como escolher uma universidade nos EUA partiu intercambio

Augusta Saraiva: Como escolher uma universidade nos EUA

Escolher uma universidade nos EUA não é tarefa fácil. Afinal existem mais de 4000 faculdades espalhadas pelo país. Para ajudar vocês na tarefa de elaborar a College List perfeita, nossa colunista Augusta Saraiva deu ótimas dicas de como escolher a melhor universidade (para você) nos Estados Unidos. Confiram:

Bolsas para os EUA

Como escolher uma universidade nos EUA

“Quando a gente pensa em universidade nos EUA, vem direto as mais famosas na mente: Harvard, Stanford, Yale, e por aí vai. Entretanto, um erro muito comum que cometemos quando estamos começando a pensar sobre ensino superior no exterior é pensar que essas são as melhores ou, até mesmo, as únicas opções. A verdade é que nos EUA existem mais de 4000 universidades, para atender todos os gostos e perfis. Aí o problema é já é outro: com tanta opção, como decidir qual universidade é melhor para você?

>>> Como ser fluente em inglês sem fazer intercâmbio

A fim de decidir quais universidades aplicar, aqui se usa um conceito muito importante: o “fit” – literalmente “encaixe”. Enquanto no Brasil normalmente escolhemos onde estudar baseado em localização da faculdade e qualidade do curso que você procura, para escolher uma universidade nos EUA existem outros fatores para se levar em consideração. Pra ajudar vocês nessa busca, aqui vão algumas perguntas que você deve se fazer na hora escolher a universidade certa pra você:

>>> Como fazer faculdade de graça na Alemanha

1) “Em que tipo de cidade eu quero viver?”

Já parou pra pensar que você vai pensar no mínimo os próximos quatro anos da sua vida no lugar que escolher? Embora aqui nos EUA a gente passe a maior parte do tempo no campus, é importante buscar um lugar que se encaixe com o seu perfil. E aí não entra só se é uma cidade grande e badalada, ou uma no interior. Uma coisa que não pensei muito quando escolhi vir pra Chicago é que as temperaturas podem chegar a -15ºC no inverno, o que dificultou minha adaptação quando tiver que lidar com isso. Por isso, na hora de escolher uma universidade nos EUA, pensar sobre onde estudar, é muito importante levar fatores como clima, facilidade de acesso à universidade (quanto custa uma passagem de volta pro Brasil?) e quais são as opções quando o assunto é diversão na cidade.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos EUA

2) Essa universidade vai me preparar bem para a minha carreira?

É nessa hora que muita gente cai na falácia de que é só olhar os rankings e se a universidade estiver bem listada isso é o que importa. Ainda que eles deem uma ideia da qualidade do curso, o que você faz fora da sala de aula é quase, ou até igualmente, tão importante quanto às aulas em si. Atividades extracurriculares, estágios, tudo isso conta muito no seu currículo. Por essa razão, é importante buscar qual a estrutura da universidade que você está pesquisando nesse quesito. Eu, por exemplo, para escolher uma universidade nos EUA, pensei: quero estudar Jornalismo. Então, sempre busquei por informações sobre publicações estudantis no campus e a possibilidade de conseguir estágios em empresas parceiras.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

3) Qual a política de ajuda financeira desta universidade?

Infelizmente, a maioria das universidades estadunidenses trata os alunos internacionais de forma diferente quando o assunto é bolsa de estudos. Se estima que menos de 1% de todas as universidades sejam need-blind (escolas que não levam o quanto o candidato está pedindo de bolsa em consideração na hora do application) para estrangeiros. Portanto, quando estiver procurando a política de bolsas da universidade é importante prestar atenção se você está buscando a informação correta. E se por um acaso não achar o que procura no site, enviar e-mail perguntando nunca matou ninguém. 😉

>>> Bolsas para fazer faculdade no Exterior com tudo pago

4) “Eu me sentiria feliz nesse campus?”

Essa pergunta parece até meio boba, mas eu lembro que quando eu decidi que queria estudar fora, eu falava pra mim mesma “eu posso ir pra qualquer universidade, o importante é ir”. Mas a verdade é que depois de um tempo eu me dei conta que você precisa, acima de tudo, encontrar um lugar onde você se sinta confortável e feliz. Eu dei muita sorte de ter vindo parar num lugar que eu considero perfeito pra mim, mas grande disso se deve ao fato de que eu fiz muita pesquisa pra ver se a universidade se encaixava no meu perfil. Por isso, na hora de procurar universidades nos EUA, não deixe de pensar em alguns fatores que podem essenciais para a sua adaptação: quantidade de alunos internacionais na universidade, opções de residência no campus, constituição do corpo discente, entre outros.”

Bom, pessoal, esses são algumas dicas para ajudar na hora de escolher uma universidade nos Estados Unidos. Qualquer dúvida é só falar nos comentários!

Até a próxima!

_______________________
augusta saraiva partiu intercambio

Estudante de Jornalismo, Augusta Saraiva divide seu tempo entre caçar bolsas de estudo e contar como faz isso no YouTube e no Instagram. Tudo isso enquanto tenta se aquecer no frio de Chicago, nos Estados Unidos, com um bom chimarrão.

________________________

Curtiram a coluna da Augusta Saraiva? Fiquem ligados que em breve tem mais

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta mentoria e consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais