programa para jornalistas na África partiu intercambio

IWMF seleciona jornalistas mulheres para programa na África

bolsa para mestrado em administração no exterior

Se você é mulher, jornalista e se interessa por reportagem em áreas de conflito, a International Women’s Media Foundation (IWMF) está com inscrições abertas para um programa que vai levar seis jornalistas para uma viagem para a República do Congo  e outra para a Ruanda com todas as despesas pagas. As jornalistas receberão treinamento programa para jornalistas na África e todo o apoio para elaborar reportagens sobre sociedade civil, governança e as questões humanitárias. As inscrições podem ser feitas até 19 de fevereiro no  site da IWMF.

 

Para poder se inscrever para o programa para jornalistas na África, é preciso ter disponibilidade para poder participar do programa em maio. O programa arca com todos os custos da viagem e busca apoiar os jornalistas interessadas em perseguir histórias sobre agricultura e aquecimento global em Ruanda e iniciativas populares no Congo.  A IWMF organiza as viagens e a logística no país para todas as selecionadas, além de cobrir as todas as  despesas relacionadas ao programa, incluindo, visto, passagens, alojamento, refeições e intérpretes.

>>>Veja outros programas para jornalistas no Exterior
>>> Bolsa para residência em jornalismo literário no Canadá

Podem se inscrever mulheres jornalistas (freelancers ou empregadas em um meio de comunicação) com pelo menos três anos de experiência profissional. As candidatas vão receber treinamento de segurança durante o programa, mas devem ter experiência reportagem de ambientes hostis. É necessário ter inglês fluente. Na inscrição, é necessário demonstrar que há apoio de um editor para a viagem ou mostrar um histórico que comprove publicações em meios de comunicação de destaque.


O que é o programa para jornalistas na África?

Esse programa faz parte da The African Great Lakes Reporting Initiative do IWMF, criada em 2014, com base no sucesso de programas anteriores da instituição. O programa quer, ao longo dos próximos quatro anos, enviar grupos de mulheres jornalistas para a República Centro-Africana, República Democrática do Congo (RDC), Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda. A ideia é que, em 2019, mais de 250 jornalistas tenha passado pelo programa da IWMF para ajudar a reformular a narrativa mídia da tradicional sobre esta região complicada. O programa é financiado por uma doação da Fundação Howard G. Buffett. Até o momento, 44 bolsistas já foram à África com o programa e cobriram uma ampla gama de temas, incluindo questões de empoderamento, democracia, segurança alimentar e os esforços de conservação. O trabalho das bolsistas já foi produzido e publicado pelos principais meios de comunicação ao redor do mundo.

Veja o edital
Veja respostas para as perguntas mais frequentes da seleção
Veja instruções para se inscrever no programa para jornalistas
Faça sua inscrição para o programa no Congo
Faça sua inscrição para o programa na Ruanda

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais