bolsa para pós-graduação na Argentina cenicet

Governo oferece bolsa para pós-graduação na Argentina

O Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsa para pós-graduação na Argentina. Ele é voltado a estudantes provenientes de países latino-americanos.

Já as candidaturas para as bolsas para pós-doutorado são de 15 de fevereiro a 1 de março de 2024. No caso do doutorado, as inscrições em geral abrem em julho e em 2023 foram de 18 de julho a 12 de agosto de 2023.

No entanto, dentro desses períodos, há prazos específicos que variam conforne o número do documento de identificação do candidato.

Os benefícios são destinados a pesquisadores de qualquer área de conhecimento. Não são cobertas, porém, formações de capacitação profissional e de criação artística.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para doutorado no Exterior

Bolsas de doutorado na Argentina

As bolsas de doutorado na Argentina têm duração de 60 meses e não são renováveis. Os bolsistas recebem um subsídio e têm obrigação de se dedicar exclusivamente ao seu projeto de pesquisa. Eles só poderão acrescentar a sua remuneração um cargo de ensino secundário ou universitário com deduções horárias estabelecidas no regulamento do programa.

>>> Bolsas para estudar na América Latina

Para se candidatar a essa bolsa de pós-graduação na Argentina, é preciso ter terminado ou estar por concluir seus estudos anteriores. Não serão admitidos candidatos que já tenham sido beneficiados com bolsas de doutorado financiadas por outras instituições nacionais ou estrangeiras.

Os candidatos devem ter residência permanente no seu país de origem e se comprometer a retornar depois de concluir os estudos.

>>> Confira bolsas para doutorado no exterior

Bolsas de pós-doutorado na Argentina

As bolsas de pós-doutorado são destinadas a candidatos quem já tenha sua tese de doutorado aprovada e estejam interessados em melhorar sua formação acadêmica. A duração máxima do programa nesse caso é de 36 meses. Também para o pós-doutorado se exige dedicação exclusiva, com exceção de cargos docentes secundários ou universitários.

No momento da apresentação da candidatura para essa bolsa de pós-graduação na Argentina, o interessado deve anexar uma versão preliminar da sua tese ou o certificado de aprovação da mesma. De qualquer forma, ela precisa ser defendida e aprovada antes da data estipulada para o começo da bolsa.

Os candidatos devem residir no seu país de origem e estar dispostos a retornar após o término dos estudos. Eles recebem um subsídio e as passagens aéreas, as despesas de instalação, o seguro e as taxas universitárias (se existentes) são de sua responsabilidade.

>>> Veja mais bolsas de pós-doutorado fora do país

Como se candidatar à bolsa para pós-graduação na Argentina

Para se candidatar à  bolsa de pós-graduação na Argentina, o interessado deve propor uma universidade de interesse. Ela deve ser definida após a escolha de um diretor/co-diretor durante a solicitação da bolsa para pós-graduação na Argentina.

Somente depois que esse diretor realizar os trâmites necessários, o candidato deve prosseguir com o processo de inscrição e preencher a candidatura para a bolsa para pós-graduação na Argentina no site. Os documentos devem ser enviados somente via site (SIGEVA), pois, a partir deste ano, não é mais necessário enviar uma versão impressa pelo correio.

Como mencionamos, o prazo para se inscrever depende do último dígito do número do passaporte (no caso dos brasileiros), sendo:

Doutorado

  • 0: 08/08/2023
  • 1: 09/08/2023
  • 2 e 3: 10/08/2023
  • 4, 5 e 6: 11/08/2023
  • 7, 8 e 9: 12/08/2023

Pós-doutorado

  • 0: 15/02 a 26/02/2024
  • 1: 15/02 a 27/02/2024
  • 2 e 3: 15/02 a 28/02/2024
  • 4, 5 e 6: 15/02 a 29/02/2024
  • 7, 8 e 9: 15/02 a 01/03/2024

Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected], indicando o tipo de bolsa de pós-graduação na Argentina que você deseja.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais detalhes sobre as bolsas
Inscreva-se agora

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais