blog e amo seus posts, parabéns pelo trabalho!

    Tenho uma dúvida sobre o TOEFL ITP que não consegui esclarecer pelo site do ISF.
    Meu caso é que sou aluna de instituição privada, mas na condição de bolsista integral do Prouni. Não tenho como pagar o valor do teste de proficiência…
    Nessa condição de bolsista, não tenho direito ao teste gratuito?

    • Juliana, se você estiver inscrita no Ciência sem Fronteiras, tem direito sim a fazer o teste. Você já se inscreveu no site do programa? abraço!

    • Welton disse:

      Juliana, estou no mesmo caso que o seu. No edital desse ano pra fazer o TOEFL ITP não consta que este será destinado aos bolsistas (mas também não os exclui). Tenho um amigo nos EUA que apresentou o ITP como proficiência e conseguiu a vaga, mas ele me disse que no edital dele estava constando que o teste era também destinados a bolsistas integrais. Mandei um email pra CAPES perguntando sobre isso e estou aguardando resposta. Pretendo ligar lá também pra pegar essa informação. Dá uma olhada no edital:
      http://isf.mec.gov.br/images/pdf/Setembro/demandatoeflitp5.pdf

  23. Celina disse:

    Oi Bruna, seu post ficou ótimo, mas faltou uma coisa: O edital para a Irlanda aceita o TOEFL ITP, porém apenas para ir fazer o curso de inglês e depois refazer o teste lá, antes de entrar na universidade. Não dá pra quem quer entrar direto. A nota do ITP é a partir de 525. Beijos!

  24. […] LEITORES, ESTE POST É VELHO! NESSE POST TEM INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE  O TOEFL ITP GRATUITO PARA OS EDITAIS 08/2014. De […]

  25. Bianca Grassi disse:

    Bru, tu é demais! Teus posts são sempre ótimos, parabéns 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *