Governo tem programa de bolsas para pós-graduação no México

O Mexican Government Scholarships for International Students é um programa do governo mexicano que contempla estudantes estrangeiros com bolsas para pós-graduação no México. As candidaturas estão abertas até o dia 28 de setembro.

Bolsas para estudar no México

As bolsas são oferecidas a candidatos de mais de 180 países por meio de convenções e acordos. Mais de 70 instituições mexicanas são registradas no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e participam do programa.

O objetivo das bolsas para pós-graduação no México é fortalecer o papel do país como ator com responsabilidade global. O programa também ajuda a formar profissionais altamente qualificados vindos de diferentes realidades.

>>> Governo oferece bolsa para pós-graduação na Argentina

Como funciona o programa

O programa contempla candidatos interessados em cursos de mestrado ou doutorado. As bolsas para pós-graduação no México começam a ser distribuídas entre março e dezembro. A duração máxima é de dois anos para mestrados e de três ou quatro anos para doutorado.

A bolsa para mestrado inclui um auxílio mensal de quatro vezes o valor da Unidade de Medida e Atualização. Em 2017, o valor foi baseado no salário mínimo do México e foi equivalente a 9.800,96 pesos mexicanos (cerca de 480 dólares).

Para programas de doutorado, o valor é de cinco vezes essa unidade. Em 2017, o auxílio mensal para doutorandos era de cerca de 600 dólares.

O programa também cobre: taxas universitárias; seguro saúde a partir do terceiro mês no país; custos relacionados ao visto.

>>> Veja outras oportunidades de bolsa para mestrado no exterior

Requisitos para participar

Para se candidatar, o estudante precisa ter um diploma universitário que permita o acesso ao curso desejado. Além disso, está entre os requisitos de um candidato ideal ter uma média de no mínimo 80 (em uma escala de 0 a 100).

Para receber o benefício, o candidato precisa também cumprir os requisitos do curso escolhido e ser aceito no mestrado ou doutorado ao qual se candidatou. Não podem se candidatar pessoas que tenham residência no México.

>>> Confira outras oportunidades para fazer doutorado com bolsa no exterior

Candidatura às bolsas para pós-graduação no México

As inscrições para o programa são online e devem ser feitas no site da embaixada mexicana do país do candidato. No caso do Brasil, o site da embaixada pode ser acessado por aqui.

Os documentos necessários para a candidatura são:

  • Formulário de inscrição preenchido (disponível aqui);
  • Carta de motivação (máx. 2 páginas);
  • Currículo;
  • Declaração de garantia de retorno ao país de origem (modelo);
  • Carta de aceite;
  • Cópia do diploma do maior nível alcançado;
  • Cópia do histórico do curso;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Cópia do passaporte;
  • Certificado médico;
  • Carta de aceite do Termo Geral e Condições do programa (aqui);
  • Certificado de conhecimento em espanhol (mínimo B2).

Os documentos que não estiverem em língua espanhola devem ser acompanhados de tradução. No entanto, pode ser uma tradução simples, não juramentada.

A seleção leva em conta prioritariamente candidatos que nunca tenham recebido bolsa do governo mexicano. Também serão considerados prioridades aqueles que estudam em áreas importantes para o desenvolvimento dos seus países de origem (educação, saúde, energia, meio-ambiente e telecomunicações).

Os interessados nas bolsas para pós-graduação no México devem se inscrever até as 15h (horário da Cidade do México) do dia 28 de setembro. Os resultados serão divulgados no dia 5 de dezembro através das representações do país no exterior.

Leia o edital das bolsas
Confira as instituições participantes do programa
Acesse o site para se candidatar

Todas as bolsas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>> > Programa Goethe Goes Global: bolsas para mestrado em Frankfurt
>>> Universidade de Leiden oferece bolsas de mestrado na Holanda

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Governo tem programa de bolsas para pós-graduação no México”

  1. Tâmara de Santana Silva Pinheiro disse:

    Como é esse certificado de proficiência na língua? Tem que ser por meio de curso em alguma instituição de ensino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *