Programa Goethe Goes Global: bolsas para mestrado em Frankfurt

Universidade de Frankfurt/Divulgação

Este é mais um programa para quem está procurando oportunidades para estudar na Alemanha. Desta vez são bolsas para mestrado em Frankfurt.

Veja as bolsas na Alemanha

O Goethe Goes Global é um programa de bolsas de estudo da Universidade de Frankfurt – oficialmente chamada Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt. O projeto se dispõe a beneficiar anualmente 20 bolsistas estrangeiros interessados em mestrados com ênfase em pesquisa em diversas áreas.

O objetivo das bolsas para mestrado em Frankfurt é fomentar a carreira acadêmica dos estudantes, capacitá-los para se envolver em pesquisas já existentes e estimular que eles desenvolvam novos projetos. O foco do programa é também promover a internacionalização da instituição com vistas a colaborar na resolução dos desafios globais.

>> Tudo sobre estudar na Alemanha

A Universidade de Frankfurt possui diversos centros de pesquisa e é famosa por atrair estudantes do mundo todo. Entre as suas áreas de investigação mais importantes, estão: oncologia, neurociências, biodiversidade e pesquisa climática, arquitetura sustentável, ciências sociais, entre outras.

>>> O passo a passo para fazer mestrado na Alemanha

Como são as bolsas para mestrado em Frankfurt

Os benefícios do Goethe Goes Global são válidos para os cursos de mestrado da universidade. Os programas de mestrado da instituição alemã normalmente têm duração de dois anos.

São 75 cursos nas mais diversas áreas de estudos e pesquisa: história, filosofia, teoria política, antropologia, relações internacionais, bioquímica, química, ciência da computação, matemática, psicologia e outras – além daquelas que já citamos.

>>>Estudar de graça: quais países onde brasileiros não pagam para estudar

O programa é bem interessante e paga um valor mensal para o estudante se manter na Alemanha. As bolsas para mestrado em Frankfurt incluem:

  • Auxílio mensal de 1 mil euros durante o período de estudos;
  • Supervisão acadêmica, apoio e orientação;
  • Possibilidade de estágio;
  • Suporte de carreira;
  • Participação nas atividades de grupos de pesquisa multidisciplinar da Goethe University.

>>> DAAD dá bolsas para mestrado em inglês na Alemanha no programa EPOS

Requisitos e candidatura ao Goethe Goes Global

O Goethe Goes Global busca candidatos interessados em pesquisa acadêmica que tenham um desempenho universitário acima da média. Ter interesse em seguir carreira acadêmica também conta pontos. Os prazos para a candidatura às bolsas para mestrado em Frankfurt são os mesmos daqueles estabelecidos para a inscrição no curso escolhido. A candidatura deve ser, portanto, realizada ao mesmo tempo que a inscrição no mestrado.

Cada curso tem o seu próprio prazo e as datas variam. Os últimos prazos costumam ser no dia 21 de agosto, mas alguns cursos encerram as inscrições antes. A maioria dos cursos possui candidatura online, porém, alguns exigem que você se inscreva diretamente no departamento responsável. Para programas com inscrição no site, todos os documentos devem ser anexados à candidatura.

No caso de cursos que exigem inscrição direta no departamento, também é possível enviar a solicitação de bolsa junto com a inscrição do mestrado. No entanto, é preciso se informar sobre o procedimento específico do curso na sua relativa página.

>>> Como achar mestrados de graça na Alemanha

Os documentos necessários para concorrer a uma bolsa do Goethe Goes Global são:

De acordo com o cronograma do programa, o resultado da seleção das bolsas para mestrado em Frankfurt deve ser divulgado em setembro.

Saiba tudo sobre o programa
Entenda como funciona a candidatura
Veja a lista de cursos da Universidade de Frankfurt
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes

Ver todas as bolsas 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

>>> Veja outras oportunidades de bolsas para mestrado na Alemanha

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *