bolsa para estudar na finlândia programa para jornalistas na finlandia fcp 2018 partiu intercambio

FCP 2018: programa para jornalistas na Finlândia recebe inscrições

programa para jornalistas na finlandia fcp 2018 partiu intercambio
Foto: Partiu Intercâmbio

Estão abertas as inscrições para o programa para jornalistas na Finlândia, o Foreign Correspondents’ Program (FCP). O programa vai levar um jovem jornalista brasileiro para a Finlândia por três semanas com quase tudo pago. Eu participei do programa em 2015 e foi uma experiência apenas incrível (conto mais ali embaixo)! Recomendo muito. As inscrições vão até dia 30 de março e podem ser feitas por e-mail.

O FCP 2018 vai ocorrer de 6 a 24 de agosto na Finlândia e é uma oportunidade imperdível para quem tem curiosidade e interesse em saber mais sobre a Finlândia. O programa para jornalistas é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia e acontece anualmente. Os jornalistas selecionados vão participar de encontros com profissionais finlandeses e visitas a empresas e instituições governamentais e culturais, além de um final de semana na casa de uma família. A melhor maneira de aprender sobre a Finlândia e sua sociedade e também aprimorar habilidades na área da comunicação intercultural.

>>> Veja mais bolsas para jornalistas no Exterior
>>> ONU oferece bolsas para jornalistas em Nova York

Quem pode se inscrever no programa para jornalistas na Finlândia

programa para jornalistas na finlandia fcp presidente da finlandia sauli niinistoo e bruna amaral partiu intercambio
Olha eu ali na nossa reunião com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, no FCP 2015

Para poder se inscrever no FCP, o programa do governo da Finlândia para jornalistas, é necessário

  • Ser um jovem jornalista (graduado ou que que vai terminar a graduação em breve)
  • Ter alguma experiência de trabalho na área ou ser um vlogger ou blogueiro de sucesso
  • Ser cidadão de um dos países contemplados deste ano: Brasil, China, Colômbia, Egito, Índia, Japão, Quênia, Líbano, México, Nigéria, Peru, Coreia do Sul, África do Sul, Singapura, Tailândia ou Estados Unidos.
  • Ter nascido entre 1989 e 1998;
  • Falar inglês fluentemente
  • Ter interesse em aprender coisas novas e vontade de conhecer gente nova em um país diferente
  • Ter vontade de virar um amigo da Finlândia <3

>>Brasileiros em Helsinque contam como é estudar na Finlândia
Bolsa para estudar na Finlândia: doutorado e pesquisa EDUFI

O que o Foreign Correspondents’ Program (FCP) cobre

bolsa para jornalistas na finlandia foreign correpondents program 2015 partiu intercambio bruna amaral
Jornalistas do FCP 2015 no ferry para as ilhas Aland.  Foto: Partiu Intercâmbio

A bolsa do programa FCP cobre praticamente todos os custos para os jornalistas selecionados. Entre os custos cobertos estão incluídos:

  • Passagem de ida e volta para Finlândia
  • Hospedadem
  • Transporte na Finlândia
  • Boa parte da alimentação

Ou seja, o participante precisa contratar um seguro-saúde de viagem pelo período do programa e também precisa levar uns eurinhos para algumas refeições. No geral, a gente sempre tinha café da manhã e quase todos os almoços. Só alguns jantares nas nossas horas livres que tinham que ser pagos por conta.

>>> Como fazer mestrado na Finlândia

Sobre o programa para jornalistas na Finlândia em 2015

bolsa para jornalistas na finlândia fcp 2018 bruna e michael
Eu e o Michael em 2015 🙂 Foto: Partiu Intercâmbio

Desde que eu estava na faculdade, participar do Foreign Correspondents’ Program era um sonho! Eu me inscrevi nada menos que QUATRO vezes pro programa. Fui a selecionada do Brasil para o FCP em 2015 quando era minha última chance, então, mais um razão para vocês não desistirem na primeira tentativa. E, olha, valeu muito a pena toda essa insistência porque foi uma experiência maravilhosa. Na época que eu fui selecionada, eu estava na Alemanha terminando meu mestrado em comunicação e não estava trabalhando para nenhuma grande empresa, mas eu tinha bastante experiência anterior e também o Partiu Intercâmbio. Entrei no programa como blogger e produzi alguns conteúdos bem legais sobre estudar na Finlândia e também publiquei uma matéria sobre um método contra o bullying usado nas escolas finlandesas, o Kiva.

Nós ficamos baseados em Helsinque numa moradia estudantil em que compartilhamos quartos com outro participante do programa do mesmo sexo. O lugar era super pertinho da praia e a gente sempre ia dar uma voltinha quando dava tempo. Afinal, o programa é super cheio de atividades, visitas e reuniões. A mais importante foi com o presidente da Finlândia em pessoa, Sauli Niinistö. Tivemos a oportunidade de conhecer Helsinque, Turku, as Ilhas Åland, fomos ao Flow Festival, tivemos workshops de culinária e língua finlandesa, conhecemos universidades, escolas, empresas, start-ups e tivemos a oportunidade de realmente mergulhar no que é o estilo de vida dos finlandeses em um fim de semana com uma família. Participar do programa para jornalistas na Finlândia também mudou a minha vida pra sempre.

Além de eu ter feito um grupo maravilhoso de amigos de todos os cantos do mundo – a gente se encontra, pelo menos, uma vez por ano! Olha que coisa doida, no programa, conheci o Michael e a gente casou em janeiro de 2017. A gente vai ter pra sempre a Finlândia na nossa história. É sempre engraçado explicar que eu sou Brasileira, morava na Alemanha na época; já ele é alemão e mora no Reino Unido e nós dois nos conhecemos na Finlândia.

>>>Estudantes internacionais vão ter que pagar para estudar na Finlândia a partir de 2017

Como se inscrever no FCP 2018

bolsa para jornalistas na finlandia partiu intercambio fcp grupo 2015
Grupo do FCP 2015 antes do encontro com o presidente da Finlândia

Para fazer sua inscrição, é necessário enviar alguns documentos (tudo em inglês, né, gente!) por e-mail para  para [email protected]. Os documentos necessários pra se inscrever no programa para jornalistas na Finlândia são:

  • Formulário de inscrição
  • Currículo com foto
  • Uma amostra de trabalho ou um essay de 600 a 80 palavras ou o link para um vídeo de 2 a 3 minutos falando do seu interesse em conhecer a Finlândia

As inscrições no programa para jornalistas na Finlândia podem ser feitas até as 23h59min do dia 30 de março. É só enviar todo esse material por e-mail para [email protected]  com o assunto ” FCP 2018 SEU NOME ” e boa sorte!

Veja mais detalhes no site da Embaixada
Baixe o formulário de inscrição
Site oficial do programa

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post ?

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

10 comentários em “FCP 2018: programa para jornalistas na Finlândia recebe inscrições”

  1. Adorei as dicas Bruna! Vou me inscrever este ano. Gostaria de saber se você teve que publicar alguma matéria enquanto estava lá ou só depois, e quanto você acha legal para levar de dinheiro?

    Muito obrigada.

    1. Olha, como a Finlândia não é um lugar muito barato. Acho que uns 300 euros dá de boa pras três semanas. Ainda mais que tem cozinha no alojamento e dá pra comer em casa. Mas acho que uns 300 é uma quantia ok. 😀

  2. Oi, adorei as dicas! Gostaria de saber mais sobre a amostra do trabalho. Ela deve ser feita dentro do essay? Por favor me ajuda!! hahahaha

    Obrigada.

    1. O Essay é uma coisa a amostra de trabalho é outra 😀 manda em pdfs diferentes (e não muito grandes pra não ter o risco de voltarem). Na real a amostra de trabalho pode ser até um link no seu currículo pro seu portfólio. Esse site aqui ó: deixa criar uns portfólios bonitinhos e é bem fácil: https://www.clippings.me
      Boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais