bolsas para mestrado na Bélgica Master Mind ghent

Master Mind: governo dá bolsas para mestrado na Bélgica

Inscrições até 31/03/2024

O Governo de Flandres está recebendo candidaturas a bolsas para mestrado na Bélgica. O objetivo do Master Mind 2023-2024 é promover Flandres e Bruxelas como destinos de estudo superior na Europa.

O programa possibilita estudar em todas as universidades flamengas e também nas escolas de artes. De acordo com as informações divulgadas, serão concedidas  bolsas para mestrado na Bélgica a estudantes internacionais.

>> Onde brasileiro não paga para estudar

Como são as bolsas para mestrado na Bélgica

O programa tem duração mínima de um ano e máxima de dois anos – o tempo total de duração do mestrado. As bolsas para mestrado na Bélgica são de 10 mil euros por ano e serão pagas em várias parcelas ao longo do ano acadêmico. Em contrapartida, ao terminar o curso, o bolsista deverá escrever um ensaio e responder um questionário sobre a sua experiência.

Durante o curso, o bolsista pode realizar mobilidade acadêmica em outro país/instituição, porém, deve fazer pelo menos a metade dos créditos do mestrado na instituição anfitriã flamenga.

>> Bolsa de mestrado na Bélgica da KU Leuven recebe inscrições

Requisitos para participar do programa Master Mind

Entre os requisitos das bolsas para mestrado na Bélgica estão: ter um bom desempenho e/ou potencial acadêmico e saber inglês (ter certificado TOEFL, IELTS, CAE ou outro). É exigida uma média acima de 3,5 em uma escala de 0 a 4. Para saber se as suas notas da graduação são suficientes, você pode utilizar a calculadora disponível neste link.

Outro requisito é não ter realizado a graduação em uma instituição localizada em Flandres. Além disso, como o aluno deve ser aceito por uma universidade para poder ganhar o benefício, ele também precisa cumprir os requisitos específicos do curso de sua escolha. Estudantes estrangeiros que já estejam fazendo mestrado na Bélgica não podem se candidatar.

>> Bolsas de estudo para estudar fora em 2024

Candidatura e seleção das bolsas de mestrado na Bélgica

A candidatura deve ser enviada diretamente para a instituição flamenga anfitriã. Para isso, o interessado deve entrar em contato com a universidade para se informar sobre os procedimentos de seleção e os prazos para envio da inscrição. É preciso ficar atento, pois o período de candidatura de algumas instituições vai apenas até 1 de fevereiro. Os prazos  de candidatura das universidades participantes estão abaixo.

>> Fui aceito para estudar fora sem bolsa e agora?

Se o candidato for aceito pela universidade, a própria instituição será responsável por iniciar o procedimento de candidatura à bolsa do Master Mind antes de 28 de abril. Nesse caso, a sua situação já será de “pré-selecionado” e basta completar o arquivo de candidatura da Mobility-Online antes do prazo para de fato estar concorrendo a uma das bolsas.

A seleção será baseada em dois critérios principais (motivação do candidato e histórico acadêmico) e outros secundários (carta de recomendação, perfil, etc). Os selecionados para as bolsas para mestrado na Bélgica serão anunciados em junho.

>> Programa Erasmus dá bolsas para mestrado na Europa

Prazos de candidatura nas universidades da Bélgica

Para poder concorrer a bolsa, você primeiro precisa finalizar sua inscrição na universidade belga de sua preferência e a universidade indica os estudantes para a bolsa master mind. O prazo de candidatura das universidades são:

  • KU Leuven / University of Leuven: 1 de fevereiro
  • University of Antwerp: 1 de fevereiro
  • Ghent University: 31 de março
  • Hasselt University: 15 de março
  • Vrije Universiteit Brussel: 10 de março
  • AP University of Applied Sciences and Arts: 1 de março
  • Erasmus University College Brussels: t.b.c
  • Karel de Grote University College: 31 de março
  • LUCA School of Arts: 20 de março
  • PXL University College: 1 de março
  • HOGENT University of Applied Sciences and Arts: entre 15 de março

>>> Bolsas para estudar no Canadá

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o edital 


Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

2 comentários em “Master Mind: governo dá bolsas para mestrado na Bélgica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais