Edital da CAPES recebe candidaturas para expedição na Austrália

Início » Bolsas de Estudo » Edital da CAPES recebe candidaturas para expedição na Austrália

JOIDES Resolution/Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES) está recebendo inscrições para um edital bem interessante. O selecionado participará de uma grande expedição na Austrália a bordo do navio JOIDES Resolution. Ao retornar, deverá divulgar os resultados do programa científico no Brasil.

Trata-se da “Expedição 369 – Australia Cretaceous Climate and Tectonics” promovida pelo International Ocean Discovery Program (IODP). O programa internacional de pesquisas marinhas tem o objetivo de investigar a história e a estrutura da Terra e monitorar ambientes de sub-superfície.

A expedição na Austrália acontece entre os dias 26 de setembro e 26 de novembro e o selecionado, ou seja, o “agente de divulgação” (é esse o nome do cargo) será contemplado com: passagens aéreas de ida e volta; auxílio seguro saúde; alimentação e hospedagem no navio; recurso de custeio de R$ 10 mil para as atividades a serem realizadas depois da expedição. Ao retornar, o selecionado deverá divulgar as atividades científicas do IODP e os resultados da expedição para estudantes, pesquisadores, professores e profissionais.

>>> Quer trabalhar na ONU? Veja vagas abertas para brasileiros
>>> Competição de vídeo tem como prêmio viagem à Alemanha para trabalhar em evento da ONU
>>> Programa para fazer estágio remunerado no Exterior recebe inscrições

 

Requisitos para se inscrever para a expedição na Austrália

Para concorrer à vaga e participar da expedição, o candidato precisa:

  • Ser brasileiro;
  • Ter mais de 21 anos;
  • Possuir diploma de nível superior reconhecido pelo MEC em qualquer área;
  • Possuir currículo na Plataforma Lattes do CNPq;
  • Ter proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS);
  • Ter atuado profissionalmente por cinco anos em uma das seguintes áreas: educação/ensino de ciências; divulgação científica; popularização da ciência; produção jornalística escrita e/ou audiovisual voltada a conteúdos educacionais.

Candidatura e processo seletivo

As candidaturas devem ser feitas através do sistema de inscrição da CAPES até o dia 31 de julho. Além do formulário de candidatura e da documentação necessária, o interessado deve enviar uma carta de recomendação, um proposta de atividades educacionais e de divulgação, um ensaio (em inglês) e um portfólio.

O processo seletivo é composto por três fases: análise documental, análise de méritos e entrevista em língua inglesa. Serão convocados para a terceira etapa somente os candidatos aprovados nas primeiras duas fases da seleção. O resultado final será divulgado no dia 28 de agosto.

Acesso o edital com todas as informações
Saiba mais sobre a expedição e o programa IODP
Inscreva-se agora

>>> Confira todas as seleções abertas para trabalhar ou estudar no exterior
>>> Veja outras oportunidades para trabalhar fora do Brasil
>>> Acesse mais editais para ir para a Austrália

COMENTÁRIOS