bolsas de mestrado e doutorado na frança

Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França

O Eiffel Excellence Scholarship Programme (Programa de bolsa Eiffel) está recebendo candidaturas para bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa é destinado para estudantes de nacionalidade estrangeira (que não tenham segunda nacionalidade francesa).

Quem pode candidatar nas bolsas de mestrado e doutorado na França

As bolsas contemplam especificamente as seguintes áreas de estudo:

Ciências e exatas

  • Biologia e saúde;
  • Transição ecológica;
  • Matemática e digital;
  • Ciências e engenharia.

Ciências sociais e humanas

>>> Como é fazer mestrado na França: dicas de uma brasileira

Requisitos da bolsa Eiffel

Desde 2021, o programa Eiffel estipula uma idade máxima para os candidatos de 25 anos para o mestrado e de 30 anos para o doutorado.

O programa não estabelece obrigação de proficiência em francês ou inglês, pois o nível exigido fica a critério da pré-seleção da universidade francesa. A necessidade de proficiência em francês depende das exigências do curso que o candidato pretende seguir. Se o curso for ministrado em inglês, a universidade poderá pedir um comprovante de proficiência em inglês, por exemplo.

> Como conseguir uma bolsa para estudar na França

Como funciona a bolsa de estudos na França

No caso dos cursos de mestrado, o valor das bolsas é de 1.181 euros mensais. Para os estudantes do doutorado, a bolsa é de 1.700 euros mensais. Além disso, os bolsistas receberão também outros benefícios, como um seguro social e uma viagem de retorno ao país de origem.

Em relação à duração, a bolsa pode durar até 36 meses para os estudantes de mestrado e no máximo 12 meses para os doutorandos. Vale lembrar que a bolsa não cobre  os custos das taxas universitárias para estudar na França. Vale a pena ter certeza com a universidade onde você vai estudar quanto custa estudar NAQUELA universidade francesa. A SciencePo, por exemplo, divulgou seu edital de seleção pro programa Eiffel e deixa bem claro que os custos de matrícula na universidade (que passam de 10 mil euros) não estão incluídos no benefício da bolsa.

>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

Candidatura e seleção da bolsa Eiffel na França

As candidaturas para o programa de bolsas para mestrado e doutorado na França devem ser apresentadas pelas universidades francesas. Por isso, os estudantes interessados em se candidatar devem manifestar o seu interesse na bolsa Eiffel ao apresentar a sua candidatura às instituições francesas. A data final de candidatura de 10 de janeiro é para que as universidades francesas encaminhem as candidaturas dos estudantes pré-selecionados ao Campus France de Paris. Então, isso significa que você precisa entrar em contato com a universidade de interesse o quanto antes!!!!

> bolsas Erasmus Mundus para fazer mestrado na Europa

Importante lembrar que a bolsa Eiffel não pode ser combinada com outra bolsa do governo francês, bolsa Erasmus Mundus ou bolsa de estudos da Agence Universitaire de la Francophonie. Os beneficiários que se encontrarem com duas bolsas devem recusar uma delas. Se eles desistirem da bolsa Eiffel, devem fornecer uma notificação por e-mail para o Campus France.

Sobre o Eiffel Excellence Scholarship Programme

O Eiffel Excellence Scholarship Programme é organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França que dá bolsas de mestrado e doutorado na França. O programa tem o objetivo de estimular a matrícula de estudantes estrangeiros com excelente desempenho acadêmico nos cursos de mestrado e PhD das instituições de ensino superior do país. Com isso, o programa pretende formar futuros líderes estrangeiros dos setores públicos e privados em áreas prioritárias de estudo e encorajar candidatos de países emergentes. O resultado da seleção será divulgado em abril no site.

Quer saber melhor como faz para estudar na França? Confira nosso vídeo com o Campus France Brasil com dicas sobre como faz para estudar na França, bolsas de estudos, como são as universidades francesas e tudo mais.

>>> Como trabalhar na Alemanha legalmente

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Leia o edital das bolsas
Saiba como funciona o programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “Bolsa Eiffel: bolsas de mestrado e doutorado na França”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais