bolsas para trabalho voluntário AFS Alemanha Hamburgo

Programa de bolsas para trabalho voluntário na Alemanha está com inscrições abertas

bolsas para trabalho voluntário AFS Alemanha Hamburgo

Se você é um estudante universitário e está interessado em combinar intercâmbio e trabalho voluntário na Europa, essa pode ser uma oportunidade bem legal. O AFS Intercultura Brasil, organização internacional que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural, está com as inscrições abertas para um programa de bolsas para trabalho voluntário na Alemanha. Você pode se candidatar até o dia 29 de janeiro – corre que ainda dá tempo de participar!

O programa Weltwaerts Sul-Norte vai dar cinco bolsas parciais com duração de um ano (a partir de agosto) para jovens universitários com idade entre 18 e 27 anos. O AFS é parceiro do governo alemão no recrutamento de jovens motivados e comprometidos desde 2015.

O objetivo do programa é possibilitar o crescimento pessoal dos participantes através de um processo de aprendizagem informal que abrange interação pessoal, intercâmbio cultural e troca mútua de conhecimentos e experiências. São oferecidos trabalhos voluntários nas seguintes áreas:

  • Educação e Serviço Social: as atividades incluem auxiliar professores e alunos em escolas e creches;
  • Meio Ambiente: os bolsistas irão auxiliar no trabalho de conservação de fazendas ecológicas e parques nacionais;
  • Saúde: quem escolher esse âmbito terá que ajudar idosos ou pessoas com necessidades especiais em suas tarefas diárias;
  • Cultura: as funções do bolsista que optar por essa área serão relacionadas às artes, à música, ao teatro e a outros eventos.

>>> AFS dá bolsa para fazer um ano do Ensino Médio nos EUA para estudantes do RJ, MG e GO

>>> Game vai dar bolsa para curso de inglês na Austrália

Sobre as bolsas parciais

As bolsas parciais oferecidas pelo programa incluem:

  • Um ano do programa;
  • Alimentação e alojamento;
  • Ajuda de custo (mínimo de 100 euros por mês);
  • 24 dias de férias;
  • 30 dias de aulas de alemão na chegada em Hamburgo e um treinamento intercultural de 15 dias;
  • Ajuda de custo para compra das passagens de ida e volta;
  • Transporte local até o trabalho (se necessário) e para os treinamentos;
  • Certificado de participação;
  • Seguro de saúde do governo alemão;
  • Suporte do AFS e opção de estadia em família hospedeira durante o Natal e a Páscoa.

Não estão incluídos na bolsa: taxa de participação de 2 mil dólares; custos de deslocamento para o encontro de orientação no Brasil; e os gastos com o processo de visto.

Requisitos e candidatura

Além de ter entre 18 e 27 anos, o candidato deve ser brasileiro e estar residindo no Brasil. O estudante deve possuir conhecimento de alemão (ter no mínimo nível A2 antes do embarque). É necessário anexar à inscrição o comprovante de um curso de alemão concluído ou em andamento. Além disso, o interessado precisa enviar também uma carta de motivação escrita em alemão (mín. 300 palavras) e estar comprometido em estudar o idioma enquanto estiver no país. Os outros requisitos são: ter experiência profissional e em atividades de voluntariado no Brasil, estudar em uma instituição de ensino superior e comparecer a dois encontros de orientação (um antes e outro após a partida).

A candidatura é online e deve ser feita no site da instituição. Será realizada uma entrevista por Skype durante o processo seletivo para avaliar como o candidato se expressa em alemão. Em caso de empate, a renda familiar será o critério utilizado para definir o candidato selecionado: neste caso, aquele que possuir a menor renda familiar bruta será escolhido. No formulário de candidatura, é necessário preencher um questionário sobre esse item, e, caso seja necessário fazer uso desse critério, será exigida comprovação da renda através dos três últimos contra-cheques, declaração anual do IRPF ou os três últimos recibos do RPA ou equivalente.

Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 13 de fevereiro na página Facebook e no site do AFS Intercultura Brasil.

Acesse o edital do programa

Inscreva-se agora

>>> Carta de motivação: quais os erros mais comuns e como evitar

>>> Fundação Carolina oferece 524 bolsas para estudar na Espanha

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais