Universidade dá bolsas integrais de mestrado na Itália

Início » Bolsas de Estudo » Universidade dá bolsas integrais de mestrado na Itália
Imagem: Università Bocconi/Divulgação

Imagem: Università Bocconi/Divulgação

Quer fazer mestrado na Itália, morar em Milão e ganhar uma coroa de louros como a da foto (!) no dia da sua banca? Além das bolsas de graduação, a Università Commerciale Luigi Bocconi também possui programas para conceder bolsas integrais de mestrado na Itália. Os programas têm como critério o desempenho acadêmico ou a renda. As inscrições para a segunda sessão do processo seletivo vão até o dia 26 de janeiro.

A Bocconi é uma instituição muito conhecida na Itália e também fora dela, aparecendo muito bem colocada em vários rankings internacionais. A universidade, localizada em Milão, oferece 10 cursos de mestrado nas áreas de Economia, Administração, Finanças e Ciências Sociais. Os cursos têm duração de 2 anos e grande parte das aulas é em inglês.

>>> Erasmus + dá bolsa para mestrado em cinema em Portugal e outros dois países da Europa

>>> Programa do governo dá bolsas de mestrado e doutorado na França

Bolsas por mérito

O Bocconi Graduate Merit Awards dá bolsas integrais de mestrado para os candidatos que tiverem os melhores desempenhos entre os inscritos no processo de admissão. Por isso, não existe um procedimento diferenciado para se candidatar a essas bolsas, pois os estudantes serão selecionados entre todos aqueles que se candidatarem.

As bolsas incluem isenção total das taxas universitárias – no valor de aproximadamente 12.700 euros por ano. Para alguns bolsistas também poderá ser concedida acomodação sem custos na residência universitária.

O principal critério de seleção é o desempenho acadêmico, mas será avaliado o dossiê completo enviado pelo candidato. As bolsas duram 1 ano, mas são renovadas automaticamente para o segundo ano, desde que seja cumprido o progresso acadêmico exigido pela universidade (infos aqui).

Bolsas por necessidade financeira

O Bocconi Scholarship for International Students oferece bolsas integrais para estudantes que demonstram não ter condições econômicas de arcar com os estudos. No entanto, a concessão dessas bolsas, que também prevê 100% do valor das taxas de matrícula, também leva em consideração o desempenho acadêmico.

Podem se candidatar estudantes internacionais que não sejam cidadãos italianos, nem residam na Itália e que também não tenham graduação naquele país ou em outro país estrangeiro. Para concorrer a esse tipo de bolsa, é necessário que o candidato envie no mesmo prazo da candidatura, além da Application Online, um formulário específico de pedido da bolsa e documentos que comprovem a sua situação econômica (leia o edital aqui).

Essas bolsas também duram 1 ano e são renovadas automaticamente para o segundo, desde que sejam cumpridas as exigências de progressão no curso da universidade (entenda aqui).

Como concorrer às bolsas integrais de mestrado na Itália

O processo de admissão nos cursos de mestrado da Bocconi tem várias sessões de candidatura. No entanto, a universidade deixa bem claro que os estudantes que se candidatarem nas primeiras sessões terão mais chances de serem selecionados: “a maioria das bolsas será atribuída nas primeiras sessões relevantes”. A primeira sessão se encerrou no dia 12 de dezembro, mas a segunda vai até o dia 26 de janeiro.

Para se candidatar, é necessário preencher a Application Online e anexar a documentação exigida. Serão levados em consideração:

  • Resultado em um teste de aptidão (GMAT ou GRE – saiba mais aqui);
  • Histórico acadêmico;
  • Currículo e carta de motivação;

Além disso, até a data da matrícula no curso será necessário comprovar conhecimento em língua estrangeira, conforme explicado nesse link.

Confira a lista dos cursos da universidade

Saiba mais sobre as bolsas de mestrado

Veja o calendário completo com os prazos para inscrição

Mais sobre o processo de admissão

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

>>> Bolsa de mestrado em Direito para brasileiros em renomada Law School dos EUA

COMENTÁRIOS