Início » Bolsas de Estudo » Universidade de Messina dá bolsas para mestrado na Itália

Universidade de Messina/Divulgação

A Universidade de Messina (UniME) está com recebendo candidaturas para o seu programa de bolsas para mestrado na Itália voltado para estrangeiros e/ou graduados no exterior. Ao todo, a instituição localizada na Sicília oferece 40 bolsas integrais que incluem um subsídio mensal de 100 euros, isenção das taxas universitárias e alojamento gratuito em uma estrutura da UniME.

 

Para concorrer às bolsas para mestrado na Itália, é necessário ter diploma de graduação, possuir conhecimento da língua italiana (no caso de inscrição em cursos ministrados em italiano) ou de inglês (no caso de inscrição em cursos ministrados em inglês).

A universidade oferece cursos de mestrado (em italiano, “Laurea Magistrale” – LM) em todas as áreas do conhecimento. Essa tipologia de mestrado tem duração de dois anos. As bolsas cobrem o inteiro período do curso, mas o subsídio é distribuído em várias parcelas cujo pagamento depende dos créditos realizados pelo bolsista.

 

Como é fazer mestrado na Itália?

>> Governo recebe candidaturas para programa de bolsas para estudar na Itália
>>> Bolsas de pós-graduação na França para latino-americanos
>>> Veja mais bolsas de estudos a Itália

Candidatura às bolsas para mestrado na Itália

As candidaturas são online e devem ser feitas até as 12h (horário italiano) do dia 22 de maio. O candidato deve anexar os seguintes documentos em PDF:

  • Curriculum Vitae;
  • Certificado de italiano ou inglês (dependendo do curso escolhido);
  • Carta de motivação e/ou carta de apresentação da universidade;
  • Histórico acadêmico;
  • Cópia do passaporte.

Quanto ao certificado de língua, é pré-requisito ter pelo menos nível B2 (de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas). Se o estudante não possuir um certificado aceito pela universidade, é possível realizar uma prova de conhecimento linguístico aplicada pela própria instituição. Para informações sobre o assunto, é possível escrever para foreignstudents@unime.it.

A inscrição para concorrer às bolsas para mestrado não garante a candidatura ao curso, por isso, o candidato precisa se inscrever também no curso desejado, respeitando os prazos do mestrado.

Além disso, o edital do programa diz que os interessados são responsáveis por realizar o procedimento de pré-inscrição necessário para a solicitação do visto nas Representações Diplomáticas italianas no Brasil.

A seleção será baseada no desempenho acadêmico (50 pontos), no currículo do candidato (30 pontos) e na carta de motivação e/ou de apresentação (20 pontos). O resultado da seleção para as bolsas para mestrado na Itália será publicado no portal internacional da universidade no dia 19 de junho.

Confira o edital do programa

Veja a lista dos cursos disponíveis

Inscreva-se nas bolsas

Saiba mais informações sobre a candidatura aos cursos

>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália
>>> Encontre outras bolsas para estudar na Itália
>>> Veja todas as bolsas para fazer intercâmbio abertas neste momento

COMENTÁRIOS