viagem para o Japão concurso redação UNESCO

Concurso de redação apoiado pela Unesco dá prêmios em dinheiro

O Concurso de Redação para Jovens (International Essay Contest for Young People) é uma iniciativa da Goi Peace Foundation apoiada pela UNESCO. Ela é voltada para jovens de todo o mundo que tenham menos de 25 anos. Os vencedores desta edição irão ganhar uma quantia em dinheiro. Normalmente o prêmio também incuía uma viagem para o Japão, mas desde o início da pandemia não tem mais viagem.

A competição é anual e tem o objetivo de aproveitar a energia, a criatividade e a iniciativa da juventude mundial para promover a paz e o desenvolvimento sustentável. A ideia é inspirar a sociedade a aprender com os jovens e a refletir sobre como cada um de nós pode fazer a diferença no mundo.

O concurso é dividido em duas categorias: crianças – para os participantes que tiverem até 14 anos; e jovens – para aqueles com idade entre 15 e 25 anos.

>> Como ser voluntário na ONU

Como deve ser a redação do concurso da Unesco

O tema da redação deste ano é “My Experience Overcoming Conflict” (Minha experiência superando conflitos). Os ensaios devem ter no máximo 700 palavras e ser escritos em inglês ou francês. Há ainda a possibilidade de escrever até 1.600 caracteres em japonês.

Na contagem das palavras ou caracteres não devem ser considerados o título e a página de rosto. Os ensaios podem ser escritos à mão, datilografados ou impressos, enviados pelo do site do concurso. As redações devem ser originais e não publicadas, e plágios serão rejeitados.

Não são aceitos textos criados com inteligência artificial. Os textos devem ser escritos por uma única pessoa. Após o envio, os direitos autorais dos ensaios serão atribuídos ao organizador da competição.

>> Competição de vídeos da ONU dá viagem com tudo pago

Como se candidatar para o concurso de redação da UNESCO

Para se candidatar e concorrer a uma quantia em dinheiro, é preciso fazer a inscrição no site do concurso. Professores e diretores podem enviar redações de um grupo de alunos. De qualquer modo, devem ser incluídos os nomes e as idades dos participantes e o contato do professor/diretor responsável.

Para se candidatar, é necessário se registrar na página do concurso e seguir os passos solicitados. As redações precisam ser enviadas até o dia 15 de junho.

>> As melhores bolsas para jovens menores de idade

Sobre a premiação

Ao todo, oito candidatos de cada categoria serão premiados. Outros 25 receberão menção honrosa. Quem ficar nos primeiros lugares (em ambas categorias), receberá:

  • 1º Prêmio: Certificado, prêmio de 100 mil ienes (aprox. 730 dólares) e presente;
  • 2º Prêmio: Certificado, prêmio de 50 mil ienes (aprox. 360 dólares) e presente;
  • 3º Prêmio: Certificado e presente [5 participantes];
  • Menção honrosa: certificado e presente [25 participantes].

>>> As melhores bolsas de estudo para intercâmbio de 2024

Os vencedores serão anunciados no dia 31 de outubro.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Acesse o edital do concurso
Inscreva-se pelo site

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

No data was found

6 comentários em “Concurso de redação apoiado pela Unesco dá prêmios em dinheiro”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais