dar aula de português nos EUA flta fulbright partiu intercambio

FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA

Atenção, pessoal formado em letras: estão abertas novamente as inscrições para a bolsa para dar aula de português nos EUA da Comissão Fulbright Brasil. A oportunidade é para brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa e/ou inglesa que queiram passar até nove meses dando aula de português nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Neste ano, serão até 15 bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos no FLTA 2023 da Fulbright (Foreign Language Teaching Assistance).

+bolsas para professores

O objetivo do programa de bolsa para dar aula de português nos Estados Unidos é incrementar o ensino de português em universidades dos EUA e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Além disso, os FLTAs frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. As inscrições vão até 30 de julho de 2023

>>> Dicas de bolsista do programa FLTA para ir bem na seleção

Para poder se inscrever na bolsa FLTA é necessário:

  • Possuir nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade norte-americana;
  • Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2018;
  • Ter proficiência em inglês comprovada (veja as provas aceitas abaixo)
  • Estar residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo processo seletivo;
  • Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

As bolsas para dar aula de português nos EUA terão duração de nove meses e cobrem:

  • bolsa-auxílio mensal;
  • ajuda de custo para instalação nos EUA;
  • seguro-saúde;
  • passagem aérea de ida e volta;
  • taxa do visto J-1.

As inscrições devem ser feitas no site da Fulbright. Também é necessário enviar um vídeo de 30s em inglês, respondendo: por que você quer ser uma FLTA?

>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas em 2023

A documentação que você deve mandar para fazer sua inscrição para o programa da Fulbright para dar aulas de português nos Estados Unidos é a seguinte:

>>> Como encontrar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Provas aceitas para bolsa para dar aula de português nos EUA

A Bolsa FLTA da Fulbright exige que os inscritos enviem prova de proficiência comprovando que possuem o nível de inglês necessário para dar aulas nos Estados Unidos. Desde 2021, por conta do coronavírus e da dificuldade de muitos candidatos realizarem os testes de proficiência de inglês, estão sendo aceitos todos os testes abaixo, desde que realizados a partir de 29 de julho de 2022.

  • TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language na modalidade Institutional Testing Program) com nota mínima de 550 pontos;
  • TOEFL iBT (em centros de teste ou versão feita em casa) com nota mínima 79 pontos;
  •  IELTS (International English Language Test System) com nota mínima de 6,0 pontos;
  • Duolingo com nota mínima de 105.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Dúvidas podem ser enviadas para o email: [email protected]. Caso você tenha dúvidas sobre o programa, recomendamos ler as colunas do João, FLTA 2019/2020 na Towson University aqui no Partiu Intercâmbio. Além disso, no canal no YouTube vocês podem conferir uma playlist completa com tudo sobre o programa FLTA da Fulbright, tem dicas de bolsistas, relatos da experiência nos EUA e muito mais.

Acesse o edital do FLTA
Veja as instruções para a candidatura
Inscreva-se
Veja depoimentos de bolsistas selecionados

Todas as bolsas de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

4 comentários em “FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA”

  1. Karoline Faria do Valle

    Formei em Letras (Português/Inglês) em 2010 e terminei o mestrado em Letras em 2018. Será que existe a possibilidade de participar?

  2. ALBERTO CORSATTO NETO

    Boa noite
    Gostaria de fazer minha inscrição no programa para dar aula de português nos EUA
    Não consegui localizar o link para a realizar a inscrição
    Gostaria de ter mais algumas informações a respeito do programa como valor da bolsa, início das aulas nos EUA entre outras
    Fico no aguardo de um retorno por parte de V.Sas
    Atenciosamente
    Alberto Corsatto Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais