Programas da CAPES dão bolsas para estudar na Holanda e na Bélgica

Início » Bolsas de Estudo » Programas da CAPES dão bolsas para estudar na Holanda e na Bélgica

Dois programas internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) estão com inscrições abertas. O Nuffic e o WBI oferecem bolsas para estudar na Holanda e na Bélgica, respectivamente. As inscrições do primeiro vão até o dia 22 de setembro e do segundo até 15 de setembro.

Os programas preveem bolsas e auxílio deslocamento para estudantes brasileiros em missão de estudos; diárias e auxílio deslocamento para docentes doutores brasileiros em missão de trabalho; seguro-saúde; recursos de custeio para despesas relativas às atividades da parceria desenvolvidas no Brasil.

Sobre o Nuffic

As bolsas para estudar na Holanda têm o objetivo de fomentar a mobilidade de docentes e estudantes de graduação sanduíche, doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral vinculados a instituições brasileiras. O Nuffic contempla as áreas das Ciências Ambientais, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Medicina, Química e Física.

Sobre o WBI

Já o WBI busca apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas. Podem concorrer a essas bolsas, projetos relativos a agroindústria, meio-ambiente, ciências biológicas e da saúde, engenharia mecânica, de transporte e logística, aeronáutica ou espacial e ciência da computação.

Diferentemente do programa de bolsas para estudar na Holanda, o WBI objetiva promover a mobilidade de docentes e apenas de estudantes de pós-graduação (doutorado sanduíche ou pós-doutorado).

>>> Veja outras oportunidades de bolsa na Holanda
>>> Acesse as bolsas para estudar na Bélgica

Candidaturas às bolsas para estudar na Holanda e na Bélgica

Para cada programa serão selecionados até cinco projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos nas áreas que elencamos acima para cada um deles. O projeto deve ser coordenado por um pesquisador brasileiro ou estrangeiro com visto de residência permanente no Brasil. No planejamento devem estar previstos quatro anos de atividades em módulos anuais. Os requisitos específicos estão descritos nos editais.

Para as bolsas de todos os níveis de estudo, é necessário comprovar proficiência em inglês através de certificado de um teste internacional. No entanto, as notas exigidas são diferentes para graduação e pós-graduação. Os candidatos às bolsas do WBI podem optar por comprovar conhecimento da língua francesa.

As inscrições para as bolsas para estudar na Holanda e na Bélgica devem ser feitas no site pelos coordenadores. É necessário preencher um formulário de inscrição com os dados referentes ao projeto.

Além disso, é preciso enviar documentos eletrônicos em PDF (carta da pró-reitoria da IES, carta da pró-reitoria das IES Associadas, currículo lattes dos membros da equipe brasileira, currículo resumido da equipe estrangeira, carta de apresentação do coordenador da equipe estrangeira).

É importante lembrar que, apesar da semelhança nos processos de inscrição, os prazos são distintos: para o Nuffic até 22 de setembro e para o WBI até 15 de setembro. Os resultados dos dois programas devem sair até março de 2017.

Saiba tudo sobre as bolsas para estudar na Holanda
Leia o edital completo do Nuffic
Saiba tudo sobre as bolsas para estudar na Bélgica
Leia o edital completo do WBI

Como validar no Brasil diploma obtido no Exterior?

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. Lá eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

>>> Veja todos os editais abertos no buscador do Partiu Intercâmbio
>>> Mitacs Globalink Research Internship: bolsa para pesquisa no Canadá tem inscrições abertas
>>> Marie Skłodowska-Curie Actions: bolsas de pesquisa na Europa

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Programas da CAPES dão bolsas para estudar na Holanda e na Bélgica”

  1. Caroline Melchiades disse:

    vale para mestrado sanduiche??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *