mestrado em psicologia na europa global-minds erasmus

Global-MINDS: Mestrado em psicologia na Europa com bolsa integral

Quer fazer um mestrado em psicologia na Europa? Esta pode ser a sua chance para estudar em vários países sem pagar nadinha! O Global-MINDS é mais um programa com bolsas do Erasmus+. Desta vez com possibilidade de estudar em Portugal, na Polônia, na Noruega e na Irlanda. As inscrições vão até o dia 1 de janeiro.

Os recentes desafios apresentados pela crise dos refugiados na Europa e o crescimento do extremismo político exigem especialistas preparados para tratar questões de mobilidade global, inclusão e diversidade, aculturação e saúde do imigrantes. É a essa necessidade que o Global-MINDS deseja responder.

O Mestrado Europeu em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade (European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society) é um curso internacional voltado a graduados ou com habilitação em Psicologia ou em Ciências Sociais, mas que tenham feito um determinado número créditos em Psicologia.

A proposta é única e fornece um treinamento de alto nível em psicologia social e cultural tanto teórico quanto prático. Os alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos aprofundados sobre temas de relevância social, como diversidade e inclusão, mobilidade global e aculturação, cultura e organizações.

>>> Em quais países brasileiro não paga para estudar

Universidades do programa Erasmus em psicologia e esquema de mobilidade

O Global-MINDS é mais um Erasmus Mundus Joint Master Degree e reúne universidades de quatro países no seu consórcio:

  • Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em Portugal;
  • Universidade de Ciências Sociais e Humanas de Varsóvia (SWPS), na Polônia;
  • Universidade de Oslo (UiO), na Noruega;
  • Universidade de Limerick (UL), na Irlanda.

>>> Como fazer mestrado em Portugal

O curso tem duração de dois anos e as aulas são todas em inglês. Os estudantes têm a oportunidade de seguir três percursos diferentes de estudos (detalhados abaixo), que definem a especialização que vão seguir, assim como o esquema de mobilidade que farão.

Assim, nos dois primeiros semestres, os alunos estudam nas universidades pré-definidas. Ao finalizar o primeiro ano, eles se reúnem para uma Summer School em Limerick.

No terceiro semestre, devem realizar um estágio que pode ser feito na mesma universidade escolhida para a produção da dissertação no quarto semestre (que deve ser uma das duas frequentadas no primeiro ano). Contudo, muitos estudantes optam por realizar uma mobilidade adicional durante o estágio.

>>> Mestrado na Europa com bolsa: melhores oportunidades

A) Cultura e Diversidade

Os alunos aprofundarão seus conhecimentos em Psicologia Social, aplicando seus princípios sobre diversidade e desigualdade social a questões sociais contemporâneas, como a forma como os indivíduos se relacionam com a sua comunidade.

  • 1º semestre: University Institute of Lisbon (ISCTE)
  • 2º semestre: University of Limmerick

B) Mobilidade e Sociedade

Os estudantes aprendem como planejar, conduzir e avaliar pesquisas aplicadas e intervenções relacionadas à justiça e sustentabilidade com ênfase em migração e relações intercomunitárias. Além disso, também é focado em questões de violação de direitos humanos e reconstrução pós-conflito.

  • 1º semestre: SWPS – SWPS University of Social Sciences and Humanities
  • 2º semestre: University of Oslo (UiO)

C) Inclusão e Saúde

Os estudantem se especializam na compreensão da Psicologia Social e Cultural com foco em como elas se cruzam com a Psicologia da Saúde nas experiências dos imigrantes. Além disso, também acumulam experiência em intervenções e questões políticas que surgem na interseção desses três ramos da psicologia.

  • 1º semestre: SWPS – University of Social Sciences and Humanities
  • 2º semestre: University of Limmerick

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Como são as bolsas para mestrado em psicologia na Europa

O programa Erasmus+ oferece bolsas para esse mestrado em psicologia na Europa. A partir deste ano, as bolsas estão divididas em duas modalidades:

  • 10 bolsas integrais que cobrem a participação no curso e garantem um subsídio de 1.400 euros por mês durante todo o mestrado;
  • 15 bolsas parciais que cobrem todos os custos de participação no curso, mas não incluem subsídio adicional.

Para ser considerado para concorrer a uma das bolsas, é preciso incluir um pedido de financiamento e uma justificativa relevante na declaração de apoio (supporting statement) durante a candidatura.

>>> Dicas de bolsistas Erasmus Mundus

Candidatura e seleção do mestrado em psicologia em Portugal

A candidatura deve ser feita pelo site através do preenchimento do formulário de inscrição em inglês até 1 de janeiro. O interessado também precisa anexar os documentos solicitados:

  • Curriculum Vitae (de preferência no formato Europass);
  • Carta de motivação (“supporting statement”) explicando por que você é um candidato adequado para o programa, incluindo a justificativa para a escolha do percurso de mobilidade e para o financiamento Erasmus Mundus;
  • Cópia do passaporte;
  • Cópia certificada e devidamente traduzida do diploma de graduação;
  • Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar;
  • Duas cartas de recomendação;
  • Certificado de proficiência em inglês (mínimo B2).

Nesta edição, não é preciso pagar uma taxa de inscrição. A primeira fase da seleção será baseada na análise dos materiais enviados. Quem passar nessa etapa será convocado para uma entrevista. Os selecionados para a bolsa serão comunicados até o final de março.

Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus. Caso você precise de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio e assista nossa live com mentorados aprovados em programas Erasmus e também em outras bolsas integrais na Europa.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o programa do curso
Saiba tudo sobre a candidatura
Confira mais informações sobre as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

11 comentários em “Global-MINDS: Mestrado em psicologia na Europa com bolsa integral”

  1. Fabiana Mislene Candido

    Bom dia
    Gostaria de receber mais informações e me preparar para este mestrado … este ano creio estar muito em cima da hora … mas para 2020 …. tenho intenções de ir … gostaria de receber mais informações para me preparar durante este ano …
    Grata …

  2. Jacqueline, Eu queria saber se a pessoa já precisa estar formada nas datas de canditura ou pode apresentar um comprovante que vai se formar em outra data, posterior a do encerramento da inscrição.
    Obrigada

  3. Oi Bruna! Tudo bem?

    Meu nome é Aline e sou estudante de pedagogia. estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se poderia me esclarecer.

    Fiz intercâmbio de mobilidade para Portugal de janeiro de 2016 até jan.2017 através da minha universidade no Brasil – UEMG. Não houve bolsa de estudo tive que juntar dinheiro para fazer este intercâmbio.
    No seu site fala que não pode ter morado fora por 1 ano…. Quer dizer que não posso me candidatar a bolsa?? 🙁 Você sabe me informar?

    2) Por conta do intercâmbio de 1 ano ia me formar final de 2017 e agora só me formo final de 2018. Atrasou a minha formatura – a minha faculdade é por bloco, ou seja, eu elimino as disciplinas que cursei lá mas fico presa aquele periodo.

    Como faço em relação aos documentos?

    Cópia certificada e devidamente traduzida do diploma de graduação;
    Cópia certificada e devidamente traduzida do histórico escolar.

    3) Você sabe se tem como adiantar a minha formatura de dez. 2018 para julho 2018?
    Olhei na minha universidade mas eles colocam muita dificuldade, falam que o problema seria por conta da “monografia que eu tenho que fazer no tempo previsto”. Você poderia me dar uma luz? 🙂

    Amei seu site. Espero q este recado chegue até vc. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais