como achar curso para estudar de graça na Alemanha partiu intercambio

Estudar na Alemanha de graça: como achar cursos


Vocês vivem me perguntando como achar um curso para estudar na alemanha de graça e aqui está a resposta pra isso 😀 já falei que estudar na Alemanha é (quase) de graça, já ensinei como faz para fazer graduação na Alemanha, mostrei as vantagens que quem estuda por lá tem para poder trabalhar na Alemanha depois. Tá mas e como encontrar esses cursos de graça e também como encontrar cursos em inglês na Alemanha? A resposta é bem simples, usando sites específicos para isso.

Aqui no Partiu Intercâmbio vocês encontram bolsas de estudos na Alemanha, mas caso vocês não se encaixem no perfil de quem ganha bolsa, ainda dá para ir atrás de um curso em uma universidade alemã que custe apenas as taxas de matricula de até 350 euros .

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Onde encontrar cursos para estudar na alemanha de graça?

O site do DAAD tem uma área que chama Higher Education Compass onde você pode encontrar todos os cursos de ensino superior na Alemanha. Na plataforma, você encontra cursos de graduação, mestrado e outros tipos de curso que só existem na Alemanha.

>>> 5 coisas ruins de morar na Alemanha

Posso achar cursos para fazer graduação de graça na Alemanha?

Poder você pode, mas como já explicamos aqui, para fazer graduação de graça na Alemanha tem três jeitos.

  • você faz o Ensino Médio na Alemanha e tem a nota do Abitur para poder entrar numa universidade alemã
  • você faz o Studienkolleg por um ano para compensar pela falta no Abitur e só depois disso entra numa universidade
  • você inicia uma graduação no Brasil e pede transferência para uma universidade alemã

Em todas as opções é necessário ter um nível de alemão B1, porque a oferta de cursos de bahcarelado na Alemanha em inglês é super restrita. No caso da segunda opção, eu já expliquei como funciona o Studienkolleg em um post aqui no Partiu. Já para transferir seu curso, o caminho é achar a universidade onde você quer estudar e entrar em contato com eles para ver como funciona o processo daquela universidade para o seu curso específico.

Esse é o momento em que muita gente vai perguntar “ah, mas não posso ir sem saber e aprender lá?”. Sim, se você fizerm um curso de alemão ANTES de se candidatar, atingir o nível exigido e depois e candidatar pra universidade. Neste vídeo, contei extamente como é possível estudar alemão na Alemanha para entrar na faculdade de graça por lá. Sem o nível de alemão exigido, não é possível entrar na graduação lá porque esse é um dos requisitos para poder transferir o curso é um nível mínimo de alemão. Vale lembrar que existe, inclusive, um visto para estudar alemão para se preparar para entrar em universidades na Alemanha.

>>> Como é morar na Alemanha sem saber alemão

Mais de 1300 cursos de mestrado em inglês na Alemanha

Como a gente já contou em outras postagens aqui no Partiu, fazer mestrado na Alemanha é uma ótima opção para quem quer estudar fora em inglês em cursos de qualidade gastando pouco. Afinal, a maioria os cursos em inglês é quase de graça e cobra apenas a contribuição social para a universidade que varia entre 200 e 350 euros semestrais. Esse dinheiro se reverte no ticket de estudante, em cursos de idiomas e de esportes que os alunos podem fazer nas próprias universidades. É uma ótima opção para quem não tem o perfil exigido pelas bolsas de estudos na Alemanha, mas ainda assim quer estudar no país gastando pouco.

Então, com a ajuda do buscador do DAAD vocês conseguem achar um curso para estudar de graça na Alemanha no mestrado.

>> Dicas para uma adaptação na Alemanha sem sofrimento

Se liguem para achar cursos gratuitos na Alemanha

O estado de Baden Würtemberg cobra taxas de alunos estrangeiros para estudar na Alemanha. Eles já disseram que estão estudando medidas para que alunos de países em desenvolvimento não tenham que pagar essas taxas, que são bem altas, cerca de mil euros por semestre, mas de concreto ainda não vi nada. Então, sejam espertos e tirem o estado de Baden Würtemberg das buscas de vocês por cursos de graça para estudar na Alemanha.

Por enquanto, só esse estado que fez isso, mas há rumores de que outros estados devem seguir em breve e fazer o mesmo. Então, se agilizem se vocês querem estudar na Alemanha e façam isso duma vez enquanto dá para estudar lá pagando quase nada.

Custo de vida na Alemanha

Vale lembrar que ninguém pode ser maluco de gastar toda a grana que precisa para fazer prova de proficiência, traduzir documentos e enviar todo o material para se candidatar para estudar na Alemanha sem fazer um planejamento financeiro. Afinal de contas o seu curso na Alemanha ser gratuito não sigifica que seu custo de vida na Alemanha estará coberto. Então, além do dinheiro para pagar o curso, você vai precisar comprovar que tem dinheiro o suficiente para se manter na alemanha.

Atualmente, a embaixada da Alemanha considera necessário ter um valor de 861 Euros por mês para o primeiro ano dos estudos para poder conceder o visto de estudante. Óbvio que em cidades maiores como Berlim ou Munique pode ser que você precise bem mais que isso, no entanto, isso é um valor médio e o necessário para poder tirar o visto. O valor real do custo de vida na Alemanha vai depender muito do seu estilo de vida.

Estudante pode trabalhar na Alemanha?

Estudantes de cursos de nível superior na Alemanha (graduação, mestrado ou doutorado) podem trabalhar em meio período durante o curso legamente. Mas MUITA CALMA nessa hora porque o que você ganha trabalhando meio período ajuda a financiar sua vida lá, mas não será suficiente para cobrir os 861 euros mensais. Então precisa de muuuito planejamento e contas na ponta do lápis para não se frustrar no final e pra não passar perrengue. Além disso o visto permite trabalhar meio período durante as aulas e full-time durante as férias.

Tem como morar na Alemanha sem passaporte europeu?

A boa notícia é que sim. Se você tem uma graduação completa e um bom nível de inglês, pode rolar de se mudar pra trabalhar na Alemanha mesmo sem você ter estudado por lá e mesmo que você não tenha um passaporte europeu.

A Alemanha está em busca de trabalhadores qualificados do mundo inteiro e para ajudar os brasileiros interessados em ir pra Alemanha para trabalhar existe o projeto pré-integração do Goethe-Institut no Brasil. No vídeo abaixo explicamos um pouco mais de como esse projeto pode te ajudar a ir morar na Alemanha legalmente e também conversamos com brasileiros que moram lá no vídeo acima.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas de mestrado na Europa e, inclusive, nossa mentorada Nayane Lira, enfermeira, e bolsista do DAAD no programa EPOS em Saúde Internacional na Universidade de Heidelberg. Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse a plataforma do DAAD

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

7 comentários em “Estudar na Alemanha de graça: como achar cursos”

  1. Ola! Tudo bem ?
    Uma curiosidade … eu fazendo um curso/mestrado em inglês na Alemanha ( não aprendendo alemão ) , eu consigo mais fácil trabalho depois mesmo sem o alemão ?
    Obrigada 🙂

  2. Bruno Oliveira

    Olá Bruna

    Mesmo com bolsa de estudo eu preciso comprovar para Embaixada esse valor de 853 por mês que ficarei na Alemanha.

  3. Olá Bruna! Gostaria de saber se o master teria que ser necessariamente na mesma área que a minha graduação no Brasil. Por exemplo: eu faço arquitetura e gostaria de fazer um mestrado em artes/design.

  4. Olá , gostaria ter contato com você para que possa mim ajudar a fazer um intercâmbio de aprender indiomas sem pagar . Eu não tenho condições fiz um a loucura sair de onde eu mora pra procurar oportunidades mais não mim caixo em nada . Então tentei pegar o meu sonho muito antigo que era viajar conhecer países . So que eu não tenho condição mesmo já tentei de tudo .Eu quero algo na minha vida . Eu quero aprender . Mais fora sabe , aprender falar inglês ou espanhol mais em outro país com tudo pago .

  5. Wagner do Nascimento

    Bruna,
    Estou procurando por Mestrado em Educação na Alemanha. Poderias me indica alguma universidade? Programa?
    Fico grato.

  6. Já tenho curso superior e gostaria de fazer psicológico aqui na Alemanha, sou casada com alemão e falo um pouco Deutsch, conseguira fazer outro curso tenho idade avançada e gosto de estudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais