bolsas para jornalistas partiu intercambio bolsas de estudos

Bolsas para jornalistas: as melhores oportunidades de intercâmbio na área

Bolsas para jornalistas no exterior pipocam toda hora por aí. Por isso, reunimos neste post as melhores oportunidades de intercâmbio para jornalistas com bolsas de estudos. No vídeo eu falo das 10 melhores bolsas para jornalistas no Exterior. Dá o play e te inscreve

Oportunidades em jornalismo

Bolsas para Jornalistas nos Estados Unidos

  • Programa do Instituto Radcliffe da Harvard University

O Instituto Radcliffe para Estudos Avançados da Universidade de Harvard  tem um programa para desenvolver pesquisa de forma independente pro qual jornalistas podem se candidatar. O programa tem o objetivo de reunir os selecionados em uma comunidade criativa e interdisciplinar. Portanto, essa bolsa de pesquisa em Harvard é uma oportunidade de se afastar das rotinas e mergulhar profundamente no seu projeto. Jornalistas que trabalharam, pelo menos, cinco anos como jornalistas podem se inscrever. As bolsas para pesquisa em Harvard têm duração de setembro a maio do ano seguinte. Os bolsistas recebem um auxílio de 77.500 dólares mais 5 mil dólares adicionais para cobrir as despesas do projeto.

  • Programa Knight-Bagehot em Jornalismo Econômico e Empresarial em Columbia

Programa Knight-Bagehot em Jornalismo Econômico e Empresarial oferece 10 bolsas para jornalistas em Nova York para participarem de um curso sobre economia e negócios na Universidade de Columbia. O curso tem duração de um ano e é voltado para profissionais (contratados ou freelancers) com pelo menos quatro anos de experiência. As bolsas incluem isenção na taxa de matrícula e um total de 60.000 dólares de salário. Os bolsistas do curso de jornalismo em Nova York poderão conseguir também acomodação junto à universidade. As inscrições abrem geralmente no início do ano.

  • Nieman-Berkman Klein Fellowship in Journalism Innovation

Jornalistas do mundo inteiro podem se inscrever para o programa Nieman-Berkman Klein Fellowship in Journalism Innovation em Harvard para pesquisar inovação no Jornalismo. A oportunidade da Nieman Foundation for Journalism e do Berkman Klein Center for Internet & Society recebe inscrições de jornalistas  que trabalham para veículos de notícias na área de negócios, planejamento, tecnologia ou liderança. A bolsa de estudos é no valor 65 mil dólares para pesquisar na universidade americana. As inscrições podem ser feitas pelo site até 1 de dezembro.

  • ONU e Fundo Dag Hammarskjöld

A ONU (Organizações das Nações Unidas) e o fundo Fundo Dag Hammarskjöld  selecionam jornalistas brasileiros em todos os anos pares para o programa de bolsas para a cobertura da sessão da Assembleia Geral em Nova York. A bolsa cobre todas as despesas e jornalistas de 25 a 35 anos podem se inscrever. As inscrições abrem geralmente durante os primeiros meses do ano.

  • Nieman Visiting Fellowships na Universidade de Harvard

A Fundação Nieman de Jornalismo oferece bolsas de Visiting Fellowship para jornalistas para pesquisar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.  O programa seleciona visitantes focados em desenvolver projetos de pesquisa relacionados à promoção da qualidade no jornalismo. Dependendo do tipo de projeto, os bolsistas podem passar até 12 semanas na universidade. As bolsas de pesquisa em jornalismo consistem em um salário semanal durante o período do programa e alojamento. Os selecionados também têm acesso aos centros de pesquisa e às bibliotecas de Harvard. As inscrições rolam sempre pro meio do ano entre julho e agosto.

  • Elizabeth Neuffer Fellowship

A Elizabeth Neuffer Fellowship é um programa de bolsa para jornalistas que oferece sete meses de curso no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a possibilidade de estagiar em dois grandes jornais norte-americanos: Boston Globe e The New York Times. Para concorrer é necessário ser mulher, jornalista e ter pelo menos três anos de experiência profissional com coberturas sobre direitos humanos e justiça social. Ser fluente em inglês também é indispensável. O programa não indica idade mínima ou máxima para participar. As inscrições podem ser feitas até março online. Despesas de passagem, visto, seguro saúde, moradia, alimentação e transporte estão cobertas pelo programa. A bolsa não oferece salário. Há a possibilidade de levar a família para os EUA durante a bolsa, os custos, contudo, não estão cobertos pela bolsa.

  • Programa para produção de reportagens

Harold W. McGraw Jr Center for Business Journalism (Centro de Jornalismo de Negócios Harold W. McGraw Jr) é uma iniciativa da Escola de Graduação em Jornalismo da Universidade de Nova York. A instituição começou a oferecer subsídio a jornalistas em 2014. Desde então, vários jornalistas já receberam bolsas para projetos de reportagem de cerca de 15 mil dólares. As inscrições geralmente são aceitas duas vezes por ano. Qualquer pessoa com pelo menos cinco anos de experiência profissional em jornalismo pode se inscrever. Candidatos estrangeiros podem concorrer a uma das bolsas para projetos de reportagem , desde que o trabalho seja publicado em inglês em um veículo de comunicação dos EUA.

bolsas para jornalistas no exterior partiu intercambio

Bolsas  na Alemanha para Jornalistas

  • IJP Internationale Journalisten-Programme

O Internationale Journalisten-Programme é um programa de bolsa para jornalistas que oferece estágio em Berlim, na Alemanha, e dá a oportunidade de trabalhar em um grande meio de comunicação no país com uma bolsa beeem legal. Eu participei da turma de 2012 e só posso dizer que vale MUITO a pena. Para poder participar, tem que falar alemão (ou ter um currículo muito foda caso você fale inglês e espanhol fluentemente) e ter entre 25 e 35 anos. Os selecionados passam dois meses em Berlim e as inscrições abrem todos os anos por volta de agosto.

  • Heinz Kühn Stiftung

A Heinz Kühn Stiftung fica no estado da Renânia do Norte-Westfalia, na Alemanha, e todos os anos eles selecionam jornalistas para uma bolsa de até quatro meses. A oportunidade inclui: curso de alemão, estágio – geralmente na Deutsche Welle em Bonn -, ajuda para cobrir os gastos, curso de alemão, passagem, etc. Ou seja, é uma SUPER oportunidade pra jornalistas que querem passar um tempo na Alemanha trabalhando, aprendendo e desenvolvendo pesquisa. Pra melhorar, diferente do IJP, a bolsa da HKS exige apenas conhecimentos básicos de alemão e as inscrições encerram sempre no dia 30 de novembro.

  • Estágio na Deutsche Welle Brasil

Jornalistas e estudantes de jornalismo podem se inscrever todos os anos para estágios remunerados na Deutsche Welle Brasil, em Bonn, na Alemanha. As inscrições, em geral, vão até o fim de junho. Para poder se increver é necessário ter inglês fluente, ter um bom texto em português, ter uma boa compreensão de textos em alemão e inglês. Falar alemão e ter experiência em jornalismo impresso ou online são requisitos desjáveis, mas não obrigatórios.

  • Conferência Falling Walls em Berlim

Jornalistas da área da ciência e pode participar de uma conferência em Berlim, na Alemanha com tudo pago. A Fundação alemã Falling Walls oferece exatamente isso. O tema do evento é: “Quais serão os próximos muros a cair?” e, todos os anos, reúne lideranças de diversos setores para promover discussões sobre inovações e descobertas científicas. Jornalistas e blogueiros podem se inscrever para a bolsa para participar de graça do evento e ter todas as despesas de viagem pagas.

Bolsas no Canadá

  • Curso em Jornalismo literário no Banff Centre

O Banff Centre for Arts and Creativity oferece um programa de bolsa para jornalistas no Canadá. A escola de artes localizada em Banff, província de Alberta, oferece uma residência em jornalismo literário com duração de quatro semanas na Colônia Leighton de Artistas. As inscrições abrem no início do ano. O programa é aberto a escritores de ficção e não-ficção, jornalistas, críticos, curadores, artistas e acadêmicos. A bolsa para jornalistas no Canadá cobre as taxas do programa, os custos da viagem (até 750 dólares canadenses) e um prêmio de 2 mil dólares canadenses pelo trabalho produzido durante a residência.

Bolsa  na Finlândia para jornalistas

  • Foreign Correspondents’s Programme (FCP)

Todos os anos o ministério das relações exteriores da Finlândia seleciona jornalistas do mundo todo para passar cerca de três semanas no país com todas as despesas pagas com o Foreign Correspondents’ Programme (FCP). Os jornalistas selecionados são convidados a mergulhar na cultura, política, língua e paisagens estonteantes desse país nórdico. Eu fui selecionada para participar em 2015 e acabei conhecendo mais do que a Finlândia: fiz amigos pra vida toda e conheci o meu marido, olha que coisa louca hehe. Em 2020, o programa não aconteceu por conta da pandemia mas o FCP deve voltar no que a situação mundial permitir.

Bolsas para mestrados em Jornalismo/Comunicação no Exterior

  • International Media Studies (IMS), em Bonn, na Alemanha

Se você quer fazer mestrado em comunicação na Alemanha, o curso de mestrado em comunicação da Deutsche Welle, o International Media Studies (IMS), tem bolsa para Brasileiros. O IMS é exatamente o mestrado que eu fiz na Alemanha e que me possibilitou trabalhar na Alemanha depois.  O curso tem duração de quatro semestres e é em tempo integral. O currículo oferece disciplinas de mídia e desenvolvimento, jornalismo, comunicação e gerenciamento de mídia. O curso é fruto de uma parceria entre a Universidade de Bonn, a Hochschule Bonn Rhein- Sieg (HBRS) e a Deutsche Welle (DW), emissora pública internacional da Alemanha. As inscrições  só podem ser feitas online e bolsas totais e parciais estão disponíveis para os inscritos.

Inscreva-se no mestrado em comunicação na Alemanha

  • Bolsas para mestrado em jornalismo na Dinamarca do programa Erasmus

O mestrado em Jornalismo, Mídia e Globalização do programa Erasmus Mundus é um curso que tem seu primeiro ano na Dinamarca e depois o aluno escolhe se quer estudar na Holanda, Inglaterra ou República Checa. O curso é completamente em inglês e é aberto a candidatos de todo o mundo. Bolsas de estudos completas estão disponíveis para não residentes da Europa.  A Helena Gertz ganhou bolsa para o mestrado em jornalismo do Erasmus e nos deu mais detalhes sobre o curso.

Veja o edital do programa em Jornalismo

Programas de intercâmbio em jornalismo para estudantes

  • Future News do British Council

O British Council oferece todos os anos bolsas para estudantes de jornalismo e recém-graduados para participar da conferência Future News. A conferência normalmente acontece no Reino Unido (ela já foi realizada em Edimburgo e em Londres) e os selecionados viajam com todas as despesas pagas.

Você conhece bolsas par jornalistas que não estão aqui? Fala comigo aí no comentários que eu acrescento aqui no post!

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

1 comentário em “Bolsas para jornalistas: as melhores oportunidades de intercâmbio na área”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais