A verdade sobre fazer intercâmbio sem falar a língua do país

Início » vídeo » A verdade sobre fazer intercâmbio sem falar a língua do país

Você tá aí se perguntando como é fazer intercâmbio sem falar a língua do país? Em 2003, morei na Alemanha um ano e não sabia nadinha de alemão antes de ir. No vídeo, conto da experiência de fazer intercâmbio sem falar a língua do país. Dá o play:

Quem se aventura a fazer intercâmbio sem saber a língua do país pra onde vai precisa ir preparado. Não é nada fácil chegar em um lugar e não entender absolutamente NADA. Mas aprender um idioma durante o intercâmbio também não é impossível.

No vídeo, eu digo que ir pra Alemanha sem saber nada de alemão foi a pior experiência da minha vida, mas óbvio que isso também me ajudou a ter mais motivação pra aprender. É mágico o momento em que você começa a entender o que as pessoas estão dizendo e também consegue participar de conversas. Eu só conto desta experiência para alertar todo mundo que aprender a falar uma língua não é um processo de osmose, é necessário participar dele ativamente. Ainda mais se você quiser aprender rápido.

>>>Bolsas de estudo para fazer intercâmbio de graça
>>> Como ganhar uma bolsa para fazer intercâmbio

Intercâmbio sem falar a língua: qual a melhor hora?

Eu sempre digo que High School é a melhor modalidade de intercâmbio pra quem vai sem saber falar nada do idioma. Afinal, o intercambista é jovem e não tem outra obrigação além de aprender o idioma.

Obviamente isso não significa que High School seja a única modalidade em que fazer intercâmbio sem saber a língua antes vale a pena. Porque, no fim das contas, você aprender ou não a falar uma língua durante uma experiência fora vai depender de uma única pessoa: você. E sério gente, nenhum método para aprender idiomas é mais infalível do que simplesmente querer e estudar. Eu posso dar todas as dicas do mundo sobre como fazer seu inglês avançar  ou como aprender alemão rápido mas nada vai ser mais eficiente do que simplesmente estudar e se envolver de verdade com o aprendizado. Porque o método como aprender qualquer língua o mais importante é simplesmente se dedicar regularmente ao aprendizado. Então, se você vai fazer intercâmbio mesmo sem saber a língua do lugar, a única coisa que você precisa ter em mente é: aprender vai depender de você, não do lugar nem do tipo de curso que você vai fazer.

Só tendo isso bem claro, já fica muito mais fácil aproveitar a experiência e tirar dela o melhor possível.

>>> Como ganhar uma bolsa para estudar nos EUA
>>> Como conseguir uma bolsa para estudar na França
>>> Como encontrar cursos gratuitos na Alemanha

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “A verdade sobre fazer intercâmbio sem falar a língua do país”

  1. Rayssa disse:

    A bronca é que os processos seletivos exigem, dentro da documentação, que se comprove a proficiência no idioma, ou então não é possível a bolsa.
    Uma pena, porque as vezes, não há fluência no idioma, mas facilidade de aprendizagem, e então a inserção no país poderia alavancar o aprendizado da língua também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *