viagem ao uruguai PJM mercosul

Parlamento Juvenil do Mercosul irá levar jovens para viagem ao Uruguai

viagem ao uruguai PJM mercosul

O Ministério da Educação está realizando a quinta Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM 2018). O projeto internacional irá escolher uma delegação de 27 jovens parlamentares para representar o Brasil por dois anos e ganhar uma viagem ao Uruguai para encontro com outros participantes. O programa é uma oportunidade para quem deseja tentar concorrer a bolsas de estudo no futuro. Certamente um programa de liderança desse tipo conta bastante no currículo.

Bolsas para viajar para o exterior

Os candidatos selecionados irão participar da elaboração e divulgação da declaração do parlamento. O documento será produzido por parlamentares de todos os países membros e associados do Mercosul que irão se reunir em Montevidéu.

O PJM tem o objetivo de favorecer e promover o protagonismo juvenil. Ele busca abrir espaço para diálogos e discussões sobre assuntos ligados à educação. Entre eles, inclusão, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Com base no tema principal “O ensino médio que queremos”, os jovens devem elaborar propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

>>> Programa Jovens Embaixadores dá viagem aos Estados Unidos para jovens de escolas públicas

Requisitos para ser parlamentar juvenil do Mercosul

Podem participar da seleção e concorrer à viagem ao Uruguai, todos os estudantes regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou ensino técnico integrado ao ensino médio das escolas públicas do país.

O estudante deve ter uma boa atuação escolar (presença, conduta e rendimento), capacidade de conviver com pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas, disponibilidade, autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais acompanhado do MEC.

>>> Melhores bolsas para que está no Ensino Médio

>>> Competição de vídeo dá viagem à Polônia para participar de evento da ONU

Como se candidatar e concorrer à viagem ao Uruguai

Para concorrer a uma vaga na delegação e ganhar a viagem ao Uruguai, o estudante deve elaborar um projeto com orientação de um professor. O seu objetivo deve ser propor ações que estimulem a participação de jovens no ambiente escolar. Ele deve contemplar a realidade local do candidato, tanto escola quanto Unidade da Federação.

As inscrições devem ser feitas por e-mail no [email protected] até as 23h59 do dia 9 de setembro. Os interessados devem anexar à mensagem os seguintes documentos:

  • Formulário de Inscrição (disponível aqui);
  • Projeto de autoria própria com orientação de um professor e assinado pelos dois (modelo aqui);
  • Carta de recomendação do professor, assinada e digitalizada (formato pdf);
  • Termo de ciência e autorização (modelo) assinado pelos pais e digitalizado.

>>> LAIOB oferece bolsas para cursos nos Estados Unidos focados em business

Sobre a seleção dos candidatos

A seleção será composta por três etapas eliminatórias: seleção de projetos, confirmação das candidaturas e eleição. Na primeira fase, serão selecionados os quatro melhores projetos de cada Unidade da Federação. Os critérios de avaliação são originalidade, justificativa, relevância, viabilidade e linguagem e estruturação.

O resultado da seleção deve ser publicado em 9 de outubro. Quem tiver seu projeto selecionado deverá apresentar alguns documentos:

  • Cópia do documento de identidade (RG);
  • Cópia do CPF;
  • Autorização de cessão de imagem e som e propriedade intelectual (assinada pelo estudante ou pelo responsável, caso o candidato tenha menos de 18 anos);
  • Comprovante de matrícula da Instituição sobre a atuação regular do/a estudante.

>>> Entenda o que é o Partiu Intercâmbio e como podemos ajudar

Após o envio, os estudantes irão receber dados de acesso ao site do PJM, onde deverão inserir os seus materiais. Os projetos vão ficar disponíveis no portal para consulta pública. Eles passarão por uma votação eletrônica no período de 19 a 23 de novembro. Estudantes de 14 a 18 anos que estejam no ensino médio são considerados eleitores e podem se cadastrar no site para voltar.

O resultado com o nome dos candidatos escolhidos que irão ganhar a viagem ao Uruguai será divulgado no dia 10 de dezembro. Os selecionados deverão enviar uma autorização para viagem internacional assinada pelos pais e autenticadas em cartório.

Saiba mais sobre o PJM
Leia o regulamento do programa
Acesse os documentos necessários

Veja todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

3 comentários em “Parlamento Juvenil do Mercosul irá levar jovens para viagem ao Uruguai”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais