Como fazer graduação em Portugal | Partiu Intercâmbio

como fazer graduação em portugal partiu intercambio

Fazer graduação em Portugal é o sonho de muitos brasileiros. Algumas facilidades como, a partir de 2014, algumas universidades portuguesas aceitarem a nota no ENEM para admissão de brasileiros, o idioma e os baixos custos de vida em Portugal (em comparação com outros países da Europa e com o Brasil) são alguns dos principais atrativos.

Bolsas de estudo em Portugal

Cada vez mais brasileiros querem fazer graduação completa em Portugal e para ajudar nesta empreitada reunimos aqui tudo que você precisa saber para fazer sua graduação em uma universidade de Portugal: custos, como se candidatar, quais universidades aceitam ENEM e outros detalhes importantes.

 

Entenda o sistema de educação superior de Portugal

Antes de começar sua candidatura para fazer graduação em Portugal é muito importante que você entenda como funciona o sistema de Ensino Superior no país. Pois bem, ele é dividido em três ciclos:

  • Licenciatura (1º ciclo): corresponde aos cursos de graduação brasileiros. Na maioria das universidades de Portugal eles têm duração de seis semestres, o correspondente a 3 anos letivos. Em Portugal, um diploma de licenciatura concede o grau acadêmico de Licenciado. No caso de cursos mais longos, como medicina ou odonto, eles geralmente são oferecidos como licenciatura e mestrado integrado e tem a duração de seis anos.
  • Mestrado e Pós-graduação (2º ciclo): o mestrado é considerado um curso de pós-graduação, e a sua duração varia entre 3 e 4 semestres. O diploma de mestrado concede o grau acadêmico de Mestre. A Pós-graduação é um curso de dois semestres que não concede grau acadêmico e que contempla um vasto leque de áreas científicas.
  • Doutoramento (3º ciclo): é um curso de pós-graduação e corresponde aos cursos de doutorado brasileiros. A duração do doutoramento português geralmente é de 8 semestres.

Então, se você quer fazer sua graduação em Portugal, você vai se candidatar para um curso de licenciatura ou 1º ciclo.

>>Politécnico de Leiria dá bolsa para graduação em Portugal 

 

como fazer graduacao em portugal partiu intercambio 2

 

Quais universidades de Portugal aceitam o ENEM?

Em 2014, a Universidade de Coimbra foi a primeira que assinou convênio com  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitar o os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de estudantes brasileiros para fazer graduação em Portugal. Hoje já são 29 universidades de Portugal que aceitam a nota do ENEM para admissão de brasileiros na graduação.  No entanto, é importante frisar que não existe um sistema único de candidatura paras fazer graduação em Portugal, como o Sisu, por exemplo.

As universidades de Portugal definem a nota de corte, quais os custos e quais outros processos acadêmicos para o acesso de brasileiros. Por isso, é importante se informar direto no site de cada universidade para saber como é o processo.

 

Universidade de Coimbra Universidade de Algarve
Instituto Politécnico de Leiria Instituto Politécnico de Beja
Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Instituto Politécnico de Coimbra
Universidade de Aveiro Instituto Politécnico de Guarda
Universidade de Lisboa Universidade do Porto
Universidade da Madeira Instituto Politécnico de Viseu
Instituto Politécnico de Santarém Universidade dos Açores
Universidade da Beira Interior Universidade do Minho
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Instituto Politécnico de Setúbal Instituto Politécnico de Bragança
Instituto Politécnico de Castelo Branco Universidade Lusófona do Porto
Universidade Portucalense Instituto Universitário da Maia (Ismai)
Instituto Politécnico da Maia (Ipmaia) Universidade Católica Portuguesa
Universidade Fernando Pessoa

>>Bolsas para semestre de intercâmbio em Portugal

 

Quanto minha nota do ENEM vale em Portugal?

De modo geral, cada universidade está livre para escolher como vai fazer a adaptação da nota do ENEM para o sistema português e também qual a nota de corte para cada curso. No entanto, MUITAS universidades usam a escala de nota indo de 0 até 200. Assim, você precisa dividir sua nota do ENEM (que vai de 0 a 1000) por 5. Exemplo se você quer fazer faculdade em Portugal e a sua classificação no Enem foi de 800 pontos, ela irá corresponder a 160 valores na escala de classificação portuguesa. Esse cálculo é o utilizado por muitas universidades, mas existem algumas outras, como a Universidade do Algarve e a Universidade de Coimbra, por exemplo, que usam cálculos mais complexos. Então, é sempre importante consultar o site da universidade para qual você quer aplicar.

Só pra vocês terem uma ideia, para fazer graduação na Universidade de Coimbra, por exemplo, somente alunos com nota mínima de 120 ( que equivale a 600 na nota do ENEM) podem se candidatar. No entanto, o calculo na Universidade de Coimbra é mais complexo e leva em conta o peso de cada matéria no curso escolhido. Por conta disso, a universidade oferece  uma calculadora online da nota do ENEM para Portugal para que você consiga fazer esse calculo rapidamente.

>Programa de bolsa da Fundação Estudar recebe inscrições

Posso fazer medicina em Portugal com a nota do ENEM?

Não. Para cursos como medicina e odonto é necessário pelo processo seletivo normal e ser Estudante Nacional ou Equiparado. Para obter esse status você tem que ter passaporte Europeu ou ter morado em Portugal por dois anos legamente. Outra opção, um pouco mais rápida, é solicitar o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres. O documento pode levar alguns meses para ser expedido, mas é possível encaminhar o processo após seis meses de residência fixa e legal em Portugal. O pedido custa 15 euros. Com o recebimento do estatuto, o postulante pode participar do Concurso Nacional para concorrer a uma vaga nos cursos de Medicina, Odonto ou  Veterinária.

Assim como em qualquer outro lugar do mundo, a disputa é grande e você precisa ter ótimas notas. O custo dos cursos de medicina em Portugal variam entre 6 mil e 7 mil euros por ano. Como explicamos ali em cima, os cursos de medicina e odonto em Portugal são geralmente licenciaturas com mestrados integrados e têm duração de seis anos. Depois de formado, os alunos de medicina ainda devem fazer o período de residência, que em Portugal se chama internato médico. Caso você queira se formar médico em Portugal para atuar no Brasil é necessário revalidar o diploma. Em 2018, o processo de revalidamento de Médicos formados no Exterior é feito pelo Revalida. No entanto, há rumores de que a revalidação dos diplomas de médicos vai passar a ser feita da mesma forma que os outros diplomas do exterior, via portal Carolina Bori.

 

Como me candidatar para fazer graduação em Portugal?

Não existe um sistema unificado de candidatura para fazer graduação em Portugal como o Sisu aqui no Brasil. Então, você vai ter que ler o edital de cada universidade  e fazer a candidatura para cada universidade separadamente. A grande vantagem de Portugal ser um país falante de português é que você vai economizar bastante já que não há necessidade de tradução juramentada dos seus documentos.

O processo é todo realizado online e no site das universidades de Portugal: você vai precisar preencher um formulário, anexar documentos como passaporte, certificado de conclusão do Ensino Médio, nota do ENEM histórico escolar, e, em algumas seleções, currículo em modelo europeu e uma carta de motivação. Em via de regra, os documentos como histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio precisam estar com a apostilados (ou seja, precisam ter a apostila de Haia) para serem aceitos.

As aulas nas universidades de Portugal geralmente começam em setembro. A candidatura para estudar em Portugal pode ser feita em três fases distintas. A  1ª fase geralmente acontece entre dezembro e janeiro. A segunda fase entre março e abril e a terceira fase acontece geralmente em junho. A dica é se candidatar na primeira fase para ter mais tempo pra entrar com toda a documentação para pedir o visto em Portugal.

>> Como fazer mestrado em Portugal?

 

Como escolher uma graduação em Portugal?

Podem desistir se vocês acham que uma única consulta ao Google vai ajudar vocês a escolherem em qual universidade fazer graduação em Portugal. Para escolher um curso vai ser necessário paciência e tempo para acessar os sites de diferentes instituições, ler seus editais e priorizar o que vai ser mais importante para você na hora de escolher uma graduação em Portugal. Além disso se planejar também é fundamental para não sair fazendo tudo na correria.

Uma boa dica é: comece olhando o site de todas as universidade de Portugal que aceitam o ENEM como forma de acesso. Depois disso, veja em qual delas você seria aceito com a nota que você possui. Se não sobrarem muitas opções, talvez seja legal você esperar um pouco mais e refazer a prova para poder escolher melhor onde você vai estudar. Além disso, vale olhar rankings de Universidades  e também quais convênios internacionais a universidade possui para que, num futuro próximo, você possa fazer um intercâmbio de mobilidade acadêmica.

 

Existe bolsa para fazer graduação em Portugal?

O convênio do Inep com as universidades de Portugal para que brasileiros possam fazer graduação no país não prevê qualquer tipo de bolsa de estudos para brasileiros fazerem graduação em Portugal ou ajuda financeira. Em cinco anos de Partiu Intercâmbio, também nunca vi bolsa de estudos para fazer graduação em Portugal que cobrisse todos os custos: anuidade, seguro-saúde, acomodação, passagens, etc. As bolsas que aparecem são mais bolsas que isentam das anuidades ou dão desconto no valor da propina (como eles chamam as anuidades ou tuition fees em português de Portugal).

Além disso, no site de quase todas as universidades de Portugal que eu pesquisei, vi que eles oferecem bolsas de estudos de mérito para estudantes internacionais. Cada universidade tem seu próprio edital, mas de modo geral, é necessário aplicar para o curso e ter sido aceito e só depois os candidatos elegíveis às bolsas recebem contato da universidade para que possam submeter a candidatura. A avaliação da candidatura para as bolsas de estudo para graduação em Portugal é feita com base no desempenho acadêmico e também na motivação do estudante expressa na carta de motivação enviada à universidade. As bolsas por mérito das universidades portuguesas geralmente libertam os bolsistas do pagamento da anuidade do curso e podem ser renovadas caso o aluno siga tendo bom desempenho acadêmico.

Bolsas de graduação em Portugal

 

Quanto custa fazer graduação em Portugal?

Ao se candidatar pra fazer graduação em Portugal você precisa ter em mente que Portugal tem universidades públicas e privadas ambas cobram dos alunos sejam eles portugueses ou estrangeiros.  Além disso, as universidades cobram taxas de candidatura (geralmente por volta e 50 euros e de inscrição, geralmente entre 20 e 100 euros). No caso das anuidades, o preço para fazer faculdade em Portugal pode variar bastante dependendo do tipo de curso e da universidade.

O valor da anuidade pode ser pago no início de cada ano letivo ou dividido em parcelas. Como o valor pode variar consideravelmente, é muito importante pesquisar exatamente o seu curso e universidade de interesse. Principalmente se sua opção for uma universidade particular, já que existem ótimas também em Portugal, ou cursos de áreas mais específicas ou em parcerias com diferentes instituições os preços podem subir. Além disso, tem que ficar ligado porque algumas universidades de Portugal cobram anuidades maiores para alunos de fora da União Europeia, enquanto outras (como a Universidade do Porto, por exemplo) classificam os brasileiros como estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, ou  CPLP, (que inclui Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e oferecem reduções de até 50% na anuidade/propina paga pelos estudantes nacionais desses países.

Mas para vocês terem uma ideia, para fazer o curso de comunicação na Universidade de Nova Lisboa, por exemplo, custa 1.063,47€ por ano. Já na Universidade de Coimbra, as graduações custam certa de 7 mil euros por ano. A Universidade do Porto cobra entre 1500 e 3000 mil euros por ano de alunos brasileiros e nesta tabela tem os preços dos cursos de graduação da Universidade do Porto para 2018.

>>Dicas de como economizar para fazer intercâmbio!

 

E o visto para quem faz faculdade em Portugal?

Assim que você recebe a carta de aceite da universidade, ou seja, quando a universidade informa “parabéns, fulaninho, você foi aprovado no curso x na universidade y” você pode aplicar para um visto de residente válido durante todo o curso. O pedido de visto só pode ser feito junto ao Consulado de Portugal no Brasil após você ter a carta de aceite da universidade. O processo de visto pode levar entre 30 e 50 dias para ficar pronto, então, vale a apena aplicar na primeira fase. O consulado fornece uma relação completa de documentos necessários para o visto de estudante para Portugal.

Alguns dos documentos que você vai precisar para o visto de estudante em Portugal:

  • passaporte válido por, pelo menos, seis meses
  • a carta de aceite da universidade
  • comprovante de meios de subsistência durante o curso (pode ser uma bolsa de estudos, imposto de renda dos seus pais  com um termo de responsabilidade deles dizendo que garantem todas as despesas da sua permanência no país, por exemplo);
  • o comprovante de alojamento para sua chegada (pode ser uma reserva de hotel, de Airbnb ou a declaração de que alguém vai te hospedar e se responsabilizar por você).

Isso é o básico do básico. O Consulado ou a Embaixada de Portugal pode pedir mais documentos, então, vale a pena consultar o site deles.

 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *