FCP 2018: programa para jornalistas na Finlândia recebe inscrições

programa para jornalistas na finlandia fcp 2018 partiu intercambio

Foto: Partiu Intercâmbio

Estão abertas as inscrições para o programa para jornalistas na Finlândia, o Foreign Correspondents’ Program (FCP). O programa vai levar um jovem jornalista brasileiro para a Finlândia por três semanas com quase tudo pago. Eu participei do programa em 2015 e foi uma experiência apenas incrível (conto mais ali embaixo)! Recomendo muito. As inscrições vão até dia 30 de março e podem ser feitas por e-mail.

 

O FCP 2018 vai ocorrer de 6 a 24 de agosto na Finlândia e é uma oportunidade imperdível para quem tem curiosidade e interesse em saber mais sobre a Finlândia. O programa para jornalistas é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia e acontece anualmente. Os jornalistas selecionados vão participar de encontros com profissionais finlandeses e visitas a empresas e instituições governamentais e culturais, além de um final de semana na casa de uma família. A melhor maneira de aprender sobre a Finlândia e sua sociedade e também aprimorar habilidades na área da comunicação intercultural.

>>> Veja mais bolsas para jornalistas no Exterior
>>> ONU oferece bolsas para jornalistas em Nova York

Quem pode se inscrever no programa para jornalistas na Finlândia

programa para jornalistas na finlandia fcp presidente da finlandia sauli niinistoo e bruna amaral partiu intercambio

Olha eu ali na nossa reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no FCP 2015

 

Para poder se inscrever no FCP, o programa do governo da Finlândia para jornalistas, é necessário

  • Ser um jovem jornalista (graduado ou que que vai terminar a graduação em breve)
  • Ter alguma experiência de trabalho na área ou ser um vlogger ou blogueiro de sucesso
  • Ser cidadão de um dos países contemplados deste ano: Brasil, China, Colômbia, Egito, Índia, Japão, Quênia, Líbano, México, Nigéria, Peru, Coreia do Sul, África do Sul, Singapura, Tailândia ou Estados Unidos.
  • Ter nascido entre 1989 e 1998;
  • Falar inglês fluentemente
  • Ter interesse em aprender coisas novas e vontade de conhecer gente nova em um país diferente
  • Ter vontade de virar um amigo da Finlândia <3

>>Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia
Bolsa para estudar na Finlândia: doutorado e pesquisa EDUFI

 

O que o Foreign Correspondents’ Program (FCP) cobre

bolsa para jornalistas na finlandia foreign correpondents program 2015 partiu intercambio bruna amaral

Jornalistas do FCP 2015 no ferry para as ilhas Aland.  Foto: Partiu Intercâmbio

A bolsa do programa FCP cobre praticamente todos os custos para os jornalistas selecionados. Entre os custos cobertos estão incluídos:

  • Passagem de ida e volta para Finlândia
  • Hospedadem
  • Transporte na Finlândia
  • Boa parte da alimentação

Ou seja, o participante precisa contratar um seguro-saúde de viagem pelo período do programa e também precisa levar uns eurinhos para algumas refeições. No geral, a gente sempre tinha café da manhã e quase todos os almoços. Só alguns jantares nas nossas horas livres que tinham que ser pagos por conta.

>>> Como fazer mestrado na Finlândia

Sobre o programa para jornalistas na Finlândia em 2015

bolsa para jornalistas na finlândia fcp 2018 bruna e michael

Eu e o Michael em 2015 🙂 Foto: Partiu Intercâmbio

Desde que eu estava na faculdade, participar do Foreign Correspondents’ Program era um sonho! Eu me inscrevi nada menos que QUATRO vezes pro programa. Fui a selecionada do Brasil para o FCP em 2015 quando era minha última chance, então, mais um razão para vocês não desistirem na primeira tentativa. E, olha, valeu muito a pena toda essa insistência porque foi uma experiência maravilhosa. Na época que eu fui selecionada, eu estava na Alemanha terminando meu mestrado em comunicação e não estava trabalhando para nenhuma grande empresa, mas eu tinha bastante experiência anterior e também o Partiu Intercâmbio. Entrei no programa como blogger e produzi alguns conteúdos bem legais sobre estudar na Finlândia e também publiquei uma matéria sobre um método contra o bullying usado nas escolas finlandesas, o Kiva.

Nós ficamos baseados em Helsinque numa moradia estudantil em que compartilhamos quartos com outro participante do programa do mesmo sexo. O lugar era super pertinho da praia e a gente sempre ia dar uma voltinha quando dava tempo. Afinal, o programa é super cheio de atividades, visitas e reuniões. A mais importante foi com o presidente da Finlândia em pessoa, Sauli Niinistö. Tivemos a oportunidade de conhecer Helsinque, Turku, as Ilhas Åland, fomos ao Flow Festival, tivemos workshops de culinária e língua finlandesa, conhecemos universidades, escolas, empresas, start-ups e tivemos a oportunidade de realmente mergulhar no que é o estilo de vida dos finlandeses em um fim de semana com uma família. Participar do programa para jornalistas na Finlândia também mudou a minha vida pra sempre.

Além de eu ter feito um grupo maravilhoso de amigos de todos os cantos do mundo – a gente se encontra, pelo menos, uma vez por ano! Olha que coisa doida, no programa, conheci o Michael e a gente casou em janeiro de 2017. A gente vai ter pra sempre a Finlândia na nossa história. É sempre engraçado explicar que eu sou Brasileira, morava na Alemanha na época; já ele é alemão e mora no Reino Unido e nós dois nos conhecemos na Finlândia.

>>>Estudantes internacionais vão ter que pagar para estudar na Finlândia a partir de 2017

Como se inscrever no FCP 2018

bolsa para jornalistas na finlandia partiu intercambio fcp grupo 2015

Grupo do FCP 2015 antes do encontro com o presidente da Finlândia

Para fazer sua inscrição, é necessário enviar alguns documentos (tudo em inglês, né, gente!) por e-mail para  para sanomat.bra@formin.fi. Os documentos necessários pra se inscrever no programa para jornalistas na Finlândia são:

  • Formulário de inscrição
  • Currículo com foto
  • Uma amostra de trabalho ou um essay de 600 a 80 palavras ou o link para um vídeo de 2 a 3 minutos falando do seu interesse em conhecer a Finlândia

As inscrições no programa para jornalistas na Finlândia podem ser feitas até as 23h59min do dia 30 de março. É só enviar todo esse material por e-mail para sanomat.bra@formin.fi  com o assunto ” FCP 2018 SEU NOME ” e boa sorte!

Veja mais detalhes no site da Embaixada
Baixe o formulário de inscrição
Site oficial do programa

 

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post 🙂

COMENTÁRIOS

9 respostas para “FCP 2018: programa para jornalistas na Finlândia recebe inscrições”

  1. Izabella Mendes disse:

    Bruna eles vão selecionar apenas um candidato por país? Fiquei na dúvida! Obrigada ^^

  2. Renata disse:

    Olá! Amei o programa! Tenho uma dúvida, a amostra do trabalho tambem precisa envolver a Finlândia, certo?

    Bjs!

  3. Mariana disse:

    Adorei as dicas Bruna! Vou me inscrever este ano. Gostaria de saber se você teve que publicar alguma matéria enquanto estava lá ou só depois, e quanto você acha legal para levar de dinheiro?

    Muito obrigada.

    • Olha, como a Finlândia não é um lugar muito barato. Acho que uns 300 euros dá de boa pras três semanas. Ainda mais que tem cozinha no alojamento e dá pra comer em casa. Mas acho que uns 300 é uma quantia ok. 😀

  4. Juliana Oba disse:

    Muito obrigada!

  5. Juliana Oba disse:

    Oi, adorei as dicas! Gostaria de saber mais sobre a amostra do trabalho. Ela deve ser feita dentro do essay? Por favor me ajuda!! hahahaha

    Obrigada.

    • O Essay é uma coisa a amostra de trabalho é outra 😀 manda em pdfs diferentes (e não muito grandes pra não ter o risco de voltarem). Na real a amostra de trabalho pode ser até um link no seu currículo pro seu portfólio. Esse site aqui ó: deixa criar uns portfólios bonitinhos e é bem fácil: https://www.clippings.me
      Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *