DAAD dá bolsa para curso de alemão na Alemanha

Início » Bolsas de Estudo » Concurso do DAAD dá bolsa para curso de alemão na Alemanha para os melhores vídeos

Você quer uma bolsa para fazer um curso de alemão na Alemanha? O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, está facilitando a sua vida neste ano com o concurso de vídeos Deutschland im Sport – Sport in Deutschland. O prêmio são três bolsas para o Winterkurs, um curso de quatro a seis semanas de língua e cultura alemã na Alemanha em diferentes cidades do país.

 

Como eu disse ali em cima, o concurso facilita a vida de quem quer fazer o Winterkurs, bolsa do DAAD que é concedida anualmente para universitários que já tenham o nível B1 de alemão. O curso é sempre nas férias de verão do Brasil. Mas tá, por que o concurso facilita? Porque no lugar de mandar carta de motivação, currículo, carta de recomendação e já estar no 4° semestre, é só mandar um vídeo e o comprovante de matrícula e o histórico escolar.

 

(olha eu na foto na turma de 2009 em Essen 🙂 )

>> Como aprender alemão mais rápido
>>> Como tirar visto para se preparar para entrar na universidade na Alemanha
>>> Estudar na Alemanha: o que precisa para fazer graduação de graça por lá

É possível se inscrever até 20 de junho e brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil matriculados em uma instituição de nível superior (bacharelado, mestrado ou doutorado) podem participar. É necessário comprovar conhecimentos de alemão em nível B1 (com o teste online OnDaF) e ter, pelo menos, 18 anos. Para concorrer, é só enviar um vídeo de até três minutos em alemão ou em português e alemão via YouTube. Além disso, histórico escolar, comprovante de matrícula e termo de aceitação do concurso assinado devem ser enviados por e-mail para o DAAD no info@daad.org.br.

 

A bolsa dá 2.850 euros para os selecionados para que eles arquem com os custos de passagem aérea, alojamento, alimentação e taxas do curso. Eu fui bolsista em 2009, e dá pra dizer que, na maioria dos casos, a quantia é o suficiente para quase todas as despesas. O DAAD recomenda que os selecionados levem entre 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.

As inscrições normais para o Winterkurs devem abrir no segundo semestre.

Consulte o regulamento do concurso
Baixe o termo de aceitação do regulamento do concurso

COMENTÁRIOS

2 respostas para “Concurso do DAAD dá bolsa para curso de alemão na Alemanha para os melhores vídeos”

  1. Le Martins disse:

    Olá Bruna!
    adorei a materia, mas nao entendi qual o tema do video?
    procurei no link do regulamento tambem, e nao encontrei o tema. devo falar sobre mim, ja que nao eh necessario enviar curriculo?
    obrigada… suas materias sao super otimas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *