bolsas de pesquisa na Europa partiu intercambio

Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa

O Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) é um programa promovido pela Comissão Europeia que tem o objetivo de financiar pesquisadores promissores de qualquer lugar do mundo de todas as áreas de estudo. Dentro do programa, as Individual Fellowships são bolsas de pesquisa e pós-doutorado em instituições ou organizações europeias. O financiamento pretende aprimorar a carreira e as perspectivas acadêmicas de pesquisadores que atuam no exterior.

A ação é voltada para investigadores promissores e experientes que já tenham doutorado e no máximo oito anos de experiência após a sua conclusão. A modalidade “Bolsas Europeias”, às quais podem se candidatar pesquisadores brasileiros, estão disponíveis para investigadores que desejam se mudar para a Europa para realizar seus estudos ou que se desloquem dentro do continente europeu. 

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado no Exterior

De acordo com a regra da mobilidade, o pesquisador não pode ter residido ou exercido sua atividade principal no país da instituição de acolhimento por mais de 12 meses nos últimos três anos imediatamente anteriores à prazo de inscrições.

Como são as bolsas de pesquisa na Europa do MSCA

Um dos pontos interessantes do programa é que as bolsas de pesquisa na Europa podem servir para a retomada da carreira de investigação após um período de interrupção, como no caso de uma licença maternidade. As bolsas europeias têm duração de um a dois anos e podem incluir uma mobilidade de até um terço da duração padrão em outra instituição.

O financiamento da MSCA oferece um subsídio para custear as despesas de subsistência e deslocamento do investigador e ainda garante cobertura das despesas com a pesquisa e com a família. A bolsa de pesquisa na Europa é atribuída à entidade que acolherá o selecionado, que pode ser uma universidade, um centro de pesquisa ou uma empresa europeias.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Candidaturas e envio de propostas

Para concorrer a uma das bolsas de pesquisa na Europa, os interessados devem enviar o currículo e uma proposta de investigação elaborada em conjunto com a entidade de acolhimento. Você pode encontrar a lista das instituições participantes desta edição aqui.

As candidaturas devem ser enviadas até o dia 13 de setembro. Em 2023, pesquisadores de todas as áreas podem ser financiados, da física à linguística, da saúde à matemática.

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas em 2023

Sobre Marie Skłodowska-Curie

Maria Skłodowska-Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel. A  cientista polonesa que realizou estudos sobre a radioatividade dividiu o Nobel de física com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel em 1903. Em 1911, Marie recebeu o Nobel de Química pelo seu trabalho.

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas individuais do MSCA
Leia o edital
Acesse o guia oficial para candidatos
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa”

  1. Gostei a vossa informaçao
    E do jeito que adoro até quero estudar convosco.
    Tou apedir fazer um exame para ganhar uma bolsa de estudo, mas tudo sobre as ciências exatas
    Porque a minha area é EGINHARIA ELÉCTRICTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais