bolsas para pós-graduaçã-o na Itália invest your talent in italy partiu intercambio

Invest Your Talent in Italy: bolsas para pós-graduação na Itália

Inscrições até 01/03/2024

Reconhecendo a importância dos estudantes estrangeiros como instrumento de internacionalização do país, o programa Invest your talent in Italy abre as portas de algumas das mais importantes universidades italianas e disponibiliza bolsas para pós-graduação na Itália associadas a estágio na Itália.

O IYT oferece benefício para alunos internacionais realizarem mestrado em várias instituições diferentes (24 no total) São contempladas as áreas de engenharia, tecnologia, design, arquitetura, economia e administração. A lista completa dos cursos oferecidos dentro do programa está abaixo.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa

Para oferecer uma formação completa, além do mestrado, o programa também é composto por um estágio obrigatório em grandes empresas italianas.

As bolsas para pós-graduação na Itália

As bolsas do Invest Your Talent incluem: auxílio (1000 euros por mês), isenção ou redução das taxas de matrícula, orientação e suporte necessários. Como regra geral, não há número máximo de bolsas de estudo por curso e normalmente os selecionados têm isenção completa das taxas universitárias.

Contudo, nos casos em que há um limite no número de bolsas, o candidato terá a opção de selecionar outro curso como segunda opção. Já os mestrados que envolvem mais de uma universidade, a isenção é parcial, correspondendo apenas ao montante devido à instituição italiana parceira da IYT.

As bolsas para pós-graduação na Itália tem duração de nove meses, começando em 1º de outubro de 2024. Existe, porém, a possibilidade de renovação do benefício, caso o bolsista cumpra alguns critérios (número mínimo de créditos completados, frequência nas aulas e no curso de italiano, por exemplo).

Importante lembrar que a bolsa de pós-graduação na Itália do Invest Your Talent In Italy 2024 não cobre:

  • Tassa Regionale per il Diritto allo Studio (Imposto Regional)
  • qualquer despesa relativamente a seguros de acidentes e/ou responsabilidade civil;
  • Seguro saúde
  • Despesas de viagem
  • A bolsa não inclui alojamento.

Outro detalhe importante é que a bolsa do Invest Your Talent in Italy não é compatível com qualquer outra bolsa de estudos e/ou qualquer outro benefício econômico oferecido pelo governo italiano ou qualquer outra instituição pública italiana, incluindo as ajudas
fornecidas pelas Regiões Italianas “per il diritto allo studio regionale”.

>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Requisitos do Invest Your Talent in Italy

Entre os requisitos das bolsas para pós-graduação na Itália, estão: ter nascido em 1 de janeiro de 1998 ou depois desta data, possuir graduação completa – candidatos ainda cursando a graduação não são aceitos – e proficiência em língua inglesa (mínimo nível B2 no Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas e eles recomendam apresentar TOEFL, IELTS ou TOEIC).

A prova de proficiência em italiano não é obrigatória, mas será levada em consideração no processo de seleção.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

O programa de bolsas de estudo para pós-graduação na Itália tem uma lista de países elegíveis. Eles são: Azerbaijão, Armenia, Brasil, Casaquistão, China, Colombia, Coreia do Sul, Egito, Etiópia, Gana, Índia, Indonesia, Irã, México, Tunísia, Turquia e Vietnã.

Antes de aplicar para o IYT, é preciso se candidatar para os cursos desejados diretamente através das universidades responsáveis. Depois de fazer isso, o interessado deve preencher e enviar um formulário de solicitação da bolsa. O prazo de inscrição para o programa é dia 1 de março.

Documentos pra candidatura no Invest Your Talent in Italy

São solicitados os seguintes documentos (todos traduzidos para inglês, francês ou espanhol):

  • Histórico escolar com nota final da graduação;
  • Carta de recomendação de um tutor, professor ou empregador (no mínimo uma);
  • Vídeo sobre as suas motivações ( 1 minuto no máximo);
  • Currículo;
  • Certificado de língua inglesa (TOEFL ou IELTS).

Universidades do Invest Your Talent in Italy 2024

É possível se candidatar para apenas um curso elegível em uma das universidades participantes do programa Invest Yout Talent in Itally 2024.

  • IUAV
  • IULM – INTERNATIONAL UNIVERSITY OF LANGUAGES AND MEDIA
  • LUISS GUIDO CARLI
  • POLITECNICO DI MILANO
  • POLITECNICO DI TORINO
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DELLA TUSCIA
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI BRESCIA
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI CAMERINO
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI CASSINO E DEL LAZIO MERIDIONALE
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI FIRENZE
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI GENOVA
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI MACERATA
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI MODENA E REGGIO
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI PADOVA
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI TRENTO
  • UNIVERSITA’ DEGLI STUDI DI VENEZIA CA’ FOSCARI
  • UNIVERSITA’ DEL SALENTO
  • UNIVERSITA’ DELLA CALABRIA
  • UNIVERSITA’ DI PARMA
  • UNIVERSITA’ DI PISA
  • UNIVERSITA’ DI ROMA TOR VERGATA
  • UNIVERSITA’ DI SIENA

Candidatos que escolherem cursos nas Universidades da Brescia, da Tuscia, de Modena e Reggio Emilia, Pádua, Parma ou Pisa concorrem também a bolsas das próprias universidades

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Entenda como funciona o processo de inscrição
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

6 comentários em “Invest Your Talent in Italy: bolsas para pós-graduação na Itália”

  1. Boa noite!
    Informações sobre mestrado ai na Itália.
    O Diploma de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema de Universidade Federal é válido como Ensino Superior ai ?
    Qual seria o lugar (Universidade)para co-validar o diploma?
    Como se candidatar ao mestrado ai?
    Grata

  2. Carlos Helena Novela

    Olá ,Eu sou Carlos Novela , estou interessado no curso de Engenharia na Itália , mas não sei como me inscrever, peço ajuda , estou tendo muitas dificuldades .

  3. Boa tarde,
    Vocês poderiam me ajudar em relação a candidatura nessa bolsa de estudos na Itália?
    Por favor, tenho muito interesse, mas estou tendo certa dificuldade em me candidatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais