MAECI oferece bolsa para curso de italiano na Itália

bolsas para curso de idioma na Itália maeci

Se você está procurando uma bolsa para curso de italiano na Itália essa é a sua chance! Tem edital de bolsa aberto pra quem tem uma noção básica de italiano e quer aprender mais ou já fala e deseja aprimorar a língua.  Além de incluir mestrado, doutorado, projetos de pesquisa e cursos de formação profissional em áreas artísticas, o MAECI também tem bolsa para curso de italiano na Itália.

 

O programa do Ministério das Relações Exteriores italiano (MAECI) está com o edital aberto. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril. Se você quiser ver todas as oportunidades do programa, dá uma olhadinha neste post. A bolsa para curso de italiano na Itália é destinada a estudantes que queriam frequentem um curso de italiano de em uma universidade para cursos de três meses.

>>> Veja mais bolsas de estudos na Itália

 

 

O que a bolsa para curso de italiano na Itália cobre?

O programa do governo italiano inclui seguro saúde e o pagamento mensal de um subsídio de 900 euros para cobrir os custos de vida do bolsista no país. Os selecionados para as bolsas para curso de idioma na Itália não ganham isenção de taxas de matrícula no curso.

>>> Guia: Tudo o que você precisa saber para estudar na Itália

Requisitos para se inscrever para curso de idioma na Itália

No caso dos estudantes brasileiros, podem se candidatar aqueles que possuem cidadania italiana (que são considerados “italianos residentes no exterior”) e também quem tiver somente a nacionalidade brasileira. Entre os pré-requisitos específicos das bolsas para curso de idioma na Itália do MAECI estão:

O requisito do idioma deverá ser comprovado na candidatura através de um certificado ou atestado.

>>>Turin School oferece bolsas para curso de verão na Itália

Candidatura para a bolsa para curso de italiano na Itália

A candidatura para a bolsa para curso de italiano na Itália deve ser feita pela internet no “Portale borse online” até as 14h (horário da Itália) do dia 30 de abril. É necessário, primeiramente, se registrar, criando um usuário e uma senha, para depois enviar a candidatura.

A seleção será feita pelos órgãos de representação diplomática italiana no país do candidato. O edital do MAECI não informa quantas pessoas receberão a bolsa para curso de italiano na Itália. Além disso, se selecionado, o estudante será notificado e deverá realizar a inscrição no curso. Caso você tenha alguma dúvida sobre a seleção, você pode entrar em contato com a coordenadora do programa e responsável pelas bolsas para brasileiros por e-mail: lorenzina.bucciarelli@esteri.it.

Veja mais informações sobre as bolsas
Leia o edital completo do programa do MAECI
Candidate-se agora

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

>>> Veja todas as bolsas para fazer intercâmbio abertas
>>> Encontre outras bolsas para estudar na Itália

COMENTÁRIOS

16 respostas para “MAECI oferece bolsa para curso de italiano na Itália”

  1. Elis disse:

    Quqndo sairá o resultado, por favor?

  2. Luigi disse:

    Oi, na aba de inscrição pergunta para qual a instituição eu estou me inscrevendo, onde eu encontro a lista com as instituições participantes ?

  3. Neto disse:

    Oi, Ana, no link aqui para a inscrição e no edital falam sobre o período de 2017, esse link está mesmo correto?

  4. Laura Machado Biagiotti disse:

    Olá Bruna ! Fiquei em dúvida se é possível aplicar para o curso de italiano e algum outro de graduação ao mesmo tempo ?! Obrigada .

  5. Letícia Macêdo disse:

    Oi Bruna, poderia me tirar uma dúvida?
    Sabe como posso tirar meu certificado de proficiência A2 ?

    Obrigada, aguardo.

  6. Henrique disse:

    Enviei um email a eles, ainda nao recebi resposta. Vou dar inicio a minha candidatura. Outra coisa que gostaria de te perguntar é em relação ao certificado. Você sabe se os certificados permitidos são somente aqueles que a lista dá?

  7. Lorena disse:

    Olá, Bruna, só é permitido finalizar o cadastro quem já tem o passaporte? Nas candidaturas anteriores o site permitia também a carteira de identidade

  8. Henrique disse:

    Oi Bruna, boa tarde. Eles dizem no edital algo referente ao concorrente à bolsa de estudos deve estar frequentando um curso de italiano a nível universitário. O que seria isso? Eu não faço curso de italiano, já o fiz mas nas atualmente não frequento nenhum. Poderia me sanar essa dúvida? Abraços!

    • Henrique, isso significa que o curso na Itália precisa ser um curso de idiomas oferecido por uma universidade. Na postagem, tem o email da pessoa responsável pela candidatura de brasileiros. Se você ainda tiver dúvidas, recomendo entrar em contato com ela.

  9. Julia disse:

    Oi Bruna,

    Tu sabe me dizer com que frequência essas bolsas oferecidas pelo MAECI costumam abrir?

  10. Ana Carolina disse:

    Jaqueline* heheh desculpa!

  11. Ana Carolina disse:

    Oi, Bruna!

    Você sabe me dizer quando o curso começaria?
    Beijos

  12. Ana Carolina disse:

    Oi, Bruna!
    Você sabe me dizer quando o curso começaria?
    Obrigada pela ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *