relato intercâmbio china clarissa butelli top china

Top China: um relato sobre intercâmbio na China

Relato intercâmbio China Clarissa Butelli top china

Encontrar gente que tenha estudado nos Estados Unidos, no Canadá ou na Europa não é tarefa muito difícil. Esses destino são super populares e atraem um monte de estudantes todos os anos. Por isso que quando a Clarissa Butelli me escreveu dizendo que queria fazer um relato sobre  estudar na China, a minha resposta foi: mas claaaaro! 🙂 A Clarissa estuda Design na PUC- Rio e fez parte dos selecionados para intercâmbio na China do programa Top China 2015 do Santander. Dá uma olhada

Bolsas na China

“A diferença entre o Top China e a maioria dos outros programas é que, mais do que auxílio financeiro, o programa inclui três semanas de aulas e passeios em parceria com conceituadas universidades chinesas: a Sahnghai Jiao Tong University, onde metade dos alunos do programa estuda,  e a Peking University (PKU), para onde os representantes da PUC-Rio foram esse ano.

relato intercâmbio china clarissa butelli top china lojinha na universidade

Fomos para essa super universidade acompanhadas de um professor que também tinha a responsabilidade de dar uma aula para a nossa turma de 50 alunos brasileiros e chineses. Essa é uma das melhores partes do programa: cada professor escolhido pela sua universidade tem o compromisso de dar uma aula/palestra sobre sua área de especialização. Outras oportunidades aparecem, inesperadas, fora da programação oficial: o lançamento da tradução em chinês da revista Granta dedicada a jovens escritores brasileiros.

>>> Programa Schwarztman Scholar dá bolsa para mestrado na China

Por conta deste evento, conhecemos o departamento de estudos de português da PKU, com professores e alunos fluentes não só na nossa língua, mas também experts na nossa cultura. Um dos organizadores dessa tradução também foi professor de português para os nossos colegas chineses e citava de Guimarães Rosa a Michel Teló.

 

relato intercâmbio china clarissa butelli top china

Durante o intercâmbio na China também tivemos a oportunidade de fazer vários passeios. Alguns, parte oficial do programa, outros conseguidos graças à hospitalidade dos nossos colegas chineses, sempre prontos a traduzir a sinalização, contar um pouco sobre a história local e ajudar a pedirmos um pouco menos de pimenta nos restaurantes. Depois de conquistarmos um pouco de familiaridade com a cidade, podíamos passear com mais independência nos horários livres.

As três semanas do TOP China passaram voando e depois deste intercâmbio todos estamos um pouquinho diferentes. Alguns com novos amigos, já combinando o carnaval do próximo ano. Outros postando vídeos nas redes sociais para matarmos a saudade. E eu, que nunca tinha planejado estudar chinês, já estou cursando o básico eletiva aqui na faculdade e dou o maior apoio para quem quiser tentar a inscrição na próxima edição. Vale muito a pena!”

O concurso Top China é anual e as inscrições abrem geralmente na primeira metade do ano.

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais